quinta-feira, 19 de julho de 2012
Peixes denominados BACALHAU
A pesca do bacalhau. Com 6-7 anos de idade os cardumes migram para o Lofoten, região ao Noroeste do Mar da Noruega, onde se realizam as maiores pescarias de bacalhau do mundo, especialmente no Mar de Barents.
87% do bacalhau que é consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, país que é pioneiro no planejamento da pesca a longo prazo. A cidade de Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, pela concentração de um grande número de indústrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação. Veja imagens da cidade, da pesca e do processamento do bacalhau no Álbum de Fotografias.
Os peixes que são transformados em bacalhau
São cinco os peixes transformados em bacalhau (veja também Fotografias com os peixes, os respectivos tipos salgados e secos, e as formas de corte.)
O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto peixe é o Cod Gadus Macrocephalus, o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
http://www.bacalhau.com.br/peixe.htm
Bacalhau – espécie de peixe conhecida demais para precisar de qualquer descrição. É impressionante prolífico. Leewen-Hoek contou nove milhões trezentos e oitenta e quatro mil ovos em um bacalhau-fêmea de tamanho médio – um número que frustrará quaisquer esforços feitos pelo homem no sentido de exterminá-lo.
J. Smith Homans & J. Smith Homans Jr., editors Cyclopedia of Commerce and Commercial Navigation, Nova York, 1858
Carla Gugino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário