quarta-feira, 13 de junho de 2012

JUÁ (Ziziphus joazeiro) e Jujubas Ziziphus

Descrição: Planta da família das Rhamnaceae. Também conhecida como joá, joazeiro, juá-de-espinho, juazeiro, jurubeba, jurupeba, raspa-de-juá, juá-fruta, enjuá, enjoaá, juá-mirim, laranjeira-do-vaqueiro. Joazeiro. Arvore alta, de até 10m de altura, muito bonita, frondosa, espinhosa. Esgalhada desde o solo, produzindo sombra para o gado e para o homem do sertão. Folhas coriaceas, lustrosas, elípticas; Flores pequenas, axi-lares, em caches, amarelo-esverdeadas. O fruto e globoso, amarelo, comestível com pedunculo orlado, lembra uma pitomba, porem menor, branco por dentro, doce, com 1 semente dura que se parte em duas metades. Conserva-se verde durante as secas, cresce lentamente e vivem mais de 100 anos. Há mais de 100 espécies e aparece em todas as regiões tropicais do mundo, sendo estas especies tambem utilizadas na medicina popular de todos os paises onde cresce. Parte utilizada: folhas, frutos, casca, raiz. Habitat: E native da caatinga nordestina. Aparece em areas secas da Bolívia e Paraguai. História: Árvore muito respeitada pelos caboclos, serve de alimento para o gado na seca, fornece frutos para alimentacao humana, medicamento e madeira muito duravel para a movelaria, cabos de ferramentas agrícolas, entaIhes e carvão. Princípios Ativos: ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, anidrido fosfórico, cafeína, celulose, hidratos de carbono, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C. Propriedades medicinais: adstringente, antiinflamatória, anti-gripal, caspa, cicatrizante,gengivite, desopilante, expectorante, favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos, febrífuga, higienizante, sudorífero, tônico capilar. Frutos: ricos em vitamina C. Indicações: caspa, febre, gengivite, má digestão, mal do estômago, órgãos sexuais, placa bacteriana, queda de cabelo, vias urinárias. Contra-indicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças. Por conter saponina, a planta é considerada tóxica e deve-se ter cuidado em seu consumo. Modo de usar: - fitocosmética (fabricação de): shampoos, loções (doenças de pele), produtos de higiene bucal; - decocto de folhas e entre cascas: lavar o couro cabeludo, gargarejo (gengivite etc.), males do estômago; - decocção da raiz: má digestão, febres e problemas nos órgãos sexuais e das vias urinárias. - frutos consumidos “in ” ou na fabricação de geléias e doces. Referência: A Cura pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras - Ricardo Lainetti e Nei R. Seabra de Britto - Editora Ediouro. 1979. Plantas que Curam - Cheiro de Mato. Sylvio Panizza - IBRASA. 1997. CIAGRI - Banco de plantas medicinais, aromáticas e condimentares da Universidade do Estado de São Paulo. Plantamed - Grande cadastro de plantas e ervas medicinais.

O Juazeiro (Zizyphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae) é uma árvore típica do Nordeste brasileiro. Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geléias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca.

Membro da família Rhamnaceae, é uma árvore, em seu ambiente natural de caatinga e cerrado, de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos. Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde torna-se árvore elegante com cerca de 15 metros de altura. Suas folhas assemelham-se às folhas de canela, exceto pelo tom verde mais claro e consistência mais membranácea. Suas flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior.


A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se Vitamina C, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, principalmente xampus e cremes, bem como em cremes dentais.

Sinonímia botânica: Zizyphus gardneri Reiss.

A partir do Imperial Valley of Southern California, nós plantamos 800 árvores. Alguns em 1998, outros em 2006. A colheita começa normalmente meados de julho até meados de agosto. Para mais informações sobre Jujuba de visitar nosso website em: www.seaviewsales.com

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...