domingo, 25 de março de 2012

Mundo dos Óleos - Dendê, Linhaça / Como Fazer Óleo de coco Caseiro

MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM
1 - Ação ANTIOXIDANTE – Colabora na diminuição da produção de “Radicais Livres”! Isto se deve principalmente a ação direta da vitamina-E presente na “Gordura de Coco Extra Virgem” composta por 8 frações desta vitamina; 4 tocotrienóis (alfa, gama, delta e teta) e 4 tocoferóis (alfa, gama, delta e teta). Contrário a outras gorduras, principalmente em relação aos óleos poliinsaturados, a gordura de coco diminuiu as necessidades de vitamina E do organismo.

2 – COLESTEROL - Ajuda na redução do mau COLETEROL – LDL e evita que o mesmo se oxide. Por outro lado, promove a elevação do bom COLESTEROL - HDL contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

3 – Colabora no processo do EMAGRECIMENTO – De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de TRIGLICERIDEOS DE CADEIA MÉDIA, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente: EMAGRECE!

4 – Melhora o sistema IMUNOLÓGICO - agindo na prevenção e no combate aos VERMES – BACTÉRIAS e FUNGOS, restabelece a energia “roubada” por estes agentes. Conseqüentemente melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo. A gordura de coco apresenta a maior concentração de Ácido Láurico, dentre todas as gorduras vegetais. Em outras palavras, é o mesmo ácido graxo presente no leite materno! No organismo o Ácido Láurico é convertido em monolaurin que tem ações para combater inúmeras infecções. Mais recentemente em 1992, Isaacs e colaboradores confirmaram todos estes estudos. Ainda em relação ao ácido láurico, veja a declaração da Dra. Mary Enig, uma das maiores autoridades mundiais em relação a estudos sobre gorduras, principalmente no que se refere à GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM, leia-seÀCIDO LAURICO. Este artigo foi por ela publicado em setembro de 1995 no “Indian Coconut Journal”:
“O MONOLAURIN, cujo precursor é o àcido LÁURICO (C-12), destrói a membrana lipídica que envolve os vírus e, também ele inativa bactérias, levedura e fungos.” E acrescentou: “Dentre os ácidos graxos saturados, o ácido láurico tem mais atividade anti-viral do que os ácidos caprílico (C-10) e mirístico (C-14). A ação atribuída ao MONOLAURIN é que ele solubiliza (dissolve) as gorduras...do envolve que envolve os vírus, destruindo assim sua capa protetora”. (Estes números e o C - significam a quantidade de átomos de carbono dos ácidos graxos). Dentre centenas de outros trabalhos científicos, hoje a GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus, tais como: sarampo, herpes, estomatite vesicular e Cytomegalovirus (CMV), Epistein Bar vírus, vírus da hepatite C (HCV), AIDES (HIV), H. pylori, giárdia, cândida,cryptosporidium e outros parasitas intestinais.

5 – Regula a FUNÇÃO INTESTINAL – Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através do monolaurin, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

6 – Tireóide - Melhora o funcionamento da TIREÓIDE, tendo ainda ação “Anti-Envelhecimento” – Estudos realizados há mais de 30 anos comprovaram que a gordura de coco estimula a função da glândula TIREÓIDE. O bom funcionamento da TIREÓIDE faz com que especificamente o mal COLESEROL – LDL, através de processo enzimático, produza os hormônios antienvelhecimento: PREGNENOLONA, PROGESTERONA e DHEA (dehidroepiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias na prevenção de Doenças Cardiovasculares, Senilidade, Obesidade, Câncer dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade.

7 - Ação COSMÉTICA – A maioria das loções e cremes comerciais é constituída predominantemente de água. Estas preparações úmidas são rapidamente absorvidas pela pele seca e enrugada. Assim que a água entra na pele, o tecido é expandido como um balão com água, então as rugas desaparecem e a pele se torna mais macia. Porém, tudo isto é temporário. Em poucas horas a água é absorvida e levada para a corrente sangüínea e, tanto a secura como as rugas reaparecem. Além de não resolver o problema de hidratação e das rugas, estes cremes ou óleos refinados estão quase sempre oxidados, trazendo consigo uma montanha de radicais livres, que agravam cada vez mais o tecido elástico da pele tornando-a mais envelhecida. A gordura de coco pode ser aplicada diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um “condiocinador” natural, para isso é só massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve a “lubrificação” da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela.

8 – Ação Dermatológica – Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

9 – Diabéticos – Controla a compulsão por CARBOIDRATOS – Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, conseqüentemente facilitando a vida dos DIABÉTICOS, a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, contribuindo desta forma para diminuir o “craving” compulsão por carboidratos, principalmente a doces. Contrário aos demais óleos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, deixando-as literalmente “famintas”, a gordura de coco “abre as suas membranas”, não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, como também melhorando sua nutrição, restabelecendo os níveis normais de energia.

10 – Fadiga crônica e Fibromialgia -Até recentemente estas duas entidades não eram reconhecidas pela medicina tradicional. Somente agora após uma grande divulgação na mídia da melhora clínica de milhares de pacientes, é que o tradicional “stablischment”, deu mão a palmatória, chegando mesmo a ser reconhecida pelo FDA, quando liberou um medicamento para combater este mal. Estas duas entidades muitas vezes se confundem e, há autores que afirmam que ambas têm a mesma etiologia. Porém a esmagadora maioria da classe médica ainda insiste em afirmar que estas duas afecções são na realidade um quadro depressivo mascarado, devendo por isso mesmo ser tratada com antidepressivos. Enquanto na Fibromialgia predomina o sintoma DOR, na Síndrome da Fadiga Crônica, o CANSAÇO é a tônica. Em outras palavras:
FADIGA CRÔNICA = (Sinônimo de) CANSAÇO
FIBROMIALGIA = (Sinônimo de) DOR

A Fibromilagia pode ser considerada um processo reumático, que freqüentemente acomete o pescoço, região lombar, ombros, nuca, parte superior das coxas, joelhos, nádegas, cotovelos e parte superior do tórax. É importante lembrar que os fenômenos dolorosos podem acometer qualquer parte do corpo. Tanto a dor quanto o enrijecimento matinal é mais acentuado pela manhã, que muitas vezes é acompanhado de: insônia, dor de cabeça, depressão, mente embotada, desorientação, alterações digestivas, tonteiras, ataque de pânico e vermelhidão facial.

O sistema imunológico de uma pessoa afetada, freqüentemente é hipersensível a muitos fatores, tornando o indivíduo hiperalérgico a muitos alimentos. Estes sintomas podem ser agravados por outras alergias, falta de sono, estresse e infecções agudas. Dentre as causas associadas a estas duas patologias destacamos: Herpes Zoster, Epstein – Barr Virus (o vírus do beijo), Mononucleose infecciosa, Resfriados e Estados Gripais, Deficiência nutricional, Intoxicações por metais pesados (mercúrio, chumbo, arsênico, cádmio, flúor, cloro, dentre outros), finalmente a deficiência de sais minerais e, o eterno desafio do homem, o estresse!

Hoje, a gordura de coco EXTRA – VIRGEM, talvez seja uma das melhores soluções para combater a Síndrome da Fadiga Crônica e Fibromialgia. Os ácidos gordurosos de cadeia média, sobretudo o Láurico, podem eliminar vírus como os do Herpes e Epstein-Barr, que se acredita sejam os grandes responsáveis por estas entidades. Combate e ajuda eliminar cândida, giárdia e ameba. Ainda eliminam uma grande quantidade de vírus, bactérias e até mesmo certos vermes que podem estar relacionados à estas duas patologias. A grande maioria dos médicos acreditam que não é um único tipo de vírus ou bactéria os responsáveis pela Síndrome da Fadiga Crônica e, mesmo da Fibromialgia, mas sim, a combinação de vários agentes e fatores. Nestas condições a gordura de coco age neutralizando uma gama enorme destes agentes infecciosos. Melhora o sistema imunológico, elimina o estado de ESTRESSE sofrido por ele. Em fim, por aumentar nosso metabolismo e por recuperamos nossa energia plena, nos sentimos “mais jovens”, com capacidade para realizar nossos sonhos!

Lembre-se que não há contra-indicações para seu uso, na dúvida, consulte seu médico.
Sérgio Puppin, MD. Cardiologista e Nutrólogo CRMRJ 52-133209

O óleo de Dendê, produto típico da culinária brasileira, é hoje um dos óleos mais comercializados do mundo, para ser usado em diversas aplicações, da culinária à área de biocombustíveis. Confira nesta edição do "Amazonas faz ciência" o trabalho da Embrapa Amazônia Ocidental com o óleo de Dendê, por meio de depoimento do pesquisador Vanderlei Alves de Lima.



O óleo de côco possui muitas utilidades, e não apenas na cozinha. Além de adicionar sabor aos alimentos e saladas, o óleo de côco também é utilizado para tratar de pele e couro cabeludo ressecados, de refluxo ácido, como base para sopas, e é usado até mesmo para auxiliar na perda de peso. Óleo de côco puro pode ser caro, mas se você tiver disposição para um desafio divertido, você pode tentar fazer o seu próprio óleo em casa. Com um côco, alguns instrumentos simples e um liquidificador, você pode produzir um pouco de óleo de côco para utilizar como quiser. A melhor parte é que você sabe que ele é puro, sem aditivos, já que foi você quem fez.
Nível de Dificuldade: Moderada
Instruções: O que você precisa?
Côco
Liquidificador
Faca ou cinzel
3 camadas de gaze de algodão
Recipiente com tampa
Garrafa de 2 litros vazia
Jarra com tampa

1 - Retire o máximo que puder da casca do coco com uma faca grande. Isto facilitará bastante o corte do coco pela metade.
2 - Corte o seu côco pela metade com uma faca grande, e extraia a água, colocando-a em uma jarra separada.
3 - Retire a carne da casca do côco, utilizando um cinzel ou uma faca. Se você estiver utilizando um liquidificador, corte a carne do coco em pedaços pequenos.
4 - Coloque os pedaços em um liquidificador e adicione água. Se você tem 2 xícaras de pedaços de coco, adicione 3 xícaras de água. Ligue o liquidificador em uma função tipo “Cortar”, para quebrar os pedaços ainda mais. Quando esta função não causar mais atrito, mude para a função “Misturar”. Misture por 2 a 3 minutos, ou até o côco ficar com uma consistência suave e cremosa.
5 - Organize 3 camadas de gaze de algodão, uma sobre a outra. Coloque a gaze de algodão no topo de uma tigela grande.
6 - Despeje a mistura de côco, uma xícara por vez, nas gazes de algodão. Junte as gazes de algodão em volta da mistura, e extraia o leite de côco da gaze. Torça a gaze o mais forte que puder, para obter o máximo de leite que puder. (Descarte os flocos de côco ou guarde-os para um prato de comida.) Continue este processo até você extrair todo o leite de côco que puder da mistura de côco.
7 - Despeje o leite de coco em um recipiente com uma tampa, e mantenha-o em um local escuro. O leite deve fermentar por 48 horas.
8 - Agora, despeje o leite de côco em uma garrafa de 2 litros vazia. Guarde-a em uma área aquecida com temperatura o mais próximo possível dos 24°C. Aguarde de 6 a 8 horas para que o óleo se separe naturalmente do leite.
9 - Coloque a garrafa com o óleo e o leite na geladeira por 3 horas. Após 3 horas, quando o óleo tiver solidificado, remova a garrafa e corte seu topo bem acima da linha do óleo. Isto lhe dará acesso livre para retirar o óleo solidificado com uma colher.
10 - Coloque o óleo solidificado em uma jarra com uma tampa, e deixe-o descansando em temperatura ambiente, para que vire líquido mais uma vez. Utilize-o como desejar.
Já que este é um processo longo, faça uma quantidade maior de óleo de coco, utilizando vários côcos de uma vez. Sempre procure o côco mais maduro, pois ele produz óleo de melhor qualidade.
Você deve aquecer seu leite de côco para provocar a separação do óleo, não aqueça o óleo em temperatura acima de 24 graus Celsius por 10 minutos, pois isto prejudicará os benefícios nutricionais do óleo de côco.
Traci Vandermark

quarta-feira, 14 de março de 2012

Farmácia Natural

Cenoura- Uma fatia de cenoura lembra o olho humano. A pupila, a íris e as linhas radiais ao redor. A ciência nos mostra que a cenoura ajuda a otimizar o fluxo sanguíneo da região ocular.

O Tomate tem 4 câmeras e é vermelho. Assim é o coração. Investigações mostram que o tomate é rico em licopynia e excelente alimento para o coração e o sangue.

Uvas parecem com células sanguíneas. Já foi descoberto que elas são grande vitalizador do sangue.

Nozes - parecem um pequeno cérebro com 2 hemisférios. Até as rugas se parecem com o neo-cortex. Também já se sabe que elas ajudam o desenvolvimento de 3 dúzias de neurotransmissores

Feijão - que tanto nos lembra um rim, realmente curam e ajudam a função renal.

Abacate, Beringelas e Peras - ajudam a saúde e o funcionamento do útero e têm a aparência deste órgão.
Obs.: a demora no cultivo do abacate demora 9 meses da sua floração até sua maturação.

Figos - Cheios de sementes estão pendurados aos pares quando crescem. Eles aumentam a mobilidade de esperma a contagem dos espermatozóides, impedindo a infertilidade masculina.

Batata Doce - muito parecido com o pâncreas. Realmente ela ajuda regular o índice glicêmico nos diabéticos (descoberto recentemente).

Azeitonas - Ajudam a saúde e boa função dos ovários.

Laranjas, Toranjas - Se assemelham a glândulas mamárias, e são boas para elas, além de ajudar a circulação da linfa dentro do peito.


sábado, 3 de março de 2012

Alimentos Podem Combater Inflamação - Rute Mercúrio

A inflamação é uma resposta natural do organismo contra determinadas doenças ou ferimentos e tende a desaparecer depois que o problema que a provocou é solucionado. Algumas vezes, porém, ela se torna uma condição crônica e, nesse caso, passa a ser prejudicial porque deixa o corpo vulnerável a outras doenças. Para quem tem diabetes, os processos inflamatórios são ainda mais preocupantes, porque costumam alterar a glicemia.

A boa notícia é que é possível reduzir a inflamação com algumas mudanças no estilo de vida, ensina a nutricionista Rute Mercúrio, especializada em nutrição funcional. É claro que, em primeiro lugar, deve-se consultar o médico quando ocorre uma inflamação, mas tomar alguns cuidados simples pode acelerar o processo de cura. A dieta do mundo moderno é responsável muitas vezes por aumentar os processos inflamatórios. Alimentos industrializados e refinados, além dos famosos fast food, costumam ter alto valor calórico. Eles tendem ainda a ser pobres em nutrientes e ricos em sódio, gorduras e, muitas vezes, açúcar. Comer em excesso esse tipo de alimento coloca o corpo num estado de estresse e sua resposta pode ser desencadear um processo inflamatório. Além de evitar consumir esse tipo de alimento em exagero, quem quer reduzir uma inflamação pode enriquecer seu cardápio com outros que têm força para combater inflamações. Rute dá algumas dicas de como se alimentar para combater inflamações:
Retirar o açúcar refinado, mel, leite e derivados, carboidratos refinados e brancos.
Colocar uma colher de café rasa de canela em pó em todos os líquidos preparados quentes, frutas e sucos.
Preferir os sucos de romã, açaí, uva e cramberry.
Colocar uma colher de café de curcuma (açafrão) sobre o prato feito quente ou no suco de fruta.
Temperar a salada com azeite extra-virgem, limão ou vinagre de maçã e sal marinho.
Retirar todas as farinhas brancas refinadas, leite e derivados, temperos industrializados, cremes, maionese, bolachas recheadas, refrigerantes.
Evitar frituras.


Não esquentar alimentos embalados em plástico; usar papel manteiga no lugar do alumínio, usar panela inox e garrafas de vidro para beber água.
Beber pelo menos 2,5 litros de água por dia, incluindo chás e sucos.
Rute lembra que essas são orientações gerais, que podem variar para cada pessoa. "Cada um tem respostas diferenciadas a uma inflamação e, portanto, alguns alimentos podem ter efeito mais positivo em uma pessoa e não em outra", adverte a nutricionista, acrescentando que somente a partir de exames clínicos e laboratoriais é possível determinar com exatidão quais as melhores opções para o indivíduo.

A nutricionista dá também algumas receitas de sucos que podem ajudar no combate à inflamação:
Colocar no liquidificador: um punhado de salsinha + 2 folhas médias couve + 1 laranja + 1 punhado de broto de feijão. Beber na hora. Pode diversificar as frutas e as folhas escuras (escarola, agrião etc).
Colocar no liquidificador: 1/2 copo de suco de uva + 1/2 copo de suco de romã + 1 folha de couve + ½ maça.
Obs.: no caso do diabético, acrescentar água para diluir os sucos mais concentrados
.

Há 2.500 anos, Hipócrates, o Pai da Medicina, já pregava que as pessoas deveriam fazer dos alimentos, o seu medicamento. Muita gente ainda resiste, mas quem experimentou descobriu os benefícios dos alimentos funcionais. Especialistas garantem que eles são mais naturais e eficientes que as vitaminas em capsulas ou comprimidos. E podem ser encontrados numa infinidade de alimentos.

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...