quarta-feira, 13 de junho de 2012

Horta Mandala (sagrado)

A plantação é feita na forma de espiral para reaproveitar ainda mais a água da chuva. A água que cai na parte de cima da espiral vai descendo, isto é sendo absorvida pelos solos abaixo, e assim levando masi nutrientes. Por isso as ervas que necesitam de mais nutrientes são plantadas em baixo e as que necessitam de menos, em cima. Considerações: O solo usado estava com pedaços de plástico, garrafa PET, vidro e outras grandes impurezas que foram retirados cuidadosamente e descartados.

A Horta Mandala é uma horta orgânica com um formato projetado para que, de qualquer lado que esteja, você consiga alcançar o outro lado sem a necessidade de pisar no que esta plantado.

Mandala também significa fertilidade.

Objetivo: construção de um Mulch na Horta Mandala , primeiro plantio na Espiral e construção de um swale atrás da Mandala.

Metodologia: para o mulch foram seguidos os seguintes passos:

1- Coleta de papelão sem tinta ou adesivos, folhas secas, composto orgânico e esterco;
2- Colocação dos elementos coletados em camadas na ordem: papelão, composto e esterco e folhas secas.

O mulch foi feito apenas em uma parte da Mandala.

No plantio de ervas na espiral: Papelões sem tinta e adesivos foram furados com pequenos buracos foram colocados acima do solo e as sementes foram plantadas dentro dos buraquinhos.

Considerações: As sementes foram plantadas em papelões com pequenos buracos para evitar o crescimento de outras plantas que não sejam as ervas de interesse ou que essas cresçam em lugares indesejados.

SAIBA MAIS: Mulch!
O mulch em camadas é feito com o intuito de formar um novo solo, mais fértil que o anterior para melhor germinação das futuras sementes plantados na Mandala.

SAIBA MAIS: Swale
O swale é como se fosse uma valeta para evitar o escoamento superficial, deixando assim o terreno úmido, por isso ele foi feito atrás da Mandala, onde o terreno é levemente inclinado.

Quarto mutirão - Realizado quarta-feira, dia 25/10/06

Objetivo: Preenchimento da outra parte da Mandala com o Mulch em camadas e construção de um canteiro e plantio no swale e no novo canteiro.

Metologia: Para colocação do mulch, o procedimento foi o mesmo do terceiro mutirão.
O canteiro foi feito entre o swale e a Mandala. Para a sua construção o solo foi limpo e nivelado e depois o local foi delimitado por telhas.

O solo do swale e do canteiro foram adubados com esterco.

No swale foi plantado mamão e girassol. Na valeta do swale foram colocados pedaços de tijolos e folhas secas. No canteiro foi plantado melancia, abóbora, morango e melão. Todas as sementes foram plantados em buracos feitos em papelão para não crescerem outras palntas em volta.

Considerações: As crianças do Educandário participaram voluntariamente e se divertiram no mutirão ajudando com as folhas secas e retirando as impurezas maiores do solo. Estava planejado colocar composto orgânico na Mandala, porem não foi possível pois este ainda não estava pronto.

PERMACULTURA

Crescendo em círculos

Esta é a horta mandala, que tem não só um bonito desenho de canteiros mas também é eficiente na produtividade e ajuda o planeta a ficar saudável

Por Kátia Stringueto
Revista Bons Fluidos - 09/2007

Hortas de formato circular ainda não são muito comuns, embora a idéia de fazê-las assim tenha mais de 30 anos. Ganhou atenção na década de 1970, com o movimento de permacultura, criado pelo ambientalista Bill Mollison, na Austrália. Ele preconizava outra forma de dispor as espécies vegetais, mais de acordo com o ecossistema. Com a crescente preocupação envolvendo a natureza, esse conceito adquire fôlego novo e se espalha entre os agrônomos. "Esse tipo de horta economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo. Além disso, horta pode ser um meio de complementação da renda familiar", explica o agrônomo paulista Marcelo Martins. Ele conheceu o conceito da plantação circular em 2003 e, desde então, vem prestando assessoria para sua implementação. Em parceria com o agrônomo Flávio Chueire, já ajudou a criar a horta circular entre grupos de agricultores familiares em Cananéia, Botucatu, Cajamar, Franco da Rocha e Jaboticabal, no estado de São Paulo. A dupla também desenvolveu o trabalho em escolas de ensino fundamental.

O QUE SIGNIFICA?

O termo mandala vem do sânscrito e significa "sagrado" ou "círculo mágico". Trata-se de um jardim de círculos concêntricos que respeitam a agricultura ecológica. "Um dos seus princípios é: copie o desenho da natureza. Como nela tudo é arredondado, os canteiros retos foram reformulados", conta Marcelo.

Pode-se ter um tanque de irrigação no centro. Por meio de linhas de drenagem, a água escorre para o meio e é recaptada para o sistema. "Na agricultura convencional, a água é barrada para evitar a erosão do solo", distingue Marcelo.

A mistura de espécies tem um papel fundamental. Quanto maior a diversidade delas, maior o equilíbrio ambiental e menor o índice de pragas e a necessidade de intervenção. "Para isso, é necessário observar o que dá e o que não dá na região. Há plantas companheiras e outras que não se toleram", diz Flávio.

A rotatividade de plantas contribui para a saúde do solo. "Cada espécie precisa mais de um determinado nutriente. Se plantamos sempre a mesma coisa, logo o solo vai se esgotar nesse nutriente. Se alternamos espécies, ele permanece rico", resume Marcelo. A horta mandala prevê ainda a inclusão de animais. Se for construído um tanque de água no centro, é possível introduzir peixes e galinhas em cercados ao redor. Dos animais, utiliza-se o esterco como fertilizante. E o ciclo de sustentabilidade continua seu caminho.

APLICAÇÃO NO NORDESTE

O termo horta mandala ficou mais conhecido no Brasil há cerca de quatro anos, quando o paraibano Willy Pessoa criou o Processo Mandalla, um projeto de capacitação que dura em média seis meses.

Nele, o agricultor aprende a filosofia mandala, recebe noções de como implementar esse tipo de cultivo, técnicas de plantio, adubação orgânica, fazer um sistema de bomba sem a necessidade de energia elétrica e tem até aulas de nutrição básica. "O objetivo é melhorar a qualidade de vida do agricultor, sua produtividade e o equilíbrio ambiental", diz Fredericky Labad, da Agência Mandalla, responsável pelo projeto.

NO QUINTAL

Você pode fazer uma horta seguindo alguns dos princípios da mandala. Os agrônomos Marcelo Martins e Flávio Chueire sugerem:

Prepare o terreno deixando-o sem entulhos e ervas espontâneas. Prepare o solo com compostos orgânicos ou esterco animal curtido. Trace com um barbante o raio de sua mandala - o tamanho depende da área de seu quintal. Tanques no centro são utilizados em hortas maiores, com raio acima de 20 metros (neste caso, o tanque pode ter 6 metros de raio). Em áreas menores utilize no centro uma espiral de ervas com temperos. A idéia é que sejam degraus. A espécie que precisa de mais água deve estar na parte mais baixa. Comece com alecrim, manjericão, melissa e hortelã. Alecrim na parte alta, pois precisa de menos água. Em volta da espiral, crie um canteiro (1 metro de largura) circular de alface intercalado com cenoura e outra faixa de rabanete. Deixe espaço entre a espiral e o canteiro para circulação. O ideal é que a cada 80 centímetros de canteiro exista uma passagem. Renove a combinação de plantas com salsa e cebolinha, por exemplo.

A rotatividade é para não esgotar os nutrientes.

PARA SABER MAIS

Veja o passo-a-passo para a construção de uma horta mandala em http://www.agenciamandalla.org.br.
http://www.escolasustentavel.com.br

4 comentários:

Adriana Roos disse...

Trabalho maravilhoso, da horta mandala, onde tudo se integra, num circulo de renascimento. Parabens a todos que implantam este projeto em comunidades, escolas, universidades!

Adriana Roos disse...

Quero fazer com meus alunos, nao dispomos de muito espaço, por isso acho que esta forma de horta sera a ideal.
Um abraço

josiele disse...

Gostaria de saber quem faz esta horta aspiral, se é a prefeitura da minha cidade.

Roque Sáenz Espósito disse...

olá aromas e sabores, vc subiu os videos de dois workshops que realizamos em Esmeraldas, MG e Batatais, SP, sobre horta mandala, agroflorestas e vida sustentavel. Siga divulgando!
Saludos!
Roque Sáenz

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...