quarta-feira, 23 de julho de 2008

Industrializando a polpa das frutas



Veja como alguns produtores de frutas fazem para diminuir graves problemas da comercialização.

Preços baixos, frutas estragadas, produção fora do pico de consumo, estes e tantos outros problemas estão com os dias contados.

Como?
Industrializando a polpa das frutas.

Fica mais fácil conservar, embalar, transportar e vender. Tudo isso com uma pequena indústria, que você mesmo instala, com pequeno investimento. Aqui você encontra todas as dicas para instalar e operar uma pequena e lucrativa indústria.

Encontra também depoimentos de produtores bem sucedidos, mostrando que a rentabilidade do negócio é altamente compensadora.

Conteúdo:
-A lei;
-Matéria prima;
-Como produzir a polpa maracujá, morango, abacaxi;
-Local para instalações;
-A construção;
-Equipamentos;
-As frutas e a industrialização;
-Comercialização;
-Investimento.

Formato: DVD / Complemento: Acompanha Manual / Gênero: Vídeocurso
Procedência: Brasil / Duração: 45 Min / Idioma: Português / DVD Região: Todas
Garantia: 01 ano / Valor: R$ 89,00

Fonte: RURALNEWS SHOPPING - WWW.RURALSHOPPING.COM.BR

Com o advento das tecnologias modernas de genética e biologia molecular, surgiram diversos tipos de marcadores moleculares que detectam o polimorfismo genético diretamente no DNA.

O princípio da utilização dos marcadores moleculares é baseado no dógma central da biologia molecular e na pressuposição de que diferenças genéticas no DNA significam, na maioria das vezes, diferenças fenotípicas. Entre as vantagens dos marcadores podemos citar a obtenção de um número praticamente ilimitado de polimorfismos genéticos, a identificação direta do genótipo sem influência do ambiente, a possibilidade de detecção em qualquer estádio do desenvolvimento da planta ou a partir de cultura de células ou tecidos e a possibilidade de gerar maior quantidade de informação genética por loco no caso de marcadores co-dominantes.

Existem diferentes tipos de marcadores moleculares, sendo que cada um deles apresenta suas vantagens e desvantagens.

A escolha do tipo de marcador molecular a ser utilizado em determinado estudo depende, entre outros fatores, do objetivo do estudo, da infra-estrutura disponível, dos recursos financeiros, da disponibilidade de recursos humanos com treinamento apropriado e do nível de conhecimento da genética molecular da espécie a ser estudada. Entre os marcadores genético-moleculares pode-se citar: isoenzimas, RAPD, RFLP, microssatélites, AFLP, minissatélites, CAPS, SSCP, ISSR, PCR-sequencing, marcadores baseados em retrotransposons, marcadores baseados em genômica funcional, SNPs etc.

Estes diferentes tipos de marcadores moleculares têm permitido estudos de evolução, de diversidade genética inter e intra-específica, de identidade, origem genética e identificação de novos variantes, gerando informações importantes para subsidiar diferentes ações de pesquisa desde a coleta até a utilização dos recursos genéticos em programas de melhoramento.

Dentro desta temática foi editado o livro “MARCADORES GENÉTICO-MOLECULARES aplicados a programas de conservação e uso de recursos genéticos”.

Este livro apresenta, de forma resumida, os principais tipos de marcadores genético-moleculares, o princípio de sua obtenção e análise e algumas das aplicações práticas para resolver problemas e aumentar a eficiência de programas de conservação e uso de recursos genéticos vegetais.

A finalidade deste livro é apresentar algumas das potencialidades práticas das técnicas de genética molecular, estimulando a sua utilização, em determinadas situações, por profissionais que trabalham com recursos genéticos vegetais.

Pode-se dizer que os marcadores moleculares podem ser úteis em qualquer programa de conservação e uso de qualquer espécie, pelo menos em algumas fases desses programas ou para resolver determinado problema.

Vários artigos científicos são citados no livro para exemplificar cada uma das aplicações práticas dos marcadores moleculares e um sumário é apresentado para fazer a interface e esclarecer termos utilizados por profissionais especializados em genética molecular e profissionais especializados em recursos genéticos.

Maiores informações sobre o livro “MARCADORES GENÉTICO-MOLECULARES aplicados a programas de conservação e uso de recursos genéticos” e outras publicações da Embrapa e Parceiros podem ser obtidas no site www.sct.embrapa.br/liv

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...