terça-feira, 4 de novembro de 2008

Brasileiríssima, CEREJA DO MATO



“Muitas espécies frutíferas nativas representam grande potencial econômico, principalmente, para o pequeno produtor rural, que pode passar a investir em frutos diferenciados. Uma destas espécies é a cereja-do-mato (Eugenia involucrata), fruta encontrada de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul”.

A conclusão é resultado de estudo conduzido pelos pesquisadores Juliana Degenhardt, da Embrapa Clima Temperado; e Rodrigo Cezar Franzon e Raquel Rosa da Costa e da Universidade Católica de Pelotas, RS. Conhecida também pelos nomes populares de cerejeira-da-terra, cereja-doriogrande, cereja-preta, ibaiba e ivaí, a fruta tem coloração brilhante, negro-violeta, além de ser doce e delicada.

De acordo com os pesquisadores, “a espécie tem bom potencial econômico devido às qualidades de seus frutos, que podem ser consumidos in natura ou na forma de doces, geléias e licores.

Ela ainda pode ser utilizada como componente na recuperação de áreas degradadas ou como espécie ornamental, devido à beleza de suas plantas.

Além disso, a cereja-do-mato tem despertado interesse na área de fitoterápicos, pois na medicina popular, as folhas são empregadas em forma de chás, com ação antidiarréica e digestiva.

A avaliação da composição química do óleo volátil revelou a presença de 11 substâncias principais, representando aproximadamente 92% do conteúdo total de óleos voláteis”. Mas apesar de seu potencial, a espécie ainda precisa de mais pesquisa.

A Embrapa Clima Temperado possui um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) para a cereja-do-mato, formado há mais de 20 anos. O produtor que tiver interesse em cultivar a fruta deve entrar em contato com a unidade pelo telefone (53)3275-8100 ou pelo e-mail: sac@cpact.embrapa.br.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...