quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Abacate ou Avocado

O abacate, abacado ou pêra-de-advogado é o fruto comestível do abacateiro, que é uma árvore da família da laureáceas, nativa do México ou da América do Sul (Persea americana), hoje extensamente cultivada - incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira - e muito popular no Brasil. São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.

A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas.

É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil, ou com açúcar e limão, em Moçambique. O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate.

O abacate é um fruto arrendondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1.500g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 15 ou 20 m e cresce melhor em climas quentes.

Quem ainda não prestou a devida atenção ao avocado, o simpático abacatezinho que concentra grande quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e fibras não sabe o que está perdendo. Afinal, ele é uma boa opção para trazer de volta, ao prato dos adeptos do cardápio saudável, um alimento saboroso e versátil, o abacate, de que nós brasileiros gostamos tanto que, além de usá-lo nas saladas como o resto do mundo, ainda costumávamos adotá-lo nas versões doce, como a meia "cumbuca" recheada com açúcar ou batido no liquidificador com leite e açúcar numa das mais tradicionais "vitaminas" das lanchonetes nacionais. O avocado (a palavra designa abacate em inglês, mas neste caso trata-se do abacate californiano - o abacate comum é natural do México) possui cinco vezes mais nutrientes do que o abacate original, o que faz dele um dos principais alimentos funcionais, aqueles que ajudam a manter a saúde física e estética do corpo.

E ainda é um pouco menos calórico: 145 calorias a cada 100 gramas de polpa, contra 168 do outro, além de ser rico em vitaminas antioxidantes como A, C e E e conter três vezes mais vitamina B6 que a banana.

O avocato apresenta em média 20% de gordura, das quais 65,65% é mono-insaturada ou seja auxilia na redução do LDL, o mal colesterol e aumenta no HDL, o "bom colesterol" .

No Brasil é cultivado na Fazenda Jaguacy, de Bauru (SP) e exportado para vários países da Europa. O objetivo dos produtores agora é que os brasileiros tenham mais intimidade com ele.

Para isso, promove durante um mês a partir do próximo dia 15, no restaurante Veríssimo, em São Paulo, o Festival do Avocado 2007.

Participam nove chefs de cozinha, Entre os destaques, tartar de salmão com guacamole de avocado do chef Marcos Livi proprietário do Veríssimo; os rolinhos de avocado thai do chef Marcos Sodré, do Sawasdee, de Búzios, um dos melhores tailandeses do País, e o lagostin grelhado ao molho de pimenta verde com avocado corado do chef Antonino Malaquias do Grande Hotel Senac Campos do Jordão.

Fonte: Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 10 Será realizado nos dias 24 e 25 de agosto o I Seminário do Avocado no Brasil.

O evento acontece no Auditório do Sincomércio, em Bauru/SP. Avocado é o nome dado a duas variedades de abacate produzidas no Brasil: Hass e Fuerte.

O seminário irá discutir as áreas produtivas, comerciais e mercadológicas da fruta no país.

O evento é destinado a produtores de avocado, acadêmicos e pesquisadores.

As inscrições - gratuitas - podem ser feitas até o dia 15 de agosto no site http://br.geocities.com/seminarioavocado/

Também é possível inscrever trabalhos (Projetos Científicos), até o dia 15 de agosto. Para consultar as normas de envio: http://br.geocities.com/seminarioavocado/

Fonte: Grupo Cultivar Apesar de calórico, a fruta ajuda, por incrível que pareça, a reduzir o nível de açúcar no sangue. Uma hora de treino intenso no tatame e os atletas chegam a eliminar 700 calorias. Além da perda de energia, eles também sofrem desgastes nos músculos, ossos e articulações. A reposição é feita com vitamina de abacate. Essa receita vi no canal SALADA BRASILEIRA que uma queridíssima moça ensinou, ela mora no Japão e lá as moças usam essa máscara MARAVILHOSA nos cabelos. Modifiquei alguns ingredientes pois achei que ficou com um melhor resultado no meu cabelo que é rebelde. - Meio abacate grande - 1/2 Colher de Sopa de Azeite de Oliva (também pode-se usar óleo de Argan) - 1 Colher de Mel (Não usei no vídeo pois não tinha mel em casa, rs) - 1 Ovo (Opcional - Eu não adicionei pois tenho um pouco de nojo, mas vc pode adicionar, não fica cheiro pois depois você vai lavar com shampoo). - 3 Colheres de Sopa de Creme/Condicionador (Eu usei um da TRESemmé, mas indico o Seda Liso e Sedoso ou o Dove Óleo Tratamento ou o Novex Óleo de Argan)

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...