segunda-feira, 21 de março de 2011

Cynar e Cinzano, não é a mesma coisa.

Cynar é um aperitivo liquido amargo italiano produzido com 13 ervas e plantas. A mais predominante entre essas é o alcachofra (Cynara Scolymus), baseando-se nisso, surgiu o nome. Cynar é marrom escuro, tem um gosto misturado de amargo com doce (agridoce), tendo 16.5% de álcool.

Pode ser bebido puro (geralmente com gelo), ou como coquetel (misturado com soda e limão ou rodelas de laranja, ou com Coca-Cola, Água Tônica, ou com suco de limão). Europeus geralmente misturam Cynar com suco de laranja. Porque é um componente da alcachofra. Cynar é também nomeado como digestivo.

CYNAR tinha tudo para dar errado: um sabor esquisito, que variava entre o amargo e o doce; era feito de folhas de alcachofra; e possuía uma essência estranha. Mas, experimente entrar em qualquer bar e você irá comprovar que a tal bebida italiana é uma das mais populares, sendo consumido como ingrediente para vários drinques, especialmente o famoso Rabo de Galo.

Infelizmente não existem registros históricos de quem foi o criador ou qual empresa lançou no mercado uma das bebidas mais populares do mundo: CYNAR. O que se sabe é que o produto foi lançado no mercado italiano como uma bebida alcoólica com 16.5% de graduação cuja fórmula era feita a base de folhas de alcachofra e 13 ervas aromáticas e raízes. O resultado era uma bebida de coloração marrom escuro, completamente natural, com essência rica e sabor único, de amargo com doce (agridoce). Como as folhas de alcachofra (Cynara Scolymus) eram o ingrediente predominante, o nome do novo produto derivou de sua denominação científica.

Sua história inicial de sucesso no mercado italiano esteve intimamente ligada com os famosos comerciais de televisão veiculados na década de 60 e estrelados por Ernesto Calindri. Os italianos passaram a consumir CYNAR como um aperitivo digestivo, que podia ser bebido com gelo ou misturado com soda, limão, água tônica ou suco de laranja, hábito que se espalharia pela Europa nos anos seguintes.


O tradicional vermoute CINZANO é uma mistura perfeita entre vinho, álcool, açúcar e uma infusão de ervas e especiarias que garantem seu sabor único e inconfundível, apreciado em bares e restaurantes de todo o mundo quer seja puro, com gelo ou em uma centena de drinques.

A origem da marca remonta ao ano de 1757 quando os irmãos Carlos Stefano e Giovanni Giacomo Cinzano, começaram a produzir em um pequeno estabelecimento na vila de Pecetto, próxima a cidade de Turim, várias misturas aromáticas de vinhos com ervas aromáticas provenientes dos Alpes italianos. A tradicional Casa Cinzano produzia, entre as várias misturas, uma bebida, muito semelhante à um vinho aromático e fortificado, que continha 35 ingredientes, que pouco depois viria a ser conhecida como Vermoute, introduzido oficialmente no mercado em 1786 com o nome de CINZANO ROSSO (chamado assim devido a sua coloração avermelhada). Foi neste mesmo ano que a Casa Cinzano foi nomeada fornecedora oficial de bebidas da Casa Real de Savóia. Rapidamente o CINZANO ROSSO se tornou a bebida preferida da classe média de Turim.

Cinzano é uma comuna italiana da região do Piemonte, província de Turim, com cerca de 331 habitantes. Estende-se por uma área de 6 km2, tendo uma densidade populacional de 55 hab/km2. Faz fronteira com Casalborgone, Rivalba, Sciolze, Berzano di San Pietro (AT), Moncucco Torinese (AT).

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...