quarta-feira, 25 de março de 2009

Clareamento dentário tem efeito colateral



Produtos podem provocar a morte da polpa, a parte viva do dente, e facilitar as fraturas

Pâmela Oliveira

O preço de ter dentes brancos como os de personagens de comerciais de TV pode ser alto. Estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) concluiu que produtos para clareamento dentário podem causar danos à polpa — a parte viva do dente —, e também aos ossos e ao ligamento periodontal, que une o dente à estrutura óssea.

“Alguns produtos clareadores chegam a atingir a polpa dentária, causando reações que podem incluir a morte dela”, explica a professora de Odontologia da faculdade, Márcia Carneiro Valera, que orientou o trabalho de mestrado da dentista Ana Raquel Benetti. Feitos à base de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e peróxido de carbamida, esses produtos são aplicados na superfície externa do dente e desencadeiam reações químicas que levam à ação clareadora.

“Quando ocorre a morte da polpa, os dentes ficam mais frágeis e mais suscetíveis a fraturas. Além disso, o paciente perde a sensibilidade, o que dificulta, por exemplo, que se note a presença de cáries e outros problemas”, diz Márcia.

A maior preocupação, afirmam os dentistas, é com o tratamento feito em casa, em que a pessoa usa uma moldeira que encaixa nos dentes e usa um produto clareador. “Eu não indico isso porque sem o acompanhamento de um profissional o risco é muito maior e podem ocorrer danos irreversíveis à polpa”, afirma Márcia. De acordo com Ana Raquel, um dos riscos é de o produto atingir os tecidos que sustentam os dentes, como o osso e o ligamento periodontal.

Estudos da Unesp constataram ainda que o uso de fontes de luz durante o clareamento não aumenta a eficácia do procedimento. “O uso da luz não melhora em nada o resultado final. O efeito imediato parece melhor porque o dente fica mais seco e, por isso, parece mais branco”, diz Márcia. “Além disso, quando se aplica laser o risco para a polpa é ainda maior porque ela não suporta um aumento de temperatura maior do que 5 graus centígrados e o laser pode provocar um aumento maior”, diz, acrescentando que a saída para manter dentes mais claros é evitar o cigarro, café e vinhos tintos.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...