quarta-feira, 13 de junho de 2012

Maionese ABSOLVIDA e Absorvida... (vídeo: Cynthia Antonaccio)

Quando você pensa em maionese logo relaciona o alimento a gorduras e calorias, certo?

Isso ocorre porque a referência que temos em mente é da maionese caseira que, além de apresentar o risco de contaminação por salmonela, a bactéria que pode estar presente na casca do ovo, contém grande quantidade de óleo e de ovo. Entretanto, diferentemente da maionese caseira, a industrializada contém menos da metade das calorias. Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição, de São Paulo, pesquisou sobre o alimento. Ela explica que, além de baixo teor de gordura, a maionese industrializada é fonte de gorduras de boa qualidade, do tipo insaturada. A maionese é um alimento considerado adequado porque é feita de ingredientes naturais: óleo vegetal (soja, girassol e canola), limão ou vinagre, ovos e água. Como a maionese é uma mistura de ingredientes, esse processo não permite a formação de gorduras trans. Os processos tecnológicos atuais permitem a utilização de menos óleo e ovo, diz Cynthia. Uma colher de sopa de maionese tem aproximadamente 35 calorias. Outra versão menos calórica (light) possui cerca de 29 calorias por colher de sopa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as gorduras devem fornecer até 30% das calorias diárias da alimentação. A maionese industrializada contém óleos presentes na maionese contêm boas quantidades de gorduras insaturadas, ômega-6 e ômega-3, as gorduras do bem. A OMS recomenda que 2% das calorias consumidas diariamente devem ser deste tipo de gordura. Agora que você sabe que a maionese pode fazer parte de uma dieta equilibrada, inclua como acompanhamento de saladas, legumes e verduras, pois estará acrescentando boa fonte de gorduras ao seu dia.

LEMBRE-SE: A MAIONESE ESTÁ ABSOLVIDA, NÃO LIBERADA. Você pode comer, mas não exagere. Como sempre, equilíbrio é essencial. Algumas receitas que levam maionese
Maionese Assada

Ingredientes:
5 batatas cozidas e amassadas (tipo Purê)
1 chuchu
1 Cenoura
100g de azeitonas
200g de mussarela ralada
150g de presunto picado
1 col de creme de cebola
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha
2 col de maionese
Tempero a gosto
Preparo: Reserve em uma vasilha a batata cozida e amassada. Pique e cozinhe os demais legumes. Misture todos os ingredientes à batata reservada, coloque no refratário, cubra com um pouco de maionese e leve ao forno por 10 min, se quiser polvilhe com queijo ralado por cima.
Macarrão com molho de requeijão e maionese

Ingredientes:
500g de massa longa cozida al dente
2 colheres (sopa) e azeite
1 cebola picada
1 lata de molho de tomate
1/2 lata de milho
1/2 pimentão verde picado
100g de mussarela ralada
1 pote de requeijão
4 colheres (sopa) de maionese
Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o molho de tomate, o milho, o pimentão e cozinhe por 5 minutos no fogo brando. Misture a mussarela, o requeijão e a maionese. Deixe no fogo até a mussarela derreter. Envolva a massa e sirva em seguida.
Medalhões de pescada com maionese no forno

Ingredientes:
Espinafres frescos (meio pacote)
5 medalhões de pescada
2 ovos
Maionese
Queijo fundido
Modo de preparo: Cozinhar os ovos e escaldar os espinafres. Num recipiente que possa ir ao forno, colocar os espinafres e por cima os medalhões de pescada (que podem estar ainda congelados). Temperar com sal e sumo de limão. Partir os ovos ás rodelas e colocar por cima dos medalhões. Barrar tudo com maionese e cobrir com queijo fundido. Levar ao forno tapado com uma folha de papel de alumínio. Passados 15/20 minutos retirar o papel de alumínio e deixar gratinar com cuidado para não queimar. Pode acompanhar com puré de batata.
Filé de pescada gratinado com maionese

Ingredientes:
04 postas ou filé de pescada
sal
pimenta
alho em pó
sumo de limão
vinho branco
2 colheres de sobremesa de maionese light
Modo de Preparo: Tempere as posta ou filés de pescada com o sal, pimenta, alho em pó, sumo de limão e vinho branco e deixe ficar pelo menos 2 horas nesta marinada. Coloque os filés num tabuleiro e junte a marinada. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar durante 20 minutos. Ao fim desse tempo coloque uma colher de maionese sobre cada filé de pescada. Mude o forno para o modo grill e deixe cozinhar até a maionese ficar tostadinha. Sirva acompanhada de batatinhas cozidas e couves de bruxelas.
Maionese de forno

Ingredientes:
600g de batata cozida e amassada ou mandioquinha
1 cenoura média picadinha
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
250g de Maionese
3 colheres (sopa) de queijo ralado
Modo de preparo: Em uma vasilha misture os cinco primeiros ingredientes, reservando um pouco de Maionese para cobertura. Coloque numa fôrma refratária média. Cubra com maionese reservada. Polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno quente por 10 minutos.
Bolo de Carne com Maionese

Ingredientes:
1 kg de carne moída
1 pacote (68g) de sopa de cebola
8 colheres (sopa) de maionese
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
queijo parmesão ralado para polvilhar
sal e pimenta-do-reino
Modo de fazer: Misture a carne com a sopa de cebola, a cebolinha, o sal e a pimenta, coloque numa fôrma untada, cubra com a maionese e por último polvilhe o parmesão, asse em forno pré-aquecido (180ºC) por uns 30 minutos. Sirva quente.







Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...