sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cura até Pensamento...



A web é fantástica, e neste post tem um belo exemplo do significado que a informação comunitária beneficia a sociedade. Tenho alguns amigos que observei rachaduras escamosas na pele que a dermatologista caracteriza como ICTIOSE, querendo saber mais sobre o assunto, associado a lembrança de minha mãe que na década de 50 e 60 utilizava a POMADA SÃO SEBASTIÃO, tudo quanto era dor ela passava a pomada e não é que curava, por isso o nome deste post... Cura até pensamento.

Atiçou minha curiosidade também sobre o produto que hoje não tem nas farmácias, bem comecei a pesquisa e fui apanhando informações sobre os possiveis tipos de tratamento. Resultado, a última noticia que soube sobre a pomada São Sebastião é que o laboratório que fabricava em Minas Gerais foi vendido a uma empresa americana, acredito que por interesses escusos deve ter enterrado a formula de produção da pomada que tinha uma composição de ervas até então não estudadas pelo meio cientifíco e com isso mascarar a preservação da comercialização dos produtos de alto valor agregado em royalt.

Fiquei sabendo também que o santo São Sebastião é o padroeiro dos Gays... é mole... sem crise, somos todos anjos.

Sobre a questão de uma pomada "miracolosa" para reduzir os afetos em ICTIOSE, verifico que uma instituição espirita produz uma pomada denominada "VOVÔ PEDRO", distribuida gratuitamente. Que a pomada de marca "MINANCORA" está fazendo 87 anos, que uma instituição de ensino está para lançar uma pomada com os principios ativos na semente da fruta JACA, e que o processo de pesquisa e acerto nasceu de um aluno curioso na busca da praticidade... A soma de todas estas informações são inspiradoras para o senso humanitário.

Ictiose vulgar, O que é?

Doença de origem genética (genodermatose) que tem como característica principal o ressecamento e a descamação da pele.

Manifestações clínicas

As manifestações costumam aparecer após o nascimento, geralmente no primeiro ano de vida. Pode apresentar-se apenas com ressecamento da pele e descamação fina ou com intensa descamação, formando escamas grandes, de aspecto geométrico.

As áreas mais atingidas são os membros, podendo atingir também face e couro cabeludo. As palmas das mãos e as plantas dos pés podem estar espessadas (hiperceratose), com acentuação dos sulcos. As áreas de dobra de pele (joelhos, cotovelos...) geralmente são poupadas. Pode haver a formação de ceratose folicular (pontos espessados nas aberturas dos folículos pilosos) em algumas regiões.
A doença tende a regredir ou diminuir os sintomas com o passar dos anos.

Tratamento
Por ser uma doença genética, não existe um tratamento que a elimine definitivamente. O objetivo é combater o ressecamento da pele. O frio intenso é prejudicial e deve ser evitado. Os banhos devem ser mornos e deve-se evitar o uso excessivo de sabões. Hidratantes potentes devem ser utilizados logo após o banho, de modo a reter a umidade da pele e a indicação do tipo mais adequado deve ser feita por um médico dermatologista.

http://www.dermatologia.net

IMPINGEM: designação vulgar comum a várias dermatoses; dermatose contagiosa; algodoeiro (chá da casca da raiz), bardana (chá), cará, caroba (casca), calêndula (cataplasma), chapéu-de-couro (chá), cravinho-do-campo (lavar), cipó-açougue (chá), cipó-suma (chá), douradinha-do-campo, erva-de-são-caetano (banhos), fedegoso (cataplasma), farinha-seca (banhos), ipê (cascas chá), limoeiro (casca), mamão-macho (flor), melão-de-são-caetano (banho), erva-de-são-joão, pau-pombo (chá), sete-sangrias (banhos), trapoeraba (aplicar suco), velame-do-campo (folha e cataplasmas, grãos de feijão em farinha com vinagre (aplicar).

RACHADURAS NOS PÉS E CALCANHARES: açoita-cavalo (entre casca), arnica-do-campo, arnica-do-mato (lavar com o cozimento das flores), Aloe Gel, algodoeiro (folhas amassadas), couve (com óleo), douradinha-do-campo (folhas chá), cipó-cabeludo (cipó todo infusão), paineira (casca chá), sabugueiro (infusão das folhas), saião (suco), sempre-viva (chá).

http://www.plantamed.com.br/glossario/index_i.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais pode ser que ajude outras pessoas como eu o Link é:

www.chamedicinal.com.br

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...