segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dicas Para Uma Conduta Com Qualidade de Vida (vídeo: Amália Rodrigues)

Limpeza Orgânica: Fazer um processo de desintoxicação a cada 10 (dez) dias para que sejam eliminadas todas as toxinas impregnadas durante todo o processo de vida. Essa desintoxicação consiste em tomar em jejum, um laxante, e passar o dia todo só se alimentando de líquidos, sucos de frutas ou frutas cruas. A cada duas horas podemos nos alimentar de uma fruta ou suco e nesse dia, não devemos fazer nenhum esforço físico. Não se devem misturar muitas frutas ao mesmo tempo. Ex.: mamão e laranja, outro horário só maçã.

Laxante: Tomar em jejum 2 colheres de leite de magnésia, 1 copo de suco de laranja e comer 4 ameixas pretas (secas)

Nutrição: A boa saúde depende da alimentação correta, boa respiração, bons pensamentos, otimismo, bom humor, auto-estima, atividade física (caminhar, andar na grama, terra, areia, bicicleta, ioga, etc.). Não se avalia o alimento só pelas calorias, proteínas, gorduras, carboidratos, mas também pelo seu teor de fibras naturais e sua vitalidade.

DE ACORDO COM SUA VITALIDADE, EXISTEM 4 CLASSES DE ALIMENTOS:
Biogênicos: São os melhores, mais vitais (grãos, brotos de cereais, leguminosas, hortaliças, ervas, germens crus e frescos). Quando principia seu crescimento, as plantas são muito ricas em substâncias regeneradoras: vitaminas, enzimas, oligoelementos, hormônios, vegetais, estimulantes biológicos e vários minerais, tudo em boa e saudável combinação.

Bioativos: Os que ativam a vida (frutas, hortaliças, ervas, nozes, bagos, cereais e grãos, todos eles maduros e crus, frescos ou deixados de molho).

Bioestáticos: Os que diminuem a vida; perderam a vitalidade pelo tempo, estocagem, refrigeração, congelamento, cozimento.

Biocídicos: São os que destroem a vida (refinados, açucarados, salgados, industrializados, fritos, álcool, café, fumo, cacau, refrigerantes, tudo que for submetido ao microondas).

Líquidos com Sólidos - Não: Tomar líquidos sempre até uma hora antes das refeições ou duas horas depois. No período da manhã, dê preferência aos líquidos, sucos de frutas, chás, para que o organismo tenha tempo de eliminar os resíduos e toxinas ingeridos durante o dia anterior. A melhor hora para se alimentar é das 12:00 ás 20:00, pois de madrugada o organismo assimila o que consumiu. Para ter uma ótima digestão na hora do almoço, o ideal é tomar um chá quentinho às 11 hs. Quando ingerimos líquidos com sólidos, há um enfraquecimento na ação do suco gástrico.
Merendar: Procurar não comer entre as principais refeições. As frutas são permitidas desde que sejam ingeridas após algumas horas das principais refeições. Não as misture com verduras, legumes e hortaliças e nem as doces com as azedas. Melão e melancia não devem ser misturadas com nada e nem entre si. A banana nunca deve ser misturada com leite (formação pútrida).

Crus Antes dos Cozidos: É necessário se iniciar todas as refeições pelos alimentos crus, pois só assim se aproveitam todas as enzimas. Os alimentos crus são processados no intestino delgado e os alimentos cozidos são processados no estômago, sendo assim, o estômago deve sempre estar vazio, limpo, para receber os alimentos. Ao se iniciar com algo cozido, frito, assado, refogado, ou mesmo gelado, ocorre uma leucocitose digestiva, que é um aumento doentio nos glóbulos brancos, que defendem o organismo. Eles atacam os ditos alimentos não crus, como se fossem invasores do organismo. Engolir algo cru sem mastigar direito também causa uma ligeira leucocitose. Mastigue bem.

Importância das enzimas: são proteínas catalisadoras, que pela sua simples presença promovem e controlam muitas funções celulares e orgânicas, inclusive de defesa e de limpeza, sendo também fermentos específicos. São muito importantes para a boa saúde e vitalidade. Precisamos sempre as manter e renovar. Elas só se mantém vivas nos alimentos crus, frescos, sem aditivos químicos e não aquecidos, gelados ou processados. As enzimas modificam os alimentos que ingerimos, reduzindo-os a estruturas químicas aptas para transpor a membrana das células que recobrem os tubos digestivos e os vasos sangüíneos. Há muitas milhares de espécies animais neste mundo e todas aproveitam bem as enzimas, com exceção do homem e seus animais domésticos, que comem alimentos cozidos, fritos, processados, irradiados, cujas enzimas e vitaminas já foram destruídas.

Não Fazer Misturas Nocivas: Evitar ao máximo. Dois ou três tipos diferentes de alimentos são suficientes. É importante também mastigar bem os alimentos até que eles fiquem aquosos. A saliva tem a enzima ptialina, que melhora a digestão. Ao tomar líquido, insaliva bem e bocheche.

Não Comer em Excesso: O ideal é comer só 2/3 do que se deseja. Esse é um dos segredos da saúde e longevidade. Também no trabalho, ginástica e outras práticas, sempre procure parar antes de se cansar.

Variedades: O mais ideal é usar apenas um tipo de verdura, um legume ou raiz e um cereal em cada refeição. Se for comer cereal, sempre prefira o arroz integral, que é um alimento completo, equilibrado.

Evite os Doces: Fique longe do açúcar branco. O melado, o açúcar mascavo, o demerara, o mel são os melhores. Se não resistir, coma o doce no intervalo das refeições, pois tem a digestão mais rápida. Mas, não se esqueça de sempre começar as refeições com crus.

Nem Gelado - Nem Quente: Não devemos ingerir alimentos e líquidos em temperaturas muito quentes ou muito geladas, pois, devemos respeitar a temperatura do nosso corpo que gira sempre em torno dos 37 graus.

Não devemos tomar líquidos junto com os alimentos, pois o líquido lava os sucos digestivos sobrecarregando o fígado e os rins, enfraquecendo os linfócitos por causa das toxinas produzidas pelas fermentações pútridas.

Alimentos Calóricos Crus Não Engordam: São as calorias não cruas que fazem engordar. Por isso, dão alimentos cozidos aos bovinos, suínos e frangos, para engordarem rapidamente. Muitos testes de laboratório comprovaram que animais alimentados com crus resistem muito bem as doenças e no entanto, sucumbem a elas quando passam a receber alimentos cozidos.

Como o Organismo Perde o Cálcio, Magnésio, Potássio, Sódio, Manganês, Silício, etc.:

Os alimentos refinados perderam os seus minerais no processo industrial. É como se fosse uma memória que faz com que ao ingerirmos produtos refinados, processados e beneficiados, esses produtos identificam como familiares os minerais e outros elementos vitais dos nossos tecidos e os tomam de volta. Depois é tudo excretado junto. O consumo de produtos animais, inclusive a gelatina, o leite, laticínios, também minam o organismo e fazem perder o cálcio, principalmente.

O leite misturado ao achocolatado elimina o cálcio e o sódio do organismo causando várias doenças, entre elas a osteoporose.

O café, chá mate, chá preto, refrigerantes (até mesmo os diets) contém cafeína, ácido acidulante, xantinas que atacam as mamas, a próstata e o coração e no estômago, o café contribui para a formação da gastrite e úlcera.

O ácido clorogenico afeta o cérebro e o ácido fosfórico dos refrigerantes atacam os ossos.

Jantar: O horário ideal para o jantar é as l9:00 h. Comer na hora de dormir enfraquece os nervos. É muito bom na hora de dormir, tomar um chá quentinho (erva cidreira, erva doce, camomila, capim santo, hortelã, etc.).

A alimentação recomendada para a hora do jantar consiste em mingaus, saladas, sucos de frutas ou frutas, sopas, pão integral. Ex.: uma sopa com pão integral, ou dois tipos de frutas no máximo, ou mingau de aveia, milho, tapioca, farinha láctea, etc.

Evitar Preocupar-se: Não comer alimentos sólidos quando estiver preocupado ou muito cansado. Dê preferência aos líquidos, ou deixe para se alimentar depois.

Higiene: Praticar a higiene no corpo, nas unhas, nas mãos, nos pés, no couro cabeludo, nas axilas, nos órgãos sexuais e nos dentes diariamente. Tentar evacuar três vezes ao dia é o ideal.

Sono Saudável: O ideal é dormir no máximo às 22:00 h para os adultos e 2l:00 h para as crianças. Dormir tarde cansa os nervos, causando neurastenia. Antes da meia noite, uma hora de sono equivale a duas.

Proteínas: São responsáveis pela nutrição das células do corpo, propiciando que elas cresçam e se regenerem. Uma proteína é formada por uma fileira de aminoácidos. O nosso organismo sintetiza doze aminoácidos e tem de recorrer à alimentação para obter mais oito tipos, conhecidos como essenciais. Durante a infância, época de crescimento, necessita-se de maior quantidade de proteínas. Propaga-se que a necessidade diária de proteínas seria de 120 gramas por dia, mas essa quantia é questionada pois, a verdadeira necessidade seria de 25 a 30 gramas. Pesquisa de rendimento de um atleta constatou que, esse rendimento é maior quando ele substitui100 gramas de proteína animal por 50 gramas de proteína vegetal. A necessidade protéica é ainda menor se as proteínas vegetais são ingeridas cruas e frescas. As proteínas, com os 8 aminoácidos essenciais estão presentes nas sementes de girassol, abóbora, batatas, trigo sarraceno, soja, em todas as folhas verdes e em quase todas as frutas.

O ideal é se consumir a proteína vegetal no máximo três vezes por semana, pois o excesso dessa proteína veda a membrana basal que separa cada célula das arteríola, e assim a célula vai perdendo a porosidade, até sobrevir a anoxia (falta de oxigênio) e decorrer a morte celular. A intoxicação é progressiva. O excesso de proteínas animais faz perder o cálcio. Os rins e o fígado ficam sobrecarregados com a demasia de proteínas e para a eliminação, os rins usam muito cálcio, que seria utilizado pelos ossos; e muito cálcio se acumula na urina, originando cálculos renais. Portanto, não é a falta de leite e seus derivados que causa a descalcificação e a osteoporose, mas o excesso de proteínas de origem animal (inclusive leite), que contém colesterol, gorduras saturadas, ausência de fibras, bactérias e vírus, antibióticos, hormônios sintéticos, pesticidas, etc.

A osteoporose é mais comum nos países onde mais leite e laticínios são consumidos: EUA, Inglaterra, Suécia, Finlândia.

Leite e Laticínios: O ser humano é o único mamífero a beber leite após o período de lactação e ainda de um outro animal, cujo leite tem o triplo de proteínas e 50% a mais de gorduras que o leite materno, e, além disso, há o excesso de hormônios sintéticos, carrapaticidas, antibióticos e outras drogas ingeridas pelo animal. Depois dos 4 anos de idade, o organismo humano não produz as enzimas que digerem o leite. Na forma de iogurtes, coalhadas, ricota, queijo branco, a lactose já está digerida, sendo portanto a melhor maneira que o homem tem para consumir o leite.

Existem alguns produtos animais disfarçados (feitos com restos de ossos de bovinos e suínos) que são por exemplo: gelatinas, espessantes dos sorvetes, algumas margarinas, etc.

Mel: O mel é um dos principais alimentos criados pela natureza, responsável pelo longevidade do homem. Tem a virtude de curar inúmeras enfermidades. É diurético, laxante, calmante, emoliente, desinflamante, alcalinizante, expectorante, depurativo do sangue e um excelente tônico para o cérebro. Dentre seus vários minerais, podemos destacar um alto teor de potássio, o que impede a proliferação das bactérias no organismo. Excelente para o fortalecimento dos músculos do coração, na reparação física em geral, casos de hipertensão arterial, câimbras, distúrbios estomacais e intestinais, disfunções dos rins e do fígado. É excelente agente na retenção do cálcio, problemas de infecções da boca e garganta, e em todos os males do aparelho respiratório (favo de mel). Graças a ferro orgânico que contém, o mel é um excelente alimento para os anêmicos.

Produtos Refinados: São eles o açúcar, o sal e a farinha de trigo. O ideal é usar seus derivados integrais.

O açúcar branco pode ser substituído pelo açúcar mascavo, demerara, mel, melaço de cana.

O sal, pelo sal marinho, mesmo assim, não em grande quantidade. A farinha de trigo branca, pela farinha de trigo integral, na preparação de pães, bolos, tortas.

Fibras: As fibras têm o poder de baixar o nível de colesterol, ajudam o fígado a produzir uma boa bílis, são uns excelentes remédios contra prisão de ventre e hemorróidas, ajudam os rins, a vesícula, o coração e cérebro, pois aumentam o complexo B no sangue, limpam os intestinos prevenindo e corrigindo até 70% dos casos de má circulação sangüínea (varizes, tromboses, hemorróidas).

As principais fontes de fibras são: trigo integral e seus derivados (farelo, germem de trigo, etc.), aveia, feijão, lentilhas, ervilhas, abóbora, bananas, laranjas, frutas e verduras em geral, e o nosso poderoso arroz integral.

Arroz Integral: É o cereal cultivado há mais tempo no mundo. Rico em vitaminas B1, B2, B5, B6, biotina e minerais. Sua película é constituída de fibras, que estimulam o funcionamento intestinal. A vitamina B1, ausente nos alimentos refinados, auxilia no metabolismo do amido do arroz, facilitando sua assimilação e evitando seu acúmulo em forma de gordura no corpo. Quando consumido com alguma leguminosa (feijões, ervilhas, lentilhas, etc.), a complementaridade protéica que se forma é bastante proveitosa ao organismo. Pode ser utilizado simples, em risotos, bolinhos, sopas, hamburguês vegetais, doces, saladas, etc. é aconselhável deixá-lo de molho por algumas horas, na água do cozimento.

Por Que Usar Pão Integral: É rico em cálcio, em vitaminas do complexo B, cobre, ácido patogênico (contribui para a formação das células, sistema nervoso e glândulas supra renais). Converte as gorduras e os açucares em energia, e combate as infecções com a produção de anticorpos. É também rico em cobre que converte o ferro no organismo em hemoglobina, aproveitando a vitamina C que mantém a energia do corpo.

Contém fósforo, necessário para uma boa estrutura óssea e dental, regularizando o funcionamento do coração e dos rins. Alivia a dor da artrite. Sua falta causa o raquitismo.

Coma Pão Integral e acenda o fósforo da Saúde. Pão integral é tudo!

Água: Dê preferência à água mineral, filtrada ou fervida. Deve ser bebida aos goles e devagar, nunca tomá-la gelada (respeitando a temperatura do corpo).

Acostumar-se a tomar 2 copos de água 1 hora antes do desjejum, 1 hora antes do almoço e 1 hora antes do jantar (6 copos por dia). No calor, juntar uma pitada de sal à água para compensar a perda de sal causada pelo suor.

Água com limão: Se tomarmos 1 litro de água por dia com um limão espremido, seremos poupados de muitos problemas de saúde.

Água clorofilada: Água com salsinha limpa o líquido que envolve as células e renova nossa vitalidade. A clorofila rejuvenesce realizando uma faxina por dentro e por fora.

Água com mel: Refrescante no verão. Não deve ser tomada gelada. A Água é Poderosa!

Respiração Ascendente: Substitui qualquer medicamento tranqüilizante, cura insônia, e feito após as refeições, ajuda a emagrecer. Ex.: Levantar os braços inspirando e soltar lateralmente expirando, 45 vezes ao dia (15 ao levantar, 15 após o almoço e 15 antes de dormir). Após o exercício, fazer um “quadro mental”, ou seja visualizar um desejo e mandar para o Universo.

Compilado por Rosária Rodrigues, Terapeuta do Instituto Luz

Quinua - Alimento dos Andes (Peru, Bolivia, Chile...)



Cultivada desde hace más de 5000 años, la Quinua constituyó parte esencial de la dieta de los pueblos originarios de Sudamérica. Hoy ha sido redescubierta y es considerada el alimento más completo que posee la humanidad. Pero si la eligen los chefs, la industria farmacéutica y los científicos ¿por qué es tan poco conocida por los chilenos?





Hierarquia se vê nos olhos... Quem és!

TSAMPA - Sugestão Alimentar.

TSAMPA é um alimento, que em caso de escassez, guerra ou outra necessidade de sobrevivência nos sustenta. Uma bolinha deste alimento substitui uma refeição!

No caso dos alimentos em determinado momento escassearem, em casos de conflitos ou de severas mudanças terrestres que poderão acontecer, seria interessante que pessoas soubessem como manterem-se a partir da elaboração de um alimento nutritivo e fácil de ser armazenado, sem necessidade de eletricidade e de fácil acesso. Este alimento, no formato de uma bolinha, elaborada, substitui uma refeição, claro junto com líquido suficiente.

Os 9 ingredientes necessários para a confecção do TSAMPA:
Feijão vermelho
Grão de bico
Lentilha
Milho seco
Amendoim natural
Mel puro
Banana verde
Soja em grão


Nota sobre a Banana Verde:
Para obter 1 Kg útil de banana têm que se descascar 5 quilos de banana verde, portanto, se por exemplo se se estabelece como medida básica 5 Kg, tem que descascar 5 x 5 = 25 Kg de banana verde para se conseguir a quantidade necessária; logo se corta em tiras para poder tostar antes de moê-la.
Nota sobre o Mel:
Em geral o mel é utilizado na proporção de “1 por 3”, quer dizer, se se estabelece como medida básica 1 Kg, a quantidade de mel necessária para amassar o TSAMPA é de 3 Kg; se se estabelece uma medida básica de 5 kg a quantidade necessária é de 15 (5 x 3 = 15) quilos de mel puro.

Entretanto, no momento da preparação do TSAMPA o sentido comum sugerirá a quantidade exata do mel a utilizar, já que as bolinhas não devem ficar nem muito secas, que poderiam desmanchar-se em seguida, nem muito molhadas, já que demorariam muito tempo para secar ou poderiam deformar ou achatar no momento de serem armazenadas.
PREPARAÇÃO DO TOSTADO
Todos os ingredientes a serem tostados deverão ser realizados em separado, já que cada um tem seu grau de tostagem específico. A banana uma vez cortada em tiras pode ser seca ao sol, se é que tem a possibilidade de fazê-lo. Se não, simplesmente se pode tostá-la num forno para logo moê-la.
Moinho de Tsampa
MOAGEM: Os ingredientes são moídos separadamente já que cada um tem seu grau de dureza específico (o milho é o mais duro de moer) utilizando um moinho manual tipo corona. (NÃO UTILIZAR MOINHO ELÉTRICO). Recomenda-se não utilizar moinhos elétricos de nenhum tipo já que ao utilizar estes artefatos se estaria privando aos ingredientes do corpo elétrico ou corpo energético, que também os vegetais possuem e que neles constitui em definitivo o elemento nutritivo principal para nós, os humanos.

MISTURA: Quando todos os grãos e a banana estiverem moídos, juntam-se todas as farinhas, dependendo da quantidade em um, dois ou mais recipientes não de metal e sim de plástico, tomando o cuidado de fazer uma mescla o mais uniforme possível.

MISTURA COM MEL: Quando as farinhas estiverem bem misturadas, coloca-se gradualmente o mel, amassando manualmente toda a mistura até obter a consistência desejada, procurando não deixar pequenas bolinhas de farinha sem mel.

BOLINHAS: Quando estiver toda a massa pronta, bem misturada, nem muito seca e nem muito molhada, fazem-se manualmente pequenas bolinhas do tamanho aproximado de uma bola de golfe ou pingue-pongue.

SECAGEM: Quando terminar de fazer as bolinhas, deixar secar num local adequado e possivelmente à sombra, tomando cuidado de cobrí-las com um pano ou tela que impeça que os insetos, sobretudo as moscas, possam colocar ali seus ovinhos, estragando assim um trabalho de muitos esforços. Uma boa secagem se obtém quando as bolinhas de TSAMPA tenham uma consistência não muito dura e apresentem certo grau de maleabilidade.

CONSERVAÇÃO: Uma vez obtido uma boa secagem se passa para a conservação. Recomenda-se armazenar as bolinhas de TSAMPA em recipientes de vidro possivelmente de boca larga que, além de assegurar uma boa conservação natural, permitem um acesso fácil na hora de pegá-las, entretanto também pode utilizar-se um recipiente de plástico… Ambos os tipos de recipientes devem ficar fechados herméticamente para que não haja aceleração no processo de deteriorização das bolinhas ao serem expostas ao ar.

Um TSAMPA bem preparado, que teve uma boa secagem, longe de mosquitos e de insetos e que tenha sido bem armazenado, chega a conservar-se perfeitamente comestível por um tempo de não menos de 4 anos e no máximo 7 anos. O TSAMPA é um alimento altamente energético. O consumo de uma bolinha de TSAMPA o equivalente a uma das três refeições que normalmente consumimos num dia, portanto com a ingestão diária de três bolinhas de TSAMPA não se necessita consumir nenhum outro alimento, já que só elas fornecem ao organismo a energia necessária e suficiente para seu desenvolvimento funcional durante o dia. Em tempos “difíceis”, o TSAMPA preparado e armazenado com antecipação pode ser a única tábua de salvação frente a escassez de alimento ou diante da impossibilidade de consumir o que se consiga ao redor devido a sua contaminação, seja química, biológica ou nuclear. É importante que se respeite a proporção de “1 por 1” entre todos os grãos. Quer dizer, que se estabelecer como medida básica 1 Kg, deverá ser 1 Kg de feijão, 1 Kg de grão de bico e assim sucessivamente para todos os componentes. Se escolher outra medida, por exemplo como medida básica 3 Kg, deverão ser 3 Kg de feijão, 3 Kg de grão de bico, 3 Kg de lentilhas e assim para todos os ingredientes.

Importante: NÃO É PERMITIDO VENDÊ-LO

Óleo de COCO (vídeo: Receitas de Laura Vitale)

Conheça as propriedades desse líquido e veja como emagrecer e diminuir a gordura abdominal com quatro colheres diárias. Prepare-se para se livrar de vez daqueles irritantes pneuzinhos que envolvem sua cintura. Já ouviu falar no óleo de coco? Pois esse produto, à venda em lojas de alimentos naturais, virou febre nos Estados Unidos devido a seu efeito quase milagroso na queima de gorduras. Em um estudo realizado por lá, ficou constatado que o líquido extraído do fruto do coqueiro pode dobrar o número de quilos perdidos durante uma dieta.

Esse óleo é milagroso!
Nessa pesquisa, realizada na Universidade de Columbia, o óleo de coco foi adicionado à massa do muffin (um bolinho muito consumido pelos americanos) e sobre os pratos de comida das principais refeições dos participantes, que acabaram emagrecendo bem mais do que o esperado pelos próprios pesquisadores. Na barriga, então, o resultado foi incrível: sete vezes mais perda de medidas do que em uma dieta comum!

Se você também quer emagrecer com essa poderosa novidade, deve consumir de três a quatro colheres de sopa por dia de óleo de coco. Uma boa ideia é misturá-lo com sucos e vitaminas, mas ele também pode ser derramado sobre a salada durante as refeições ou mesmo tomado de colherada, já que tem um sabor agradável. Outra boa sugestão é usá-lo como um substituto da margarina e da manteiga na culinária, como no bolo cuja receita você confere na página ao lado. O frasco contendo 200 ml de óleo de coco custa cerca de 30 reais. Que tal experimentar hoje mesmo?

Ainda melhor do que o azeite
Comparado ao azeite de oliva extravirgem, também um excelente óleo para a saúde, o de coco provou ser mais eficiente para quem quer emagrecer. A diferença entre eles está nas moléculas, as estruturas minúsculas que formam as substâncias. Enquanto o azeite de oliva é composto por moléculas de cadeia longa, o óleo de coco tem alto teor de triglicerídeos de cadeia média (TCM), o que torna a digestão de cada um diferente. "A vantagem do óleo de coco é que ele é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando como gordura, ao contrário dos outros tipos de óleo", esclarece a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde. Algumas pesquisas têm demonstrado que a gordura do coco funciona até mesmo para pessoas diabéticas ou com problemas de tireoide. Uma excelente novidade!

Mais alguns segredinhos:
Pele: como é um excelente hidratante e melhora a elasticidade da pele, dá pra usar como lip balm ou nos cotovelos, mãos, pés… As grávidas, inclusive, podem usar para evitar estrias, tipo óleo de amêndoas.

Cabelo: as indianas passam o óleo de coco nos cabelos antes de dormir. E quem não quer o cabelo da Freida Pinto? 1 colher de sobremesa é o bastante pra acabar com o frizz, hidratar e também serve como anti-queda!

Rosto: com ação antioxidante, colabora na diminuição da produção de radicais livres quando você o passa no rosto e, assim, evita o envelhecimento da pele. Tudo por causa da vitamina E!

Coração: porque reduz o mau colesterol e aumenta o bom. Você pode consumi-lo cru na comida.

Barriga: diz que o óleo de coco acaba com a barriguinha! Ele favorece a eliminação de gordura do corpo e dá um gás na queima de calorias. Para isso, recomenda-se a ingerir 2 colheres de sopa por dia, puro ou misturado na salada.

Intestino: os componentes do óleo de coco normalizam as funções intestinais. Bom pra quem reclama de intestino preguiçoso.

Vale lembrar que o melhor óleo tem que ser extra virgem. A gente recomenda o da COPRA, produzido em Maceió, que você encontra em casas de produtos naturais.

Receita Panqueca Basic corrigindo os ingredientes, as medidas corretas são:
1 xícara de farinha
1 xícara de leite
1 ovo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá Fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar

Tipos de ABÓBORA (vídeo: Valor de Massas e Recheios, Nhoque de Abóbora)

ADEUS PARA O COLESTEROL, GLICEMIA, LIPÍDEOS E TRIGLICERÍDEOS UMA DICA NATURAL... Um segredinho revelado...

Alguns anos atrás, um ex-professor meu mostrou-me uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: ureia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos.

Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo! Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?".

Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas". Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)!

Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!"

Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados. Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.

Aqui está o SEGREDO
Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador (crú), junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (pequeno almoço/café da manhã). Faça isso durante um mês, após, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!).

O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL.

Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa. Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais. Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina. Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.

Referência: Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde, Editado pela Biblioteca 24x7, São Paulo-SP, novembro 2008.

TIPOS DE MASSAS RECHEIOS VALOR POR KG
Nhoque de batata / talharim 12,00
Nhoque de calabresa / aipim 17,00
Capeleti/ raviole/ torteli (frango, napolitano, carne, queijo) 20,00
Massa folhada 22,00
Caneloni/fagotini/panzeroti (pres c/muss, 4queijos, frang c/catup, calab c/muss, ricota c/ espinafre, mussarela c/ oregano) 20,00
Recheio top (provolone com damasco, gorgonzola com nozes, queijo e brocolis, tomate seco com rúcula, lombo canadense ,ameixa e queijo) 24,00
Rondeli (presuntoc/muss, 4 queijos, frango c/catupiri, ricota c/espinafre, cenoura passas e ricota) 22,00
Provolone c/damasco, tomate seco, queijo e rúcula, lombo canad. queijo e ameixa) 27,00
Camarão c/ catupiri) 29,50
Gorgonzola c/ nozes ) 35,00
Toda a massa já vem cozida, apenas coloque o molho que vc desejar e ponha no forno, vendemos com molho consulte preço. Nossso rondeli vem em média 15,00 por quilo.
Entregas a partir de 4 quilos. Acima de 5 quilos 5% de desconto. Acima de 20 quilos descontos de 15%. Contato: Rio de Janeiro; 21 2252 0962 8817 9792. Compre nossas massas que estão totalmente prontas e podem ir do freeezer ao forno!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alimentos que libertam do mal-humor (vídeo: Despierta America)

Aos estressados – chocolate

Um recente estudo de pesquisadores Suíços mostrou que uma quantidade bem pequena de chocolate (aproximadamente 39g) é capaz de diminuir os níveis dos hormônios que causam estresse, cortisol e catecolaminas, no corpo. E sintomas como ansiedade são amenizados facilitando que as coisas sejam resolvidas e que o seu dia melhore.
Aos preguiçosos e desconcentrados – salada de espinafre

O ácido fólico, ou folato, atua na diminuição da homocisteína. O alto nível de homocisteína no corpo pode causar danos aos vasos sanguíneos, interferindo no fluxo do sangue e nutrientes ao cérebro. A falta de sangue no cérebro torna a pessoa sonolenta e pouco disposta, e torna mais difícil de armazenar informações. Outros alimentos que ajudam na “animação” com muito folato são: folhas verdes, pães enriquecidos, cereais, feijão, ervilhas e cogumelos.

Aos irritadinhos – maçã com manteiga de amendoim

A irritabilidade pode indicar a falta de açúcar no sangue. É importante ingerir alimentos com proteínas e/ou ácidos graxos (gorduras). Carboidratos são poderosos energéticos, mas queimados de maneira rápida pelo corpo. Quando combinado com alguma proteína tornará o processo de digestão mais lento, e você consequentemente mantém sua energia e níveis de açúcar por mais tempo. Uma boa combinação seria, então, maçã com manteiga de amendoim.
Maçã = carboidrato + Manteiga de amendoim = ácidos graxos.
Aos aflitos e angustiados – hambúrguer de salmão

Salmão é uma rica fonte de ômega-3 que é um nutriente decisivo contra a ansiedade (aflição). Ômega-3 é tão poderoso que é usado com frequência para a prevenção da depressão. Outras verduras e legumes são ricos nesse nutriente, mas segundo Stephen Ilardi, PhD, autor da obra A Cura da Depressão, a maneira como o ômega-3 é encontrado em peixes de água gelada, como o salmão e a sardinha, é aquela mais eficaz na “cura” das aflições.
Aos nervosos – chá verde

O artigo diz que, segundo o pesquisador, Jacob Teitelbaum, o chá verde possui tanino que acalma e ajuda a manter a concentração e o foco. E a quantidade de cafeína presente nele é mais suave que a encontrada no café, ou seja, é mais delicado com o seu corpo.
Contra tristeza – cereal com leite

A falta de vitamina D no corpo pode estar relacionada aos momentos de tristeza, ou seja, a falta de serotonina. Serotonina é o hormônio chamado de “hormônio da felicidade”, responsável pela sensação de calma e prazer. Para se livrar da tristeza o recomendado é leite desnatado, cereais enriquecidos e cogumelos.
Contra TPM – sanduíche de salada com ovo

Nos dias que precedem o período menstrual as mulheres costumam sentir a necessidade de comerem mais alimentos com carboidratos. Isso porque os carboidratos ajudam na liberação de serotonina. Mesmo assim, é importante evitar carboidratos muito açucarados e aqueles muito gordurosos, como donuts e batata frita (salgadinho), que farão os níveis de açúcar no sangue caírem rapidamente. Grãos integrais, como pão integral, para uma super combinação contra a TPM, combine o pão com uma proteína rica em triptofano, como ovos, sementes de girassol ou peru.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conceitos de Permacultura (vídeo: A Farm for the Future)


BBC documentário sobre a agricultura global e crise alimentar, filmado no Reino Unido. Com Martin Crawford (Agroforestry Research Trust), Fordhall Farm, Richard Heinberg e outros. Os tópicos abordados são a influência do petróleo sobre a produção de alimentos, o pico do petróleo-alimentos, segurança, emissões de carbono, sustentabilidade e permacultura.

Água - Fonte de vida, a água e seu ciclo são essencias para a manutenção dos ecossistemas e do ser humano. A falta de cuidado com a água em quase todas cidades do Brasil e no mundo é alarmante. Mas as soluções já estão ai. Para que as cidades sejam de fato sustentáveis, é preciso que haja uma ampla educação e conscientização, e a descentralização nos sistemas de tratamento de águas. As soluções em pequena escala são muito importantes. Em muitas regiões, é um recurso bastante escasso, e nesses casos, é essencial captar água da chuva e armazená-la em cisternas. Para bombear a água para locais mais altos pode-se utilizar bombas manuais de PVC, construídas manualmente a baixo custo, ou então por meio do carneiro hidráulico, que aproveita a energia do próprio curso d'água. Esta água pode ser armazenada em cisternas de ferrocimento. Toda água adquirida de chuvas pode ser filtrada por meio de biofiltros hidropônicos de aguapé, carvão, areia e brita. Ou então por meio de leitos filtrantes com areia e taboa ou lirio do mato. A água utilizada em alimentos e no banho pode ser encanada e filtrada da mesma forma que a água da chuva com estes filtros. Para consumo, podem ser utilizados filtros de barro, que são adquiridos facilmente e são muito baratos.

Tratamento de rejeitos
Uma forma inteligente de tratar dejetos é utilizar o banheiro seco. Não gasta água e não produz esgoto. O sol, o tempo e as minhocas fazem o trabalho de transformar matéria orgânica em fertilizante. O interior pode ser igual ao de um banheiro comum, mas em vez de água na descarga, serragem. Outra alternativa são os biodigestores, que geram um fertilizante líquido que pode ser utilizado na irrigação da lavoura da ecovila. O biogásproduzido com dejetos humanos não é muito expressivo, mas pode complementar outras fontes de combustível. O lixo passa pela coleta seletiva, e sempre que possível é reciclado ou transportado para centros de reciclagem. Todo lixo orgânico gerado ainda pode ser utilizado como adubo para as hortas. As águas cinzas (pia, ducha, da limpeza de roupas, etc.) podem ser tratadas num sistema de tanques com filtros e plantas aquáticas, que purificam a água, graças às bactérias que vivem em suas raízes. Veja no site oIpema para mais detalhes.

Energia - A energia elétrica pode ser gerada localmente por painéis solares, geradores eólicos, moinho de água, biogás, ou outras fontes. Os custos são compensados a longo prazo, com a economia gerada e com a venda da energia excedente para a rede pública de energia elétrica, que atualmente é vendida a preço mais alto do que a comprada. Existe atualmente uma infinidade de tecnologias ecológicas de captação e uso de energia, e muitas ainda a serem desenvolvidas.

Transporte
Enquanto não surgirem alternativas ao motor de combustão, necessitar o mínimo possível de transportes que utilizem combustíveis fosseis seria o ideal, e as alternativas são a bicicleta, trem, transporte coletivo e sistema de caronas, que ajudam muito a diminuir os custos e apegada ecológica.

Casa de palha e barro, em Sieben Linden
A indústria do setor de construção é uma das que mais poluem e destroem o ambiente.
Existe hoje uma infinidade de conhecimentos em bioconstrução, que além de utilizar materiais ecológicos, resolve uma grande quantidade de problemas nas moradias, principalmente ao que se refere à economia de energia e bem estar. A posição solar, a arquitetura que otimiza a luz natural, ventilação, aquecimento e resfriamento passivo, enfim, há várias formas de se otimizar a economia energética e o bem estar. Algumas opções de materiais são: tijolos-ecológicos, feitos de barro prensado, contruções com cob, fardos de palha e barro (excelentes para o isolamento térmico), pau-a-pique, taipa de pilão, etc. Para o telhado, uma boa alternativa é o chamado telhado verde, que possui grande poder de isolamento térmico no inverno e arrefecimento por evapo-transpiração das plantas no verão, diminuindo sensivelmente os gastos com energia para aquecimento e resfriamento dos ambientes. As águas cinzas podem ser aproveitadas para irrigar o telhado verde.

Economia solidária e consumo consciente
A sustentabilidade econômica de uma comunidade se fortalece na medida em que as trocas se tornam cada vez mais locais, com a criação de uma rede de colaboração e trocas, uma moeda social, pequenos negocios e incentivos locais. O consumo hoje é a medida do sucesso pessoal na sociedade moderna. Entretanto nem sempre este esta associado a qualidade de vida e a felicidade, e sim, muitas vezes, a deterioração das comunidades e dos ecossistemas. Além disto, estamos hoje presos a um sistema onde somos obrigados a trabalhar, sem tempo livre, para poder consumir produtos que não correspondem as nossas necessidades, e de seguir modelos de sucesso e imagem criados pela midia. Estarmos conscientes de como participamos da estrutura socio-economica mundial, geradora de concentração de renda, pobreza, violência, doenças e ignorancia, é o primeiro passo para mudarmos o sistema, e deixarmos de ser "vitimas". O segundo é a escolha do que e quanto consumir. A organização do trabalho dentro da comunidade depende dos conhecimentos e habilidades dos seus integrantes. Em muitas ecovilas tem sido prezada a auto-suficiência em materiais, alimentos e serviços. Em outras, há um forte trabalho com o setor público, visitantes, trabalhos com a comunidade dos arredores, cursos, projetos, festivais e todo tipo de atividades que tragam algum retorno à comunidade e beneficie o máximo de pessoas.

Produção local de alimentos orgânicos
Em quase todas ecovilas, a produção de alimentos saudáveis e o cuidado da terra, dentro dos principios da permacultura, é uma pratica bastante comum, em pequena ou grande escala. Na permacultura, é muito importante o contato, observação e compreensão da terra e ecossistemas locais. A partir disso, se cria um design sustentável de um sistema muito produtivo, resistente e belo, com pouco uso de energia e sem desperdicios. Governança circular, empoderamento e decisões por consenso. Como em toda sociedade, as ecovilas também tem uma organização política e social. Os acordos de convivencia, as habilidades de comunicação, partilhas emocionais, feedbacks, mediação de conflitos, e o fortalecimento da visão comum são pontos cruciais para a determinação do bom convívio. As decisões em geral são feitas por algum sistema de consenso ou através de conselhos. Há também uma forte tendencia para o empoderamento, ou seja, compartilhar poder e responsabilidades.

Eco Village THE FARM - EUA (Summertown, Tennessee)

Ecovila é um modelo de assentamento humano sustentável. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. Para alcançar este objetivo, as ecovilas incluem em sua organização muitas práticas como:

1. Produção local e orgânica de alimentos;
2. Utilização de sistemas de energias renováveis;
3. Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou arquitetura sustentável);
4. Criação de esquemas de apoio social e familiar;
5. Diversidade cultural e espiritual;
6. Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;
7. Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
8. Educação transdisciplinar e holística;
9. Sistema de Saúde integral e preventivo;
10. Preservação e manejo de ecossistemas locais;
11. Comunicação e ativismo global e local.
Ecovilas são entidades autônomas na medida em que preenchem, numa área limitada e apreenssível, as principais funções socias: moradia, sustento, produção, vida social, lazer, etc. Nesse sentido pode-se entender uma ecovila como um microcosmo. Ao longo de milhares de anos a humanidade viveu em comunidades sustentáveis, em contato íntimo com a natureza, desenvolvendo uma gigantesca diversidade cultural, onde em geral imperava uma estrutura social de apoio mútuo e cooperação. O evento da sociedade patriarcal e guerreira é bastante recente (16.000 anos), mas tem causado um grande impacto no planeta. Enquanto isso as sociedades tradicionais lutam por sobreviver. Neste contexto as ecovilas surgem como modelos alternativos ao padrão insustentável das sociedades modernas, incorporando os antigos conhecimentos com a moderna ciência e filosofia. De acordo com um número crescente de cientistas, teremos que aprender a viver de forma sustentável, se quisermos sobreviver como espécie. Os modelos de sustentabilidade desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos pelas milhares de ecovilas ao redor do mundo formam um grande banco de dados de soluções aos atuais problemas da humanidade e fonte de riquíssimas experiências que podem ajudar a reconectar as pessoas à Terra numa forma que permita o bem estar de todas as formas de vida e futuras gerações. Os defensores das ecovilas afirmam que o ser humano é capaz de criar uma vida cheia de amor e sentido. E essa seria a parte central numa ecovila, sua vida social, cultural e espiritual. Segundo eles, os seres humanos são seres sociais e amorosos por natureza, apesar de a cultura ocidental moderna valorizar em excesso o indivilualismo, a competição, a violência, o poder, o controle, a desconfiança e a apropriação. Reconectar os seres humanos a sua natureza significaria barrar estes valores, limpando esta carga cultural, e colocando a cooperação, o amor, o respeito, a transparência, a solidariedade e a confiança novamente no centro de suas vidas. Em 1998, as ecovilas foram nomeadas oficialmente na lista da ONU das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, como modelos excelentes de vida sustentável. Elas surgem de acordo com as características de suas próprias bio-regiões e englobam tipicamente quatro dimensões: a social, a ecológica, a cultural e a espiritual, combinadas numa abordagem que estimula o desenvolvimento comunitário e pessoal.
O conceito de ecovilas oferece um único modelo, embora com múltiplas manifestações locais. No núcleo do modelo está a celebração da diversidade cultural, espiritual e ecológica e o impulso para se recriar comunidades humanas em que as pessoas possam redescobrir as relações saudáveis e sustentáveis consigo mesmas, a sociedade e a Terra. O modelo de ecovila tem proposto soluções viáveis para erradicação da pobreza e da degradação do meio-ambiente e combina um contexto de apoio sócio-cultural com um estilo de vida de baixo impacto. O que é sustentado numa ecovila não é o crescimento econômico ou o desenvolvimento, mas toda a rede de vida da qual depende nossa sobrevivência futura de longo prazo. Uma ecovila é programada de tal maneira que os negócios, as estruturas físicas e tecnológicas não interfiram com a habilidade inerente à natureza de manter a vida. Um dos princípios fundamentais do modelo é não tirar da Terra mais do que podemos devolver a ela. E assim fazendo, potencialmente, a comunidade pode continuar indefinidamente. Um dos conceitos utilizados nas ecovilas é o da permacultura, que é um sistema de design sustentável. A implementação das ecovilas envolve um esforço das bases, de baixo para cima, mais do que a abordagem de cima para baixo. Cada ecovila dentro do seu próprio contexto cultural e ambiental, busca e demonstra soluções locais, usando tecnologias apropriadas, materiais locais, know-how local e antes de tudo oferecendo soluções compatíveis e acessíveis a todos. O conceito de ecovila tem sido promovido e implementado por grupos espalhados pelo planeta, muitas vezes com recursos limitados e mínimo apoio institucional ou governamental. Estes grupos demonstram exemplos viáveis de vida auto-sustentada, modelos positivos traduzidos em realidade, para que outros grupos e indivíduos possam aprender, e inspirar-se onde o sucesso já foi alcançado. Essa é a missão do movimento das ecovilas: explorar novas fronteiras e praticar aplicações concretas para a sustentabilidade. Nesta busca elas tecem uma filosofia de harmonia e paixão, sonho e visão, de terra e cosmo, de tecnologia e espírito, de educação e ativismo, de dança e canto, de ciclo e equilíbrio, de morte e renovação. Ecovilas, em síntese, honram, restauram e celebram os quatro elementos e seus processos interconectados na Natureza e nas pessoas. O ímpeto que levou várias comunidades intencionais a se unirem formando GEN- Rede Global de Ecovilas partiu da organização Gaia Trust da Dinamarca. No início da década de 90 Ross e Hildur Jackson, diretores da Gaia Trust, perguntaram como sua organização poderia usar melhor seus recursos para avançar o movimento de sustentabilidade. Eles advogavam que na nossa sociedade tecnológica precisava-se de bons exemplos do que significa viver em harmonia com a Natureza, de uma forma sustentável e espiritualmente interconectada.

A Fazenda foi fundada em 1971 por Stephen Gaskin e hippies de São Francisco. O Centro de Treinamento da Ecovila é um ambiente de oficina de viver onde você pode aprender a produção de alimentos orgânicos, edifício natural, permacultura e como criar e viver em harmonia dentro do meio da natureza.
Em 1991 Gaia Trust, convidou Robert e Diane Gilman, editores da revista In Context, para fazer uma pesquisa de campo e identificar os melhores exemplos de comunidades sustentáveis ao redor do mundo. O resultado de sua pesquisa revelou a existência de muitas comunidades em busca de sustentabilidade, entretanto a ecovila ideal, sem ‘gaps’, ainda não existia. No entanto, se reuníssemos todos os projetos existentes, poderíamos identificar a emergência de uma nova visão, cultura e estilo de vida que poderia funcionar como modelo positivo de um futuro humano e planetário viável e sustentável. Em seu relatório – Ecovilas e Comunidades Sustentáveis – pela primeira vez uma ecovila é definida como:
"(…) uma grandeza humana, um povoado autônomo no qual as atividades humanas são harmoniosamente integradas na natureza de forma a promover um desenvolvimento humano saudável e que possa ser mantido indefinidamente.”
Com base no relatório Gilman, representantes de algumas comunidades bem estabelecidas começaram a se reunir à partir de 1991 para discutir uma estratégia de desenvolvimento e difusão do conceito de ecovilas. Foram estabelecidas conexões e identificadas áreas comuns nas quais podíamos entusiasticamente trabalhar juntos. Em 1995 num encontro histórico realizado na Fundação Findhorn o conceito de ecovilas foi lançado globalmente. Neste encontro estavam presentes comunidades que, como Findhorn, já haviam adquirido uma maturidade no seu experimento comunitário e uma complexidade social e econômica. Estas comunidades estavam se tornando vilas auto-sustentáveis e já era tempo de reafirmarem um novo estágio no seu caminhar.
A conferencia “Ecovilas e Comunidades Sustentáveis – modelos de vida no Século XXI”, atraiu 400 participantes de todo o mundo, e mais 300 que não puderam acompanhar. Nesta ocasião foi estabelecida a Rede Global de Ecovilas -GEN-, com um secretariado internacional na Dinamarca e três regionais: nos EUA cobrindo todas as Américas, na Austrália cobrindo a Oceania e a Ásia, na Alemanha cobrindo o continente Europeu e África. Cada secretariado recebeu o mandato de construir e fortalecer redes regionais e nacionais, de promover cooperação entre as regiões, e de divulgar a experiência das ecovilas para os formuladores de políticas, planejadores e o público em geral. Criada em 1995 por 9 ecovilas “sementes”, The Farm, EUA, Lebensgarten, Alemanha, Crystal Waters, Australia, Eco-ville St Petersburg, Russia, Gyurufu, Hungria, Projeto Laddak, India, Auroville, India, Findhorn Foundation, Escocia, Associaçao Dinamarquesa de Ecovilas, Dinamarca. Hoje a Rede Global de Ecovilas - GEN - engloba mais de 15.000 ecovilas transformando-se no que é chamado de “A Revolução do Habitat”. Membros da rede incluem redes como - Sarvodaya (11 mil vilas tradicionais no Sri Lanka); - Eco Yoff e Colufifa (350 vilas no Senegal); - o projeto Ladakh, no planalto tibetano; - ecocidades como Auroville, no sul da Índia, e Nimbin, na Austrália; - pequenas ecovilas rurais como a Gaia Asociación, na Argentina, e Huehuecoyotl, no México; - projetos de rejuvenescimento urbano como o Eco Village de Los Angeles e Christiania de Copenhagen; - projetos de permacultura como Crystal Waters, na Austrália e Barus, no Brasil; - e centros educacionais como Findhorn Ecovillage, na Escócia, o Centro de Tecnologia Alternativa, no País de Gales, Earthlands, em Massachusetts, e muitos outros. O movimento foi muito auxiliado pelo surgimento da Internet, como um instrumento de uma rede internacional e, podemos afirmar que a rede virtual fez o movimento descobrir sua real força e diversidade.

Hoje, GEN leva a mensagem das ecovilas aos principais fóruns governamentais e sociedades civis. É um importante participante do programa de treinamento das Nações Unidas para ajudar governos locais a implementar a Agenda 21 e a Agenda Habitat, tem status consultivo como uma ONG na ONU, tem representantes em eventos como o Encontro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Summit on Sustainable Development) e os Fóruns Sociais Mundial e Europeu, além de se apresentar em inúmeros congressos e seminários sobre temas relacionados em todo o mundo.

Substitutos do leite de origem animal


LEITE DE AMÊNDOAS I
12 a 20 amêndoas sem pele, já hidratadas.
1 copo (200ml) de agua de fonte ou mineral.
Bata as amêndoas com a agua, no liquidificador (batedora, em Portugal).

Propriedades: Fornece cálcio, proteínas, zinco e vitamina E. E alcalino, equilibra o sangue, tem alto valor proteico, e é facilmente assimilado pelo organismo, preservando o sistema imunológico de doenças.

Como fazer: Corte as sementes em pedaços pequenos para facilitar na hora de bater no liquidificador. Deixe-as de molho por 24 horas e bata com agua. A proporção e de 10 colheres de sopa de sementes picadas para 4 copos de agua. Apos bater, coe o leite em uma peneira fina de duas a três vezes.

Como usar: Pode ser tomado puro ou batido com frutas como abacaxi, morangos ou mamão e hortelã picadinha. Uma boa opção e deixar uvas-passas de molho junto com as sementes e bater tudo junto. O sabor doce das passas vai dar um toque especial ao sabor das amêndoas.

LEITE DE AMÊNDOAS I

250 g de amêndoas cruas, deixadas de molho por no mínimo 8 horas
1 litro de agua
Bata as amêndoas com a agua, no liquidificador. Coe e sirva.

LEITE DE AMÊNDOAS MORNO

Leite de amêndoas
Meia colher de café de suco de gengibre ralado
1 colher(de café) de canela em pó
Mel puro de abelhas
Misture bem, todos os ingredientes, e os aqueça em fogo muito brando, por poucos segundos.

LEITE DE AMENDOIM
Escolha os amendoins, leve-os ao forno para semitorrarão ate que a casca se desprenda com facilidade e o grão fique quebradiço. O amendoim não chega a ficar moreno. Tire a pele vermelha, bata no liquidificador com agua quente na proporção de 3 medidas de agua para uma de amendoim. Coe e sirva. Esse leite fica com boa cor e sabor agradável.

LEITE DE ARROZ I
Cozinhe 1 copo de arroz integral com 8 copos de agua durante 1 hora na pressão. O creme que fica na superfície e o Leite de Arroz, que você guarda na geladeira e usa puro, batido com frutas, engrossando sopas e cremes, nas receitas de bolos e pudins... excelente alimento para bebes na época de desmame.

Propriedades: Fornece proteínas, vitamina B1 e niacina, importantes na produção de energia para o corpo. E desintoxicante.

Como fazer: Tenha como medida duas colheres de sopa de arroz por pessoa. Lave os grãos e deixe de molho em agua por dez a doze horas. Acrescente mais o dobro de agua e cozinhe em temperatura amena, que de para colocar a mão. Desligue o fogo e deixe o arroz abafado por meia hora. Bata no liquidificador e coe.

Como usar: O leite de arroz tem sabor naturalmente adocicado. Pode ser tomado puro ou adoçado com mel ou açúcar mascavo. Se preferir, bata tudo com maca e cenoura. Na hora de servir, enfeite com uva-passa.

LEITE DE ARROZ ADOÇADO
2/3 de um copo de arroz mal cozido
3 copos de agua quente
1/3 de copo de cajus ou outros frutos secos a gosto
1 colher de chá de baunilha em pó
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de café de adoçante a escolha
Bater no liquidificador.

LEITE DE ARROZ INTEGRAL OU DE OUTROS CEREAIS INTEGRAIS, PARA BEBÊS.
Consulte um pediatra naturalista. A homeopatia também oferece soluções ótimas e simples. Cozinhe bem o arroz integral ou outro cereal; aveia, trigo ou cevada. Bata no liquidificador e coe em seguida. Essa pasta deve ser mantida na geladeira, em recipiente fechado. No preparo da mamadeira, use 3 colheres de sopa (ou mais, conforme o apetite da crianca) dessa pasta, misturada com agua morna ou chá fresco de ervas naturais. Como opção, pode-se adoçar. Nesse caso, empregue açúcar mascavo de boa procedência e se possível de cultivo orgânico. A frutose talvez seja mas suave para um bebe. De acordo com a experiência e intuição, pode-se misturar um ou outro dos leites vegetais apresentados nesta obra.

LEITE DE AVEIA
Propriedades: Abundante em fibras, a aveia tem um alto valor nutritivo. Contem carboidratos e proteínas. Facilita o transito intestinal, diminui o colesterol e a incidência de doenças do coração.

Como fazer: A aveia não precisa ficar de molho. Para obter um copo de leite, bata no liquidificador quatro colheres de sopa de aveia com um copo de agua mineral ou filtrada. Coe e esta pronto!

Como usar: Bata com abacate (1/4 de abacate para um copo de leite); ou com duas fatias de mamão e maca; ou ainda com uma goiaba e um maracujá, adoçando com mel. Esse leite pode ser tomado a qualquer hora do dia. Mas, se tomado a noite, relaxa e ajuda a ter um sono de melhor qualidade.

LEITE DE AVEIA
Por de molho a quantia desejada de aveia, no dobro em agua, em recipiente de louca ou vidro. Apos 2 horas, bater no liquidificador. Coe num pano. Pode por mais agua, se ficar engrossado.

LEITE DE BROTOS DE SOJA (Moyashi)
1/2 xicara de brotos de feijão-soja (moyashi);
1 copo (200ml) de agua de fonte ou mineral.
Bata os moyashis com a agua, no liquidificador, e coe.

LEITE DE CASTANHAS-DO-PARÁ
1 colher de sopa de aveia,
1 xicara de castanhas-do-pará,
1 litro de agua fervente.

Antes, dilua a aveia em agua fria. Leve-a para ferver. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador, com as castanhas. Coe num pano ou peneira fina. Ponha 1 pitada de sal. Adoce com mel.

LEITE DE CASTANHA-DO-PARÁ I Dá pra fazer com castanha-do-pará, amêndoa, pecã e avelã
1 litro de agua fervendo
1 xicara de castanha-do-pará (ou outra das relacionadas acima)
2 colheres de mel
1 colher de chá de sal
½ xicara de aveia
Acrescente a aveia na agua fervendo e deixe no fogo por uns 3 minutos. Desligue o fogo, espere a agua atingir temperatura de mamadeira (teste nas costas da mão), acrescente a castanha e bata no liquidificador. Coe numa peneira fina e tempere. Para o meu bebê eu não tempero com sal e mel... só bato uma xicara desse leite com duas colheres de banana amassada e deixo o doce por conta da banana. Esse leite oferece uma qualidade de proteína de alto valor biológico. O processo de bater a castanha em agua aquecida (nunca em ponto de fervura) protege a integridade da proteína crua. Os resíduos do leite eu uso em alguma receita de bolacha ou bolo.

LEITE DE CASTANHA-DO-PARÁ II
Propriedades: Contem vitaminas E, B1 e selênio que exerce papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia. Pela sua composição, possui ação duplamente antioxidante, protegendo o organismo contra poluição e envelhecimento precoce.

Como fazer: Deixe um copo cheio de castanhas de molho por doze horas, trocando a agua de duas a três vezes. Em seguida, lave-as, pique e bata na proporção de quatro copos de agua para um de castanhas. Coe duas a três vezes para que o leite fique bem grosso e sem resíduos.

Como usar: Consuma puro, com mel ou batido com mamão e ameixas pretas.

LEITE DE CASTANHA-DO-PARÁ III
1 xicara de castanha-do-pará hidratadas (8 horas de molho)
2 xicaras de agua (ou agua de coco)
1 xicara de uvas passas hidratadas (2 horas de molho)
Bater no liquidificador e coar. O liquido pode ser bebido puro. Mas e perfeito pra combinar com papaia. Dica: O resíduo solido pode ser juntado com coco de verdade ralado para fazer saborosas bolinhas de coco.

LEITE DE CASTANHA-DO-PARÁ IV
1 colher de sopa de aveia
1 litro de agua
1 xicara de castanha-do-pará
Dilua a aveia na agua fria e leve para ferver. Espere esfriar um pouco e em seguida bata a castanha com a agua quente de aveia. Coe em peneira fina ou coador de pano, acrescente uma pitada de sal e adoce a gosto.

LEITE DE CASTANHA DE CAJU
½ xicara de castanhas levemente tostadas (ou sementes de girassol descascadas)
1 colher de chá de melado (opcional)
1 ½ xicara de liquido fervendo
Coloque tudo no liquidificador (acrescente o liquido aos poucos). Bata tudo e sirva quente ou frio.

LEITE DE COCO
Ralar um coco (não use nada de alumínio) e o deixar ferver com agua por 40 minutos. Mexa um pouco, com colher de pau e então bata por 5 minutos no liquidificador. Coe com um pano de algodão bem limpo. Rico em proteínas, saboroso, ótimo para doces e sem os aditivos químicos do similar engarrafado.

LEITE DE COCO - Receita frutívora
Bater a agua de coco com a polpa do mesmo. Sirva imediatamente. Pode ser feito com o coco seco ou o coco verde.

LEITE CONDENSADO
1 xicara de leite de soja em pó (extrato de soja)
1/2 xicara de agua
1 colher de sopa de açúcar cristal
1 colher de café de essência de baunilha
Junte todos os ingredientes no copo de liquidificador e bata por alguns minutos (uns 10 para garantir que a parada fique boa). Depois coloque num potinho e deixe na geladeira por algumas horas. E mais gostoso consumir gelado.

LEITE DE GERGELIM
¼ xicara de semente de gergelim germinado ou hidratado
1 copo (200ml) de agua de fonte ou mineral.
Bata as sementes com a agua, no liquidificador (batedora). Em seguida, coe.

LEITE DE GERGELIM I
¼ de xicara de sementes de gergelim
200ml de agua
Lave as sementes. Coloque-as no liquidificador com a agua. Bata sem parar por um minuto. Coe, para separar a polpa das sementes da bebida. Mantenha o leite no refrigerador a ate 4ºC e use no período de 7 dias para assegurar a frescura. A polpa de gergelim pode ser adicionada a outras receitas.
Dica: As sementes de gergelim tem uma grande riqueza de gorduras insaturadas (cerca de 50%), o que as torna particularmente benéficas para a prevenção das doenças cardiovasculares e diminuição do colesterol. A sua riqueza em vitamina E também as torna de grande interesse nutricional. Uma colher de sopa de sementes de gergelim fornece cerca de 15% das necessidades diárias de cálcio. São ainda ricas em proteínas, ferro, niacina, magnésio e acido fólico. Uma dose de 50g de sementes de gergelim tem a quantidade diária de acido fólico necessária a alimentação da mulher. O leite de gergelim e, por isso, uma bebida muito rica em nutrientes.

LEITE DE GIRASSOL
½ xicara de semente de girassol germinada ou hidratada (que ficou de molho em agua)
1 copo (200ml) de agua de fonte ou mineral.
Bata as sementes, com agua, no liquidificador (batedora, em Portugal) e coe.

LEITE DE LINHAÇA
Propriedades: Apresenta grande quantidade de ácidos graxos Ômega 3 que diminuem o colesterol e reduzem doenças cardíacas. Facilita o trabalho dos intestinos, desintoxicando o organismo.

Como fazer: Deixe as sementes de molho por doze horas. Bata no liquidificador dez colheres de sopa de sementes para quatro copos de agua. Coe em peneira fina, duas ou três vezes. A linhaça forma uma mucilagem que difere dos outros leites. Mas e nesse creme que estão todas as suas propriedades.

Como usar: Puro, adoçado com mel ou batido com mamão, banana ou ameixas pretas. O leite de linhaça também pode ser servido sobre salada de frutas ou ser levemente aquecido para tomar antes de dormir. Possui leve efeito laxante, tonificando os intestinos.

LEITE DE NOZES
1 xicara de amêndoas ou nozes previamente deixadas de molho de um dia para o outro (e escorridas)
¼ xicara de gergelim (hidratado)
¼ xicara de quinau (hidratada)
2 colheres de sopa de melaço ou outro adoçante natural
2 litros de agua
1 pitada de sal
Bater tudo no liquidificador e coar. Guardar os restos para outras receitas.

LEITE DE PASSAS
Deixe-as de molho na véspera com agua o bastante para que as cubra, e bata-as no liquidificador.

LEITE DE SEMENTE DE ABÓBORA COM AVEIA
2 xicaras de semente de abobora com casca
1/2 xicara de aveia em flocos grossos
5 xicaras e 1/2 de agua
Ferva a agua, desligue e adicione a aveia. No liquidificador coloque a semente de abobora e bata com a agua com aveia. Passe aos poucos pela peneira fina, espremendo bem o resíduo. Guarde o leite em geladeira por ate 3 dias.

LEITE DE SOJA (EXTRATO)
Dissolvem-se, geralmente, 3 colheres de sopa do extrato solúvel de soja, em pó, a venda no comercio (ver a validade), em 1 litro de agua.

LEITE DE SOJA
Propriedades: Fortalece os nervos, tem fibras, proteínas, vitaminas A, E e K e muitas do complexo B. Sais minerais como cálcio, ferro e magnésio. O leite de soja tem baixo teor de gorduras saturadas e alto teor de poli-insaturadas, essenciais para o organismo.

Como fazer: Com um copo de soja obtém-se aproximadamente um litro de leite. Deixe os grãos de molho de oito a doze horas. Escorra a agua e lave os grãos. Bata na proporção de um copo de soja para três copos de agua. Deixe bater bem e coe numa peneira forrada com pano de prato. Esprema o resíduo no pano e descarte (esse resíduo bastante nutritivo se chama okara e serve para fazer bolinhos, tortas, etc). Depois de coado, o leite deve ir ao fogo ate ferver. Apos a fervura, deixe mais vinte minutos no fogo e esta pronto. Se ficar fora da geladeira, acabara virando um delicioso iogurte de soja.
Dica: o leite de soja costuma "subir" na panela e entornar. Para impedir isso, coloque um pires ou prato refratário no fundo da panela, sempre de boca para baixo.

Como usar: Pode ser ingerido com mel ou açúcar mascavo ou batido com ameixas pretas, banana, abacate, mamão ou qualquer fruta. O leite de soja e um dos mais versáteis.

LEITE DE SOJA (FEITO DOS GRÃOS)
2 xicaras de soja em grão
2 litros de agua.

Selecionar a soja e lavar bem com varias aguas. Deixar de molho durante 8 a 12 horas. Descascar o grão:
a) Eliminar a agua em que os grãos ficaram de molho.
b) Por os grãos num pano de prato ou saquinho.
c) Apertar as pontas do pano e fazer movimentos fortes, ou passar sobre o pano e grãos o rolo de abrir massas, varias vezes, com forca.
d) Embaixo de agua corrente, numa vasilha grande, apertar com os dedos e ir trocando a agua ate o grão ficar plenamente limpo.

Bater os grãos limpos no liquidificador com 1 litro de agua e levar tudo para cozinhar, em um caldeirão grande. Incluir outro litro de agua. Mexer sempre. Ferver lento, durante 35 minutos, a contar do inicio da ebulição. Depois que iniciou a fervura, coloque um pratinho de porcelana no fundo da panela. Assim não grudara. Desligar o fogo e deixar esfriar. Coar em seguida, empregando um pano de malha aberta, torcendo a trouxa que se forma. Completar juntando agua necessária, de jeito a se obterem, no fim, 2 litros de leite de soja. Esse leite pode ser armazenado na geladeira por vários dias. Para melhorar o sabor do leite, incluir um pouquinho de sal, baunilha ou canela em pau. O resíduo, ou massa de soja que sobrou, conhecido também como okara, pode ser armazenado na geladeira em saco plástico ate uma semana ou mais, podendo ser usado em pratos doces ou salgados. O leite de soja pode ser usado para trocar o leite comum em: bolos, papas, mingaus, cremes, pães, biscoitos, canjica, arroz-doce ou ate como coalhada, iogurte, queijo, requeijão.

“LEITE” DE UVA (Não é nenhum leite, mas o suco natural, sem aditivos, nem adoçado)

O suco de uva tem um açúcar natural, formado por glicose e frutose, assimilável sem esforço pelos órgãos da digestão. Possui mais calorias que o leite de vaca e a sua analise demonstra enorme semelhança com o leite materno. Excelente para casos de anemia, fraqueza, convalescenca,febre, doenças, em geral. E alcalinizante do sangue, acelera o metabolismo e estimula as funções hepáticas. Quase todas as marcas mais conhecidas tem aditivos químicos e açúcar refinado ou industrial. Por enquanto só da para indicar as marcas “Superbom” e, talvez, o “Rossoni”. Existem algumas marcas de cooperativas ecológicas ou vegetarianas. Todavia, se puder, compre a uva, deixe de molho por uns 30 minutos, depois esfregue-as bem, uma a uma, na agua corrente, para retirar o veneno (geralmente e um tipo de sulfato) e bata no liquidificador, com semente e casca, e depois coe bem.

Leite de sementes de abóbora
Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, muitas vezes seguido por simples hábito. E o melhor da história: ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde. Verdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjoos das gestantes.

Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.

O ideal seria que não fossem pasteurizados, porem crus e frescos e feitos de uvas sem química.

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...