quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cancer News from Johns Hopkins



Nenhum recipiente de plástico no micro.



Nenhuma água em garrafa no congelador.



Nenhuma cobertura de plástico em microonda.



Dioxina causa câncer, especialmente câncer de mama.





Dioxinas são altamente venenosas às celulas do nosso corpo. Não gele água em garrafa plástica, isso liberta a dioxina do plástico.



Recentemente, Edward Fujimoto, Gerente do Programa Wellness, no Castle Hospital, esteve em um programa de TELEVISÃO explicando esse perigo. Ele falou sobre a dioxina e como ela é perigosa para nós.



Ele disse que nós não devemos aquecer nossa comida em recipientes de plástico no microondas.



Isso se aplica especialmente a comidas que contêm gordura.



Ele disse que a combinação de gordura e calor alto libera a dioxina do plástico na comida e, no final das contas, nas células do corpo...



Ao invés, ele recomenda usar vidro, como Pyrex, ou recipientes cerâmicos para aquecer comida... Você tem os mesmos resultados, só que sem a dioxina Tão tais coisas como comida instantânea, sopas, etc., devem ser removidas da embalagem e aquecidas em qualquer outro recipiente.



Papel não é ruim, mas você não sabe o que ele contém. Há pouco está mais seguro usar vidro temperado, etc.

Ele nos lembrou que, há algum tempo, alguns restaurantes de fast food moveram longe dos recipientes de espuma para embalar. O problema da dioxina é uma das razões.

Também, ele mostrou aquela envoltura de plástico é da mesma maneira que perigosa quando postas sobre comidas para cozinhar no microondas. O calor alto faz as toxinas venenosas derreterem e saírem do plástico, gotejando na comida.

Em vez disso, cubra comida com uma toalha de papel.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Compostagem e lavagem de cogumelos (Pleurotus Ostreatus)

Conheça melhor os materiais que devem e os que não devem ser incluídos para que o processo de compostagem seja eficiente. A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica formando um composto. A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim.

A compostagem é largamente utilizada em jardins e hortas, como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos. Quanto maior a variedade de matérias existentes em uma compostagem, maior vai ser a variedade de microorganismos atuantes no solo.

Para iniciantes, a regra básica da compostagem é feita por duas partes, uma animal e uma parte de resíduos vegetais. Os materiais mais utilizados na compostagem são cinzas, penas, lixo doméstico, aparas de grama, rocha moída e conchas, feno ou palha, podas de arbustos e cerca viva, resíduos de cervejaria, folhas, resíduos de couro, jornais, turfa, acículas de pinheiro, serragem, algas marinhas e ervas daninhas.

As cinzas de madeira provenientes de lareiras ou de fogão a lenha são uma ótima fonte de potássio para os horticultores orgânicos, pois a utilizam na prevenção de pragas. As cinzas das cascas de banana, limão, pepino e cacau possuem alto teor de fósforo e potássio. As cinzas de madeira podem ser acrescentadas às pilhas de compostagem, mas perdem muito de seu valor se ficarem expostas ao excesso de chuva, pois o potássio lixivia facilmente.

As penas de galinha, peru e outras aves são muito ricas em nitrogênio, podendo ser aproveitadas e acrescentadas às compostagens.

Praticamente todo o lixo orgânico de cozinha é um excelente material para decomposição. Em uma composteira devemos evitar despejar gordura animal, pois esta tem uma difícil degradação. Restos de carnes também devem ser evitados porque costumam atrair animais, vermes e moscas além de causar mal cheiro.

As aparas de grama são matéria orgânica muito rica em nutrientes. Nas pilhas de compostagem são ótimos isolantes térmicos e ajudam a manter as moscas afastadas.

Rochas e conchas possuem muitos minerais necessários para o crescimento das plantas. Ostras moídas, conchas de bivalvos e de lagostas podem ter o mesmo efeito de rocha moída e substituir o calcário.

Feno ou palha
Estes em uma compostagem necessitam de uma grande quantidade de nitrogênio para se decompor. Então recomenda-se que se utilize pequenas quantidades de feno e palhas frescos.

Podas de arbustos e cerca viva
São volumosos e difíceis de serem degradados. Acrescentados na compostagem deixam a pilha volumosa e com fácil penetração de ar.

Resíduos de cervejaria
Este tipo de resíduo enriquece o composto, mas costumam ser bastante úmidos, não necessitando de irrigação freqüente.

As folhas parcialmente apodrecidas são muito semelhantes ao húmus puro. Para mais fácil decomposição das folhas em uma pilha de compostagem, recomenda-se que misture as folhas com esterco.

Resíduos de couro
Pó de couro é muito rico em nitrogênio e fósforo, pode ser abundante e barato.

Jornais
Há algumas controvérsias de se colocar jornais na pilha de composto. Os jornais são uma grande fonte de carbono na sua compostagem, desde que se utilize em pequenas quantidades.

Turfa
Em termos de nutrientes a turfa não acrescenta nada na compostagem, mas pode absorver toda a umidade existente.

Acículas de pinheiro
São consideradas um bom melhorador da textura do composto. Apesar de se tornar levemente ácida na pilha, outros materiais irão neutralizar os efeitos ácidos.

Serragem
Apresenta degradação extremamente lenta. A melhor maneira é alternar a serragem com o esterco.

Algas marinhas
São ótimas como fonte de potássio, se degradam facilmente e podem ser misturadas com qualquer outro material volumoso, como a palha. Também são muito ricas em outros nutrientes, como o boro, iodo, cálcio, magnésio entre outros. No jardim deve ser aplicado a cada 3 ou 4 anos em grandes quantidades. Para o horticultor as algas marinhas mantém a pilha isolada termicamente durante o inverno.

Ervas daninhas
É ótima como matéria orgânica para o solo, mas deve-se acrescentar muito esterco ou outro material rico em nitrogênio, para que as altas temperaturas não permitam que as sementes germinem, assim evitando trabalhos futuros e o desperdício deste resíduo.

Alguns resíduos, como o sabugo de milho, de maçã, casca de citrus, talo de algodão, folhas de cana, folhas de palmeira, casca de amendoim, de nozes, pecan e amêndoa são de difícil degradação, porém, possuem muito nitrogênio e matéria orgânica. Recomenda-se que sejam picadas em pedaços menores para que se degradem mais facilmente. Para manter sua pilha volumosa e com força, pode-se acrescentar terra, calcário ou húmus, já areia, lama e cascalho adicionam poucos nutrientes. Para a boa degradação dos componentes de uma pilha é necessário evitar alguns resíduos, como o carvão mineral e vegetal, papel colorido, plantas doentes, materiais não biodegradáveis, fezes de animais de estimação, lodo de esgoto, produtos químicos tóxicos entre outros.

Carvão mineral e vegetal
As cinzas de carvão mineral possuem uma quantidade excessiva de enxofre e ferro que são tóxicos para as plantas, além de apresentarem muita resistência a decomposição.

Recomenda-se não adicionar nenhum tipo de papel colorido na compostagem, devido as tintas tóxicas e não biodegradáveis. Além disso, atualmente há muitas campanhas para a reciclagem de papéis.

Plantas doentes
Para adiconar plantas doentes na composto é preciso um processo de compostagem ideal para garantir a completa destruição de organismos patogênicos que causam doenças.

Resíduos não biodegradáveis
Resíduos de plásticos, vidros, alumínios e roupas possuem material sintético que não são biodegradáveis, que poderão prejudicar o solo. Borracha natural é biodegradável, mas tem lenta degradação.

Fezes de animais de estimação
Deve evitar a adição de fezes de animais, pois podem conter organismos perigosos que podem transmitir doenças.

Lodo de esgoto
Este resíduo merece um cuidado especial com altas temperaturas para a eliminação de metais tóxicos e de organismos patogênicos.

Produtos químicos tóxicos Deve-se evitar colocar inseticidas, pesticidas e venenos na pilha. Estes produtos são nocivos aos microorganismos que ajudam na degradação e aeração do solo.

Etapas da Decomposição

Primeira fase

- Normalmente denominada decomposição: ocorre a decomposição da matéria orgânica facilmente degradável, como por exemplo, carboidratos.

- A temperatura pode chegar a 65-70ºC. Nesta temperatura, durante um período de cerca de 15 dias, é possível eliminar as bactérias patogênicas, como por exemplo, as salmonelas, ervas - inclusive as daninhas, ovos de parasitas, larvas de insetos, etc.

- Esta fase demora de 10 a 15 dias. É comum colocar sobre o material uma camada de cerca de 10-30 cm de composto maduro para manter o euilíbrio interno do material (sem perda de calor e umidade).

- Nesta faze, proteínas, aminoácidos, lipídios e carboidratos são rapidamente decompostos em água, gás carbônico e nutrientes (compostos de nitrogênio, fósforo, etc.) pelos microorganismos, liberando calor.

- Temperaturas acima de 75º indicam condições inadequadas e podem causar a produção de odores, devendo ser evitadas. Nesta temperatura, ocorrem reações químicas no processo e não mais ação biológica por microorganismos termófilo.

Segunda fase

- A fase de semimaturação: os participantes freqüentes desta fase são as bactérias, actinomicetos e fungos. A temperatura fica na faixa de 45 - 30ºC e o tempo pode variar de 2 a 4 meses.

Terceira fase

- A fase de maturação/humificação: nesta fase, celulose e lignina são transformados em substâncias húmicas, que caracterizam o composto, pelos pequenos animais do solo como por exemplo às minhocas. A temperatura cai na faixa de 25-30ºC.

- O húmus (composto) é um tipo de matéria orgânica mais resistente à decomposição pelos microorganismos. No solo, as substâncias húmicas vão sendo lentamente decompostas pelos microorganismos e liberando nutrientes que são utilizados pelas raízes das plantas.

Fatores que influenciam na Compostagem

* Aeração
- O fornecimento de oxigênio é um fator importante durante a decomposição, principalmente, na primeira fase. A falta de oxigênio pode liberar odores desagradáveis, provenientes de produtos de decomposição anaeróbia como gás sulfídrico.
- A aeração pode ser natural ou forçada para sistema estático de compostagem.
- Neste caso a aeração natural pode ser feita através da difusão, de revolvimento ou introdução de tubos curtos e perfurados no interior da leira ou pilha. A aeração forçada é feita por introcução ou sucção de ar no interior da leira ou pilha.
- Para sistema dinâmico, é comum aeração forçada com introdução de ar.

* Matéria-prima
- A compostagem é realizada com material orgânico putrescível.
- O lixo doméstico é uma boa fonte de matéria orgânica e que corresponde a mais de 50% de sua composição.
- Relação carbono/nitrogênio (C/N): 30 - 40/l, ideal para o desenvolvimento dos microorganismos.
- Umidade: 45% a 70%. Abaixo pode inibir o desenvolvimento da atividade bacteriana e acima pode ocasionar deterioração.
- Materiais com tamanhos menores se decompõem mais rapidamente.
- Material indesejável do ponto de vista estético e de segurança de manuseio: pedaços de vidro, metal, plástico, etc.

* Microorganismos
- Normalmente, o material orgânico putrescível usado contém os microorganismos necessários durante o processo. Quando necessário, se adiciona composto maturado.

Características do Composto Húmico

- O composto é biologicamente estável e pouco agressivo aos organismos do solo e plantas, e é utilizado para melhorar as características do solo e aumentar a produção de vegetais, por exemplo em hortas.
- O composto maturado tem aspecto marrom, com pouca umidade e cheiro de terra mofada.
- Ao esfregá-lo com as mãos, elas se sujam, porém o composto se solta facilmente.
- O composto deixa o solo mais "fofo" e leve, possibilitando que as raízes utilizem água e nutrientes mais facilmente.
- As substâncias húmicas existentes no composto têm a capacidade de reter água e nutrientes, agindo assim, como uma esponja. Desta forma, as plantas podem utilizar a água e nutrientes, favorecendo o seu desenvolvimento. Por isso o composto é chamado também de fertilizante do solo.
- A água e os nutrientes retidos tornam o solo melhor estruturado, necessitnado de menos irrigação, economizando energia e tornando-se mais resistente a erosão.
- Aumenta a capacidade de troca de cátions (nutrientes).
- Ajuda na fertilidade do solo devido à presença de nutrientes minerais (N, K, Ca, Mg, S e micronutrientes). Para o nitrogênio, potássio e fósforo (NKP) encontram-se valores médios de 1%, 0,8% e 0,5%, respectivamente.


O composto é usado em solo como corretivo orgânico, principalmente de solos argilosos e arenosos, pobres em matéria orgânica. A matéria orgânica deixa o solo mais fofo e leve, possibilitando que as raízes utilizem a água e os nutrientes mais facilmente. Aplicando o composto uma ou duas vezes por ano, a produtividade do solo aumenta.

A compostagem no Brasil vem sendo tratada apenas sob perspectiva de "eliminar o lixo doméstico" e não como um processo industrial que gera produto, necessitando de cuidados ambientais, ocupacionais, marketing, qualidade do produto, etc.

A compostagem no Brasil precisa ser encarada mais seriamente.

Projeto de cultivo de Pleurotus ostreatus desenvolvido nas aulas de Biologia dos Cursos de Produção Agrária e Jardinagem da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima PT. (Oyster Mushroom Prodution Project)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Prato a Porter.com SALADAS



Cozinhei 1 xícara (chá) de soja sem pele na panela de pressão por 30 minutos. Escorri a água do cozimento e reservei a soja. Cozinhei cenoura e abobrinha em cubos, no vapor. Acrescentei 1/2 lata de milho, piquei 1/2 cebola, 1/2 pimentão, salsinha, bem picadinhos! Temperei com azeite, sal, pimenta e vinagre de maçã.



Coloquei 1 xícara (chá) de cuscuz marroquino em uma tigela e cobri com a mesma medida de caldo de frango caseiro. Tampei a tigela e deixei descansar por 4 minutos.
Acrescentei cebola picadinha, rabanete fatiado, tomatinhos cereja, damasco picado, uvas passas, mini pepinos fatiados, folhas de hortelã e temperei com sal, uma pitada de pimenta do reino, azeite e limão.



Há algum tempo que eu estava muuiitooo curiosa para experimentar o tempero desse salmão. Para o almoço de hoje, um dia de calor, nada melhor que uma refeição assim… o sabor é incrivelmente delicioso!

Para acompanhar, arroz branco, batatinha palha e uma salada de folhas (alface crespa, rúcula e endívias) com bolinhas de manga palmer ( que fiz com a ajuda de um boleador) e cebola roxa em rodelas. Para o tempero dessa salada coloquei sal, azeite e reduzi o aceto balsâmico. Deliciosa e refrescante!



O recheio é muito simples, basta misturar alguns ingredientes.

Usei 1 cenoura ralada, 1 pepino cortado em cubos bem pequenos, 1 lata de atum em conserva, cebolinha verde, cebola, alho-poró e manjericão picados. Temperei com sal, pimenta do reino, gotas de limão e 1 colher (sopa) cheia de maionese. Misturei tudo, retirei as sementes do tomate com cuidado e os recheei.
Os servi sobre folhas de agrião.





Lavei e cortei 2 pepinos (japonês) em cubos grandes. Em uma tigela misturei 150 ml de iogurte integral natural, uma pitada de sal, pimenta-do-reino, folhas de hortelã picadas e um fio de azeite. Acrescentei os pepinos e misturei bem.
Para dar um toque á mais, polvilhei pimenta rosa.



Quase os mesmos ingredientes da salada que fiz esses dias atrás… Desta vez, fiz com alface mimosa, rúcula, figo, lascas de parmesão, bulbo de funcho, endívia e radicchio. Para o molho, reduzi o aceto balsâmico até virar uma calda grossa, separadamente juntei azeite, sal, gotinhas de limão siciliano e misturei bem. Reguei a salada e servi em seguida.



Sabores diferentes que se misturam no paladar…

Inicia-se aqui, a temporada de novas combinações; saladas substanciosas, refrescantes e que valem por uma refeição.

Numa travessa coloque agrião, radicchio, endívias, nozes, pêras (firmes) cortadas em fatias, queijo gorgonzola (esfarelado), bulbo de funcho (erva-doce) cortado em lâminas finas. Depois, prepare o molho usando 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de creme de leite, 2 colheres (sopa) de mel, azeite, 1 colher (café) de molho inglês, 50 ml de suco de laranja, noz moscada ralada, pimenta branca moída e sal. Bata todos os ingredientes e regue a salada no momento de servir.



Mais uma opção para os dias quentes. Eu usei atum em conserva, milho, cebola roxa, ervilha, azeitonas verdes, azeitonas pretas, cenoura em cubos, salsinha e presunto picadinho. Cozinhe o macarrrão al dente, deixe esfriar e depois acrescente os outros ingredientes. Temperei com sal, pimenta do reino, suco de 1/2 limão, orégano seco, 1 colher (sopa) de maionese e um fio de azeite.

Aventure-se nas diversas opções de ingredientes; acredito que, tudo que usar ficará gostoso!



Com esse calor que está fazendo, nada melhor do que uma salada refrescante. Essa combinação de sabores é perfeita!

Higienize as folhas da acelga e depois pique bem fininho, desfie o kani e corte a manga em cubos. Reserve.

O molho é muito simples de fazer: 3 colheres (sopa) de creme de leite, 2 colheres (sopa) de mostarda, suco de 1/2 limão, sal, pimenta do reino, 1 colher (café) de noz moscada ralada e uma pitada de açúcar. Pronto! Receita simples, simples…

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Carbondown



Estamos prestes a começar o plantio em nossa área principal da Vila União, a partir de outubro. Serão plantadas cerca de 8 mil mudas de árvores nativas que neutralizarão 1.200 toneladas de CO2, além de contribuirem para a proteção de nascentes e na realização do sonho do Parque União.

O plantio simbólico de espécies nativas realizado por diretores, funcionários e colaboradores da empresa marca o início da primavera e dos trabalhos de plantio das 6.350 mudas que neutralizarão as emissões de carbono de 2007 do CPqD.



A Labace 2008, feira de aviação executiva que aconteceu em agosto no aeroporto de Congonhas, teve suas emissões de carbono neutralizadas pela Carbondown. Através da parceria com a SATOR, a Carbondown participa da iniciativa EVENTO CONSCIENTE.



O viveiro que irá abrigar as plantas e servir como base para educação ambiental do futuro Parque União já está finalizado! Ele será a base para a impantação do plantio de aproximadamente 8 mil árvores nativas neste fundo de vale.



www.carbondown.com.br

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...