quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coleirinhas (Fringilídeos - Sporophila)


Os Coleirinhas săo pássaros muito comuns. Pertencem à grande família dos Fringilídeos e ao gęnero Sporophila. Săo pássaros pequenos, de coloraçăo variada, sendo na maioria pobres em cores exuberantes. Temos conhecimento de 26 tipos diferentes e principais de Coleirinhas, os quais, na maioria, săo de pequeno tamanho, apresentam uma figura semelhante e, alguns deles, trazem uma marcaçăo de cor preta, em forma de colar, na altura do peito. O tipo mais característico em nosso meio, e de resto em todo o Brasil, e mesmo nos países vizinhos de língua espanhola, é o Sporophila caerulescens, que alguns chamam somente por Coleirinha(o), outros somente por Papa-Capim ou Coleirinha Papa-Capim, e que outros, por motivos que desconhecemos, chamam de Coleirinho Cruzeiro (Rio Grande do Sul) e de Coleirinho Virado. Sua zona de distribuiçăo geográfica abrange quase todo o Brasil, com certas áreas de preferęncia, mais a Argentina, o Uruguai, a Bolívia e o Paraguai. Nestes países vizinhos seu nome popular é Corbatita.

A plumagem deste espécime tem a cor cinza no dorso, é branca no ventre, tem a fronte preta ou escura e, logo abaixo do bico, tem na garganta uma mancha também preta. No peito apresenta um colar ou coleira de cor preta. Apresenta dimorfismo sexual apresentando-se as fęmeas com coloraçăo mais pálida. Os filhotes machos, antes da muda, se assemelham às fęmeas e năo tem coleira. Vivem em bandos e principalmente em lugares onde abunda alimentaçăo. Em cativeiro, dentre várias sementes, apreciam as sementes de Capim Arroz (Crista de Galo).

O canto deste pássaro é muito controvertido, sendo para uns agradável e para outros insignificante. Na verdade, os bons tipos săo exímios cantores, apresentando notas de boa melodia, se bem que baixas. A procriaçăo destes pássaros se inicia nos meses mais quentes do ano. O ninho é em forma de tigela aberta e a fęmea deposita de 2 a 3 ovos de cor branca e salpicados de manchas marrons. Os filhotes se desenvolvem rapidamente, chegando alguns espécimes ma­chos a cantar já nos seis meses, quando ainda năo possuem a cor definida dos tipos adultos.

Este Sporophila caerulescens tem hábitos migratórios assim como a maioria dos outros pássaros que pertencem a este gęnero. Năo apreciam os climas frios e sempre estăo a migrar para as regiőes de climas mais quentes e amenos. Aqueles espécimes que habitam em regiőes de inverno menos rigoroso passam a adotar hábitos sedentários.

Além do tipo acima descrito, que é um dos mais comuns, existe em nosso meio um certo Coleiro do Brejo (Sporophila c. meanocephala), que é disputado pela preferęncia de inúmeros amantes de aves. De belo canto e de bela plumagem, este tipo, muito comum no Rio Grande do Sul, se constitui numa das grandes posses dos ornitófilos que conhecemos. Conforme seu próprio nome indica (melanocephala; cabeça preta), tem a cabeça de cor preta e, abaixo do bico, na garganta, tem uma mancha de cor branco-marfim; possui no peito uma coleira de cor preta e, do lado ventral, é amarelento, cor de telha. As asas que tęm a cor do ventre apresentam marcaçőes pretas. No conjunto é um belo pássaro. Na fronte, e de cada lado, tem uma pequena manchinha branca ou creme. Geralmente o Sporophila c. melanocephala possui canto próprio e agradável, porém, em alguns espécimes de "cabeça mole", o canto pode se assemelhar com o de outros pássaros (Azulăo, Curió, Canário etc.). Há dimorfismo sexual acentuado. Tem o hábito de viver e nidificar, de preferęncia, entre junco de lagoas e banhados.

Com o nome comum de Coleiro do Brejo săo conhecidos ainda mais tręs outros pássaros: o Sporophila c. colaris, o Sporophila pileata e o Sporophila c. ochrascens. De uma maneira grosseira, e para simplificar o entendimento, se pode dizer que todos se assemelham entre si.

O Sporophila collaris colaris tem a cabeça, a nuca e a cauda pretas; o dorso e a cobertura da cauda săo de cor parda-amarelada; a garganta é clara; o peito, o ventre e o uropígio săo amarelos cor de telha. Na fronte, e de cada lado, tem uma pequena manchinha de cor clara ou branca. Na garganta tem uma marcaçăo preta que lembra uma coleira. Este coleiro recebe também os nomes populares de Coleiro do Sapę ou Coleiro Ganga.

Já o Sporophila pileata apresenta uma cor castanho parda com asas e cauda de cor escura; o lado ventral é quase branco e, ao nível do peito ou garganta, possui uma marcaçăo em forma de coleira.

Sobre o Sporophila c. ochrascens năo sabemos como definir ou descrever com segura precisăo.

Além dos espécimes descritos acima podemos ainda citar mais 21 tipos diferentes, mas também característicos, que compreendem outras espécies e subespécies, recebem os nomes populares mais variados, como os de Patatíva, Caboclinho etc., os quais, a nós parece, săo termos que se confundem com o de Coleirinha ou săo quase que sinônimos.

Assim pois temos a Sporophila plumbea que é a mais característica e conhecida das Patativas, de cor cinza predominante (Iat.: plumbum, chumbo), sem mancha preta sob o bico, de ventre branco e com coleira preta e bem marcada. Além dos tipos vistos acima podemos destacar ainda a S. p. white leyana (Patativa da Amazônia), a S. p. aurantrirostís (Patativa do Bico Amarelo), aS. leucoptera (Patativa Chorona), a S. n. nigricolis (Coleirinha da Serra), a S. melanops (coleirinha amarela), a S. c. helimayre (Coleirinha do Peito Amarelo), a S. falsirostris (Cigarrinha), a S. lineola (Bigodinho), a S. albogularis (Brejal), a S. b. pileata (Caboclinho Paulista), a S. b. bouvreuil (Caboclinho Fradinho) a S. ruficolis (Caboclinho Paraguaio), a S. palustris (Caboclinho Papa Branco), a S. cinnamomea (Caboclinho Goiano), a S. m. hipoxantha (Caboclinho Vermelho), a S. nigro rufa (Caboclinho de Campo Grande), a S. castaneiventris (Caboclinho do Amazonas), a S. melanogaster (Caboclinho Bico de Ferro), a S. m. minuta (Caboclinho do Norte), e a S. B. saturata (Caboclinho do Peito Branco).

Dos espécimes referidos acima há alguns que, sendo mais conhecidos, merecem também uma maior destaque, assim como já se fez com o Coleiro Virado, a Patativa e alguns Coleiros do Brejo.

Dentre estes destaca-se de início o Bigodinho (Sporophila Iineola) de lindo e mavioso canto. Este tipo tem todo o dorso negro e uma estria branca no vértice; sob cada olho, e de caca lado da cara, há uma marcaçăo branca que se assemelha a um bigode. O ventre é branco com uma marcaçăo preta na garganta. Bico e pés pretos. Apesar de somente apresentar duas cores, a preta e a branca, estas se distribuem de tal forma que dăo ao tipo uma beleza toda original.

Após o Bigodinho se faz necessário, também, que todo o interessado em aves de gaiola, e em especial as de pequeno porte, conheça o Sporophila b. bouvreuil ou Caboclinho Fradinho. É muito pequeno. Os machos tęm toda a porçăo inferior clara, levemente rosada; asas pretas com marcaçőes brancas; cauda preta; coroa da cabeça preta "assim como o frade".

O Sporophila n. nigricolis, chamado vulgarmente de Coleiro da Bahia e também de Coleirinha da Serra tem a presença da cor preta na cabeça, na nuca e na garganta; a cauda é preta com reflexos esverdeados; o peito, o uropígio e o ventre săo brancos; a parte interna da cauda é acinzentada.

Outro tipo freqüentemente encontrado em nosso meio, trazido por viajantes do norte e nordeste do Brasil é o Sporophila leucoptera, que se conhece por Patativa Chorona ou simplesmente Chorăo. A porçăo superior do corpo do macho é acinzentada; a cauda e as asas săo mais escurecidas. A porçăo ventral é branca. O bico é vermelho. A fęmea se distingue do macho por apresentar a porçăo inferior do corpo em tonalidade vermelho-clara.

O Brejal, ou Coleirinha do Brejal, é o Sporophila albogularis. É muito parecido com o nosso Coleiro Cruzeiro. A cor predominante é a acinzentada, ou preto fosca, sendo que nas asas existem penas mais carregadas de preto; o peito, a garganta e o ventre săo brancos. Tem uma coleira preta bem marcada na altura da garganta. O bico é amarelo alaranjado.

De uma maneira geral todos os pássaros tratados aqui e pertencentes ao gęnero Sporophila săo ainda conhecidos como Papa­-Capim. Há, no entanto, uns espécimes deste gęnero que, sendo de maior tamanho, já săo considerados como Papa-Arroz; geralmente săo citados ao lado dos que anteriormente referimos, apesar de năo guardarem entre si algumas características comuns, que seja, aspecto e tamanho!

Dentre estas outras aves do gęnero Sporophila, de maior tamanho, destaca-se a Sporophila superciliaris e a Sporophila frontalis (Pichochó Estrela), sendo que, nesta oportunidade, apenas destacaremos a segunda.

O Pichochó Estrela, também conhecido como Pichanchăo, Papa­-Arroz e Chăo-Chăo, é comum na regiăo sul do Brasil. Na porçăo dor­sal, em repouso de asas, mostra-se de cor esverdeada, tendo a cor oliva ou azeitonada; o lado ventral é esbranquiçado. Sobre os olhos apresenta marcaçőes brancas (estrias) e, nas asas, marcaçőes amarelas. Este tipo anda em bandos rondando os arrozais. O canto do Pichochó Estrela é semelhante ao do Coleiro Cruzeiro.

Como muitas vezes se confunde o Pichochó Estrela descrito acima com o Hapospliza unicolor, também chamado de Pichochó, lembramos de que este último é praticamente unicolor e de cor acinzentada. Um nada tem a ver com o outro!

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...