quarta-feira, 20 de abril de 2011

Corrupião, Turpial (troupial)



Nome comum: Corrupião
Nome científico: Icterus jamacali

REGIÃO ONDE É ENCONTRADO
O Corrupião é um dos pássaros mais bonitos e de voz melodiosa do Brasil. Em cativeiro tornam-se extremamente mansos, aprendem truques e trechos de músicas, como por exemplo do hino nacional, este pássaro habita a caatinga, cerrado e zonas descampadas secas nos estados do Maranhão, Bahia e Minas Gerais.

ALIMENTAÇÃO
Alimenta-se basicamente de frutas, legumes e verduras como maçã, mamão, laranja, goiaba, banana, jiló, berinjela, cenoura, beterrada, couve, almeirão.

CRIAÇÃO
O período de reprodução inicia-se na primavera e se estende até o fim do verão onde a fêmea cria de 2 a 3 ninhadas com 2 a 4 ovos em média. Depois de um período de 14 dias, os filhotes nascem podendo ser separados da mãe com 40 dias de vida.

O troupial ou turpial, também conhecido como currupião (Icterus icterus) é uma ave Icteridae. É o pássaro nacional da Venezuela. O nome é usado também para o oriole americano, que faz parte da mesma família. O troupial é uma ave preta e amarela com uma raia branca longa através da asa (que é preta). Habita a floresta onde se alimenta de insetos e outros artrópodes. Os adultos ocupam territórios que defendem ferozmente de invasores. O comportamento territorial e do acasalamento é espectacular, especialmente porque ambos os pássaros chamam alto a toda a hora.
O troupial come todos os tipos de frutas, mas também insetos, ovos e filhotes de outros pássaros. Constrói seu ninho em cactos elevados mas pode também apropriar-se de ninhos de outros pássaros.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...