quarta-feira, 13 de junho de 2012

Terebintina (Pistacia terebinthus) um diluente e solvente

Terebintina ou terebentina é um líquido obtido por destilação de resina de coníferas.
É um líquido normalmente incolor, mas pode se apresentar levemente colorido por causa de alguma impurezas, com aroma forte e penetrante de pinho (quando fabricado a partir de resina de pinheiro). É um bom solvente, sendo usado na mistura de tintas, vernizes e polidores. É constituído principalmente por terpenos. A terebentina é o diluente ideal para tintas destinadas à pintura de óleo sobre tela. O termo provém do nome grego do terebinto (Pistacia terebinthus), uma anacardiácea do Mediterrâneo donde primeiro se extraiu aquele líquido. O termo também pode ser usado para designar qualquer resina, enquanto que o extrato da resina é vulgarmente chamado aguarrás (comercialmente, muitas vezes, como "aguarrás vegetal").
É utilizado na medicina e na indústria, como solvente. É usada também para diluir pigmentos, dissolver ceras e limpar pincéis.

Meus pais, Ester Augusta Lagareiro e Antonio de Almeida - proprietários do Rancho Pedra Branca

Uma das fontes primordiais foi o terebinto ou árvore turpentina (Pistacia terebinthus), uma árvore mediterrânea ao pistachio. Importantes pinheiros para a produção de terebentina incluem: pinheiro-bravo (Pinus pinaster), pinheiro-do-alepo (Pinus halepensis), pinheiro chinês vermelho ou pinheiro de Masson (Pinus massoniana), pinheiro da Sumatra (Pinus merkusii), pinheiro de folhas longas (Pinus palustris), pinhero Loblolly (Pinus taeda) e pinheiro touro (Pinus ponderosa). Terebentina destilada dos pinheiros da Califórnia tal como o pinheiro touro (Pinus ponderosa) e pinheiro cinza (Pinus sabiniana) rendem uma forma de terebentina que é quase heptano puro. Quando produzindo polpa de celulose por via química de pinheiros ou outras árvores coníferas com o processo Kraft, terebentina é coletada como um subproduto. Frequentemente ela é queimada na unidade de produção para a produção de energia. O rendimento médio de terebentina bruta é de 5 a 10 kg / ton de polpa. Terebintina é um solvente orgânico. Seus vapores podem irritar a pele e os olhos, causar danos aos pulmões e sistema respiratório, assim como ao sistema nervoso central quando inalados, e causa falência renal quando ingerida, entre outras coisas. Ela também representa risco de incêndios devido a ser inflamável.


A terebentina age como um anestésico local leve, ativando a circulação sanguínea do local afetado, promovendo alívio das dores de estruturas mais profundas. Este fármaco é indicado para o tratamento local de manifestações reumáticas, lumbago, artrite, bursite, nas dores musculares e nevralgias, torcicolos e contusões sendo componente de formuções como pomadas e "bálsamos".
Dermatites de contato, erupções cutâneas e urticárias, são relatadas como efeitos colaterais deste seu uso.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...