quarta-feira, 22 de junho de 2011

Café - receita e breve história


Conta a lenda que há mais de 1300 anos, no território de atual Etiópia, um jovem pastor árabe Kaldi observou uma tarde como suas cabras atuavam de uma forma estranha, correndo e dando saltos como loucas, depois de comer arbustos de frutos vermelhos. O pastor, intrigado pelo que ocorria, decidiu levar as mostras de folhas e frutos a um mosteiro chamado Cheodet, onde os monges por curiosidade puseram os grãos para cozinhar. Ao provar a bebida, acharam tão ruim que jogaram ao fogo o que sobrou. Mas os grãos, à medida que se queimavam, despediam um agradável aroma. Os monges tentaram então voltar a preparar uma bebida com os grãos torrados e ficaram fascinados com o resultado. Ao tomar-se o café, as orações dos monges já não foram suaves e calmas, mas recitadas em coro com alegria.

A lenda conta que o abade do mosteiro deu o nome de Kaaba à bebida, que em árabe quer dizer pedra preciosa de cor café. Nos 400 anos seguintes, os grãos de café eram apenas mastigados, para obter seu efeito revigorante. Os árabes, no século XIII, foram os primeiros a processar o fruto amadurecido e torrado e dele tirar a bebida. O café chegou à América do Sul, no século XVIII, com os franceses que iniciaram plantações nas Guianas. A saída de sementes do país era proibida, pois quem tivesse maior controle estabelecia o monopólio comercial. O sargento brasileiro, Francisco de Melo Palheta, foi enviado para resolver uma questão diplomática nas Guianas e, na volta, deveria contrabandear mudas de café para o Brasil. Palheta cumpriu as duas missões: os franceses reconheceram as fronteiras brasileiras e, depois de seduzir a esposa de um governador, o sargento conseguiu algumas sementes que foram trazidas em seu bolso. O café passou a ser cultivado no norte do Brasil em 1722 e foi se espalhando pelas demais regiões. Atualmente, além do saboroso Café à moda brasileira, existem várias outras receitas de drinks tanto quentes quanto frios que podem ser saboreadas com muito gosto.

Café a gengibre
Ingredientes:
4 colheres de sobremesa (ou sopa se quiser bem forte) de café moído
1 pitada de gengibre
4 colher de café de mel
4 colher de café de chantilly
Modo de fazer: Misture o café com o gengibre e prepare o café. Ponha mel nas xícaras. Coloque o café e decore com o chantilly.

Café ao mel
Ingredientes:
4 colheres de café moído
2 raminhos de canela e mel a gosto
Modo de fazer: Prepare um café normal. Ponha 2 colherzinhas de mel em cada copo e meio raminho de canela. Coloque o café muito quente.

Café com canela
Ingredientes:
4 colheres de sopa de café moído
1 pitada de canela em pó
2 raminhos de canela
Modo de fazer: Prepare um café expresso. Adicione uma pitada de canela quando bastante quente. Sirva com meio raminho de canela em cada xícara.

Café com cardamomo (ou cana-do-brejo)
Ingredientes:
3 xícaras de café forte, quente
sementes de 3 vagens de cardamomo
4 colheres de rum
4 colher de café de açúcar
Modo de fazer: Esquente um pouco o rum com o cardamomo e açúcar. Agregue o café quente e sirva.

Café com laranja
Ingredientes:
3 xícaras de café forte
¾ xícara de suco de laranja
casca de laranja
4 colheres de sopa de creme
açúcar a gosto
canela em pó
Modo de fazer: Prepare o café. Tire a casca de uma laranja e coloque-a no café quente, tampe e deixe repousar até que esfrie completamente. Coe e misture com o suco de laranja, com açúcar e creme. Sirva com gelo e agregue canela. Decore com laranja.

Café moka quente
Ingredientes:
2 xícaras de café forte
1 colher de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de creme de café*
½ xícara de creme de leite batido, gotas de chocolate para decorar e açúcar a gosto
Modo de Fazer: Misture a cacau e o açúcar no café quente, agregue o creme de café. Decore com creme e gotas de chocolate.

Creme de café
Ingredientes:
1/2 litro de leite
2 gemas de ovo
150 g de açúcar
1/2 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de maisena
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
2 colheres (sopa) de café solúvel
100 g de chocolate ao leite em barra
200 g de creme de leite
Modo de Fazer: Bater as gemas e o açúcar, formando uma gemada clara. Misturar ao leite frio, juntamente com a maisena dissolvida em um pouco de água. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Colocar o café e o chocolate em pedaços, misturando vigorosamente ao creme para dissolver. Umedecer a gelatina num prato fundo com 5 colheres de água. Jogar em seguida meia xícara de água fervente para dissolver. Acrescentar a gelatina ao leite quente, incorporando bem. Juntar o rum e o creme de leite. Distribuir o creme de café em taças de vidro, levando à geladeira por 4 horas. Quando for servir, polvilhar um pouquinho de café solúvel em cada taça.

Café quente com chocolate
Ingredientes:
1 tablete de chocolate amargo
1 xícara de água quente
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de café instantâneo
1 litro de leite
1/2 xícara de creme de leite batido. Noz-moscada e Pauzinhos de canela a gosto
Modo de Fazer: Derreta o chocolate com a água em banho-maria. Acrescente o açúcar, o sal e o café. Retire a panela da água quente e cozinhe diretamente sobre o fogo por cinco minutos, mexendo constantemente. Coloque novamente em banho-maria e adicione lentamente o leite, mexendo sem parar. Aqueça bem. Sirva quente, em canecas, coberto com o creme de leite batido ao ponto de chantilly e uma pitada de noz-moscada. Coloque um pauzinho de canela em cada caneca.

Cappuccino caseiro
Ingredientes:
7 xícaras de café forte e quente
2 colheres de sopa rasas de açúcar
9 colheres de sopa de leite em pó
3 colheres de sopa de licor de café
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes no liquidificador até a obtenção de espuma e sirva imediatamente. Decore com canela em pó.

Ponche de café
Ingredientes:
4 pedacinhos de chocolate meio amargo
Açúcar a gosto
4 colheres de sobremesa de creme de leite
4 xícaras de café bem forte. Chantilly, canela e cacau em pó e Raspas de laranja
Modo de Fazer: Derreter o chocolate, o açúcar e o creme em fogo brado. Juntar o café e levar ao fogo sem deixar ferver. Colocar em xícaras grandes. Guarneçer com chantilly e sobre ele colocar canela, cacau em pó e raspas de laranja.

ESPUMANTE DE CAFÉ
Ingredientes:
1 xícara de café quente
1/2 xícara de creme de leite
1/4 de xícara de chocolate meio amargo partido em pedaços
2 1/2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Fazer: Misture o café e o creme de leite. Aqueça bem. Coloque no liquidificador, junte os pedaços de chocolate e açúcar. Tampe bem e bata em alta velocidade por 20 segundos. Despeje em canecas aquecidas. Rende 2 porções.

Agora algumas receitas gelada de café para o dia que fizer um calorzinho.

Café gelado com canela
Ingredientes:
2 ½ xícaras de café extra forte e quente
3 lascas de canela
4 cravos
2 colheres de açúcar e gelo
Modo de Fazer: Agregue cravo e canela ao café e deixe-o repousar tampado por uma hora. Tire os cravos e a canela, adicione o açúcar e misture bastante. Coloque o gelo em copos e sirva o café.

FRAPÊ DE SORVETE COM CAFÉ
Ingredientes:
6 colheres (sopa) sorvete de creme
2 xícaras (chá) de leite gelado
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de canela
6 colheres (chá) de café
Modo de Fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir.

Café sorvete
Prepare um café, adoce-o a gosto e ponha para congelar em cubos. Quando os cubos de café estiverem formados, tire-os do molde e pique-os. Sirva imediatamente em copo alto.

Café gelado
Prepare um café forte e deixe esfriar na geladeira. Quando estiver bem frio, bata-o no liquidificador com gelo picado e açúcar a gosto. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...