sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Sopas, Cremes e Caldos.
Canja Tradicional
Ingredientes:
Caldo
1 frango médio em pedaços
1 cenoura média picada
1 cebola média picada
1 maço médio de salsinha amarrado
3 talos de salsão picado
Canja
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de cebola ralada
2 xícaras (chá) de cenoura ralada
2 tomates médios sem pele e sem sementes
3 colheres (sopa) de manjericão picado
1/2 xícara (chá) de arroz lavado
sal a gosto
Modo de Preparo:
Limpe o frango, lave-o, seque com papel toalha e pique-o em pedaços pequenos.
Retire o excesso de gordura e coloque-o em uma panela grande. Adicione 6 litros de água, a cenoura, a cebola, o maço de salsinha amarrado e o salsão. Leve ao fogo baixo e cozinhe, com a panela tampada, por 2 horas. De vez em quando, retire a gordura que se formar na superfície com a ajuda de uma escumadeira.
Retire do fogo, coe o caldo e desfie o frango. Reserve. Em outra panela, aqueça o azeite, junte a cebola, a cenoura e o tomate. Refogue, sem parar de mexer, por 5 minutos. Acrescente o frango e refogue mais um pouco. Junte o caldo reservado, o manjericão, o arroz e o sal. Cozinhe por mais 35 minutos, até o arroz ficar bem macio. Mexa algumas vezes durante o cozimento.
Caldinho de Feijão com Cachaça
Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média cortada em pedaços pequenos
1 dente de alho em lâminas finas
1/2 xícara (chá) de cachaça
3 xícaras (chá) de feijão preto cozido
2 colheres (sopa) de salsinha picada finamente
sal a gosto
molho de pimenta-malagueta
6 pimentas-malagueta médias sem sementes
1 dente de alho
1 cebola pequena picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de molho de tomate
4 colheres (sopa) de vinagre
sal a gosto
Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva, a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar macia. Acrescente a cachaça e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até evaporar quase todo o líquido. Junte o feijão, 1 xícara (chá) de água e o sal.
Assim que ferver, acerte o sal, retire do fogo e transfira para o liquidificador.
Bata até obter um creme, misture a salsinha e sirva em pequenas canecas com o molho de pimenta-malagueta. Molho de pimenta-malagueta: coloque no liquidificador a pimenta, o alho, a cebola, o azeite de oliva, o molho de tomate e o vinagre e bata por 3 minutos. Transfira a mistura para uma panela, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Acerte o sal e retire do fogo.
Creme de ervilhas secas
Ingredientes:
1 xícara (chá) de ervilhas secas
1 e 1/2 litros de água
1 cebola grande picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
60 g de bacon
sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
Escolha as ervilhas, lave-as e deixe-as de molho na água de um dia para o outro. Ponha as ervilhas, cebola e a água ou caldo numa panela e leve-a ao fogo. Ferva até estarem macias. Se necessáriom adicione um pouco de água. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. (O resultado deve dar um litro.
Se faltar, acrescente água.) Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Coloque o bacon e o azeite em uma frigideira e doure. Despeje na sopa reservada e mistura bem. Sirva bem quente.
Sopa de Abóbora com hortelã
Ingredientes:
1 kg de abóbora-moranga descascada e picada
1 tablete de caldo de carne
4 xícaras (chá) de leite desnatado
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de hortelã picada
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Coloque em uma panela a abóbora, o tablete de caldo de carne esfarelado, o leite e a cebola. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até a abóbora ficar macia, mexendo de vez em quando. Acerte o sal e acrescente a pimenta. Misture e retire do fogo. Transfira a metade da sopa para o liquidificador e junte a hortelã. Bata por 1 minuto e despeje na panela com a sopa restante. Misture e distribua nos pratos.
Dicas:
Os alimentos mais calóricos devem ser ingeridos durante o dia, de preferência nas primeiras refeições, quando o corpo queima mais calorias. Para a noite, prefira pratos à base de Verduras e legumes, que têm menos calorias. Existem estudos que comprovam que uma pessoa emagrece comendo um determinado alimento de manhã e engorda comendo o mesmo alimento à noite.
Sopa de ervilha
Ingredientes:
250 g de carne seca picada em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de ervilha seca
250 g de lombo defumado picado
100 g de bacon picado
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de alho amassado
1 buquê garni com cravo
1 colher (chá) de mostarda em pó
2 cenouras médias picadas em rodelas
2 batatas médias picadas em cubos médios
2 cebolas médias picadas em gomos
1 paio em fatias
1 pedaço pequeno de lingüiça calabresa em rodelas
1 xícara (chá) de salsicha picada
sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave a carne seca e deixe de molho em água de uma dia para outro, trocando a água várias vezes. No dia seguinte, coloque a ervilha de molho em água por 2 horas. Em seguida, coloque o lombo e o bacon e cubra com água. Reserve. Coloque em uma panela a carne seca e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos, ou até a carne ficar quase macia. Reserve. Em uma panela grande, refogue o alho na manteiga, junte a carne seca e os defumados (sem a água) e refogue por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione 2 litros de água, o buquê garni, a mostarda e cozinhe por 40 minutos, ou até as carnes ficarem macias. Adicione a ervilha escorrida, a cenoura, a batata, a cebola, a lingüiça e a salsinha. Cozinhe por mais 20 minutos, ou até os ingredientes ficarem macios. Acerte o sal, se necessário e retire do fogo. Sirva acompanhada de pão de centeio. Se preferir, salpique mais salsinha no momento de servir.
Dicas:
Uma boa opção é substituir parte da água por 250 ml de cerveja.
Buquê garni: enrole a parte verde do alho-poró ao redor de uma folha de louro, um galho de alecrim, outro de tomilho e alguns de salsinha. Em seguida, amarre com um barbante.
Sopa de Batata, Alho e linguiça
Ingredientes:
2 cabeças de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 kg de batatas médias picadas em cubos pequenos
3 xícaras (chá) de caldo de galinha caseiro
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
300 g de lingüiça calabresa picada em rodelas finas
1 cebola média picada em pedaços pequenos
sal a gosto
caldo de Galinha Caseiro
1 galinha caipira com cerca 1 kg
2 cebolas médias picadas em gomos
4 talos de salsão com as folhas
1 batata-doce média partida ao meio
1 bulbo de erva-doce picado
2 cenouras médias descascadas e picadas
1 maço de ervas frescas amarrado
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Corte os pedúnculos das cabeças de alho, retire apenas a casca que as reveste e disponha-as numa assadeira pequena. Regue com a metade do azeite de oliva e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno por 1 hora, ou até os dentes de alho ficarem macios. Retire do forno e, assim que amornar, separe os dentes de alho, retire a polpa e reserve. Leve ao fogo uma panela com as batatas e o caldo de galinha e cozinhe por 25 minutos, ou até as batatas ficarem al dente.
Retire do fogo e despeje a metade da mistura no liquidificador com o creme de leite. Bata até obter um creme e reserve. Coloque numa panela o azeite de oliva restante, a lingüiça e 4 colheres (sopa) de água. Refogue, mexendo de vez em quando, por 12 minutos, ou até a lingüiça ficar macia. Acrescente a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, por mais 3 minutos. A seguir, adicione a batata cozida com o caldo de galinha, a batata batida e o sal. Misture e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos, ou até ficar levemente encorpada. Distribua o alho assado nos pratos e despeje a sopa. Sirva em seguida. Caldo de galinha caseiro: limpe a galinha, corte pelas juntas e coloque-a numa panela grande de fundo grosso. Junte a cebola, o salsão com as folhas picados grosseiramente, a batata-doce, a erva-doce, a cenoura, o maço de ervas e 5 litros de água (de modo que cubra os ingredientes) e deixe cozinhar por 3 horas. Durante este tempo, usando uma escumadeira, retire e elimine a gordura que se formar na superfície. Retire do fogo e deixe amornar por 1 hora. Coe o caldo numa tigela e deixe amornar por mais 1 hora em lugar fresco. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira. Deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, retire a gordura solidificada na superfície do caldo.
Dicas:
Sirva o alho assado à parte com queijo gorgonzola ou roquefort, acompanhados de azeite de oliva e pão.
Se preferir, substitua a batata por mandioquinha ou batata-doce.
Para deixar a sopa menos calórica, substitua a lingüiça por presunto de peru ou lingüiça de peru e o creme de leite por leite desnatado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário