sábado, 16 de agosto de 2008

Physalis (Uchuva)



Planta arbustiva de ciclo rápido, com folhas aveludadas e triangulares, podem chegar a 2 metros de altura se conduzidas por tutoramento.

Inicia a produção de frutos a partir do 4 a 5 mês e estende a produção por um período de até 6 meses se for submetida a um bom trato cultural.

Produz frutos redondos na cor de amarela até a um forte alaranjado, envolvidos por uma capa de proteção parecido a um balão chamado de cálice, podendo as frutas chegarem a pesar de 4 a 9 gramas por unidade com diâmetro de 1 a 2 centímetros.

Cada planta pode produzir de 2 a 4 quilos de fruto.
Bastante rústica e de fácil manejo pode-se introduzir até 6.000 plantas por hectare.

COMPOSIÇÃO FÍSICO QUÍMICA, SABOR E CONSUMO

Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.

De sabor único, levemente acido e adocicado não tem comparação com outra fruta.

Produz um suco delicioso e de sabor único. Muito apreciado pelos grandes chefes e gourmet da cozinha internacional em forma de doces, sorvetes, geléias, compotas, no fondue de chocolate e como tira gosto para degustação de vinhos.

Bastante sofisticada, o consumidor brasileiro está utilizando-se da fruta produzida e importada da Colômbia ao preço de até R$ 100,00 o quilo.

CURIOSIDADE

Pioneira na produção em grande escala a Colômbia abastece o mercado Norte Americano e Europeu, chegando a fruta ser exportada por até US$ 16,00 o quilo.

A Physalis (Uchuva) hoje representa 45% das receitas de exportação de frutas da Colômbia excetuando a banana.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta e controla a amibiasis.

Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado.

Povos nativos da Amazônia (Colômbiana, Peruana e Brasileira) e nordeste do Brasil, utilizam suas folhas, frutos e raízes no combate das seguintes doenças:
Diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado.

Estudos científicos recentes em andamento e ainda não concluídos revelaram forte atividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.

Mais recentemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram uma substancia chamada “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A FioCruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.

Fontes
- Universidade de Los Andes e Depto. De Planeacion de Colômbia.
- Ministério de Agricultura y Desarrollo de Colômbia.
- Livro: Plantas Medicinais no Brasil – nativas e exóticas.
Autores: Harri Lorenzi e Francisco José de Abreu Matos
- Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.http://www.plantarum.com.br

A primeira plantação experimental no Brasil foi realizada em 1999 no campo da Estação Experimental Santa Luzia.

ASPECTOS AGRONÔMICOS

Com início em 1.999 a Estação Experimental Santa Luzia é pioneira no Brasil no cultivo desta fruta visando o seu melhoramento genético através de seleção.

Neste período varias experiências de cultivo foram realizadas obtendo-se excelentes resultados em diversidade de solo e espaçamento.

Acreditamos que se trata de uma excelente alternativa de agricultura para o pequeno e médio produtor rural brasileiro e que podemos transformar o Brasil de importador em exportador da fruta em curto em médio prazo.

A Estação Experimental Santa Luzia fornece sementes de última geração acompanhadas de um completo manual técnico de cultivo, além da fruta liofilizada em pó para consumo humano e cosméticos artesanais elaborados com a fruta “ in natura”.

Nossa Vocação: Prospectar, pesquisar, realizar experiências de cultivo e viabilizar novas alternativas de hortifruticultura para o pequeno e médio produtor rural brasileiro.

Visite site: www.fazendafiore.com.br

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...