segunda-feira, 21 de março de 2011

Conhaque (brandy), Bagaceira e Armagnac - destilados do vinho

O conhaque, brandy ou brande é o produto decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40–60% de graduação alcoólica por volume. O nome em português é derivado da palavra francesa cognac, um tipo de conhaque com indicação de procedência da região homônima da França.

Além do vinho, esta bebida destilada pode ser feita com suco de fruta fermentado (no caso da uva normalmente são utilizadas apenas espécies viníferas). É usualmente degustado após as refeições.

Conhaques de uva franceses: Martell, Rémy Martin, Hennessy, Ragnaud-Sabourin, Delamain, Courvoisier, Darroze, Baron de Sigognac, Larressingle, Delord, Laubade, Gélas e Janneau.
Também há produção de conhaque de uva atualmente na África do Sul, na Espanha, no México e no estado americano da Califórnia. Na Armênia, a produção é antiga e tradicional.

Conhaques de fruta são feitos usualmente com maçã, ameixa, pêssego, cereja, amora e damasco. Têm coloração mais clara e normalmente são degustados gelados. Calvados é um conhaque francês da região da Normandia feito à base de maçã, da qual é extraída a cidra que depois é fermentada e destilada. Kirschwasser é um conhaque alemão de frutas feito à base de cereja.
Slivovitz é um conhaque de frutas feito à base de ameixa.

Um conhaque pode ser produzido de três maneiras:
Sem envelhecimento - caso típico dos conhaques de fruta, que apresentam tonalidade clara.
Single barrel - conhaques com tonalidade dourada ou caramelo são normalmente envelhecidos em barris de carvalho.
Sistema de solera - alguns conhaques são envelhecidos no sistema de soleira, especialmente os espanhóis.

Classificação do Envelhecimento
O envelhecimento do conhaque recebe seis faixas classificatórias:
☆☆☆ (Three Stars) - Cognac standart, 5 anos de envelhecimento
V.O. - Very Old, mais de 5 anos de envelhecimento
V.S.O. - Very Special Old, mais de 15 anos de envelhecimento
V.S.O.P. - Very Special Old Pale, mais de 20 anos de envelhecimento
V.V.S.O.P. - Very Very Special Old Pale, mais de 25 anos de envelhecimento
X.O. - Extra Old, mais de 30 anos de envelhecimento (alguns não consideram tal classificação, continuando a classificar conhaques acima de 30 anos como V.V.S.O.P.)

Vale ressaltar que tal classificação é um tanto controversa, tais idades são as idades médias. Médias porque o conhaque em geral é fabricado com várias levas, cada qual com uma idade de envelhecimento. Dessa forma, alguns usam a idade do blended mais novo para a classificação.

A bagaceira é uma aguardente de vinho de origem portuguesa com teor alcoólico de 35% a 54% em volume, a 20°C, obtida a partir de destilados alcoólicos simples de bagaço de uva, com ou sem borras de vinhos, podendo ser retificada parcial ou seletivamente. É admitido o corte com álcool etílico potável da mesma origem para regular o conteúdo de congêneres. O Licor de bagaceira é uma bebida com graduação alcoólica de 18º a 54º G.L., tendo como matéria-prima a bagaceira.

O armanhaque (em francês: armagnac) é uma aguardente vínica de grande qualidade, semelhante ao conhaque, proveniente da destilação de vinhos de baixa qualidade, que apresentam características próprias para o envelhecimento. Suas origens estão ligadas à região francesa de Armanhaque.

O armanhaque é exclusivamente fabricado a partir do suco da uva. O armanhaque é produzido na França, nas regiões de Gers, Landes e Lot-et-Gordanne situadas na Gasconha. Essas três regiões formam um triângulo, próximo às cidades de Bordéus, Toulouse e Pau, essa região foi demarcada por decreto de lei do governo francês, em maio de 1909, que atribuiu a designação "Appellation Controllés Armagnac". O armanhaque é fabricado, exclusivamente, com vinhos brancos, das castas: Folle Blanch, Saint-Emilion, Jurançom e Columbard, enxertadas em cepas americanas. Essa bebida tem uma destilação, feita em alambiques próprios, de sistema contínuo (patent-still) e regulada de modo a obter-se um produto com graduação alcoólica de 52º. O envelhecimento processa-se em cascos de carvalho, em que a graduação de 52º baixa perto dos 40º.

O trabalho de campo que expõe este antigo sistema de produção de álcool com um pouco de suco de fruta, e foi usado na ilha de La Gomera. O resultado da destilação é conhecido como "PARRA", nas Ilhas Canárias e da Península Ibérica Marc.
384 anos, Aristoteles ac doce obtido pela destilação de água do mar e Dioscórides e Plínio, falar de terebintina obtida por destilação com os processos primitivos.
A referência sobre a destilação mais sofisticados ainda encontradas na descrição e desenhos de Cleópatra - Rainha do Egito, ainda conhecido pelo mesmo nome ou (CRISIOPEA). Simesio foi quarto século atrasado que aperfeiçoou a fé ainda acrescentar um rolo apertado para uma caldeira,
É possível que os Guanches vir a conhecer este processo, MILLENIUM, porque isto mostra sistema na destilação COCUMENTAL, pertence ao mesmo tempo ou antes de Cleópatra. Talvez eles trouxeram com eles da África do Norte. Estas são hipóteses a reflexão, por isso vou deixar para os historiadores a solução final. Este é mais um contribuição para o comentário do documentário

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...