segunda-feira, 30 de junho de 2008

Abacaxi ou Ananás



Abacaxi ou Ananás é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo gênero.

O termo abacaxi (em português) é, com forte probabilidade, oriundo do tupi ibacati, ‘bodum ou fedor de fruto’, ‘fruto fedorento’ (ibá, ‘fruto’, cati, ‘recender ou cheirar fortemente’), documentado já no início do séc. XIX.

O termo ananás (em português e espanhol) é do guarani naná, e documentado em português na primeira metade do séc. XVI e em espanhol na segunda (1578), em que é empréstimo do português do Brasil ou da sua língua geral.

O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas seu miolo e as cascas podem ser aferventadas para produção de sucos.

Apesar de apreciadíssimo pela maioria das pessoas, na gíria brasileira abacaxi significa 'algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta'. Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido.

Na linguagem corrente do Brasil tal como em Angola, costuma-se designar por ananás os frutos de plantas não cultivadas ou de variedades menos conhecidas ou de qualidade inferior. Por sua vez, a palavra abacaxi costuma ser empregada não apenas para designar o fruto de melhor qualidade, mas a própria planta que o produz.

O abacaxi é um fruto-símbolo de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, quer ao natural, quer industrializado: agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato. Por essas razões e por ter uma "coroa", cabe-lhe por vezes o cognome de "rei dos frutos", que lhe foi dado, logo após seu descobrimento, pelos portugueses.

Muito doce, perfumado, suculento e saboroso, o abacaxi brasileiro pode ser consumido a qualquer momento.

A denominação indígena “inakati” ou fruta “cheirosa” ilustra apenas uma das características desta delícia tropical, bem difundida por todo o Brasil e produzida praticamente durante todo o ano.



O abacaxi (Ananas comosus (L.) Merril), também conhecido como ananás ou pina, como é chamado nos países de língua espanhola, apresenta-se como uma fruta original pelo seu sabor e aroma característicos.

Não é uma fruta energética, com o nível de caloria equivalente às maçãs ou pêras, mas contém altas porcentagens de vitaminas A, B e C, carboidratos, sais minerais e fibras. Apresenta uma propriedade ímpar, somente presente na papaia, que são enzimas (proteínas) que facilitam a digestão de carnes ingeridas ao curso da mesma refeição.



No Brasil várias espécies são cultivadas, como o abacaxi amarelo (smooth cayerine) com frutos em forma cilíndrica, casca alaranjada, polpa cor ama-relada, com alto teor de açúcar e elevada acidez.

Mas o que se destaca no Brasil é a variedade Pérola, com perfume forte, polpa refrescante, doce e cheia de caldo. Os frutos têm forma cônica, casca esverdeada - mesmo quando maduros - e polpa branco pérola e pouco ácida.

Com excelentes características organolépticas é a variedade mais apreciada pelos brasileiros para o consumo in natura.

Todas as variedades plantadas no Brasil são recomendadas para produção de sucos, compotas, frutas cristalizadas, desidratadas, geléias, além de refrescantes sobremesas como mousses, gelatinas, cremes e pudins.

O abacaxi pode ser utilizado in natura ou grelhado, como guarnição ou ingrediente de pratos sofisticados e apetitosos.

Enfim, esta saborosa fruta integra-se bem em todos os menus. Não deixe de deliciar-se com o abacaxi brasileiro.

Você pode encontrar nossos abacaxis em seu país de janeiro a setembro ou durante todo o ano no Brasil, onde estamos prontos para recebê-los com alegria.
Referências Nutricionais e Dietéticas:

Abacaxi brasileiro: prove saúde
O abacaxi fornece uma grande diversidade de sais minerais e vitaminas, de forma equilibrada.

Entre os sais minerais, destaca-se como boa fonte de potássio.

Uma fatia de 150 g fornece mais do que 7% do recomendado internacio-nalmente para ingestão diária das vitaminas B1, B2 e B9 e cerca de 2/3 das vitaminas que necessitamos.

Apresenta um teor considerável de fibras dietéticas - por volta de 1,4%.
Os ácidos orgânicos do abacaxi facilitam a boa assimilação dos alimentos, devido a presença da “bromelina” - enzima atuante na digestão de proteínas – acelerando a digestão da carne bovina ou pescado.



Recomendações e Sugestões
Abacaxi do Brasil: uma delícia para seu dia-a-dia.

Como escolher o Abacaxi
Ao escolher os frutos considere se o consumo será imediato ou não.

Somente adquira abacaxi com coroa, que só deverá ser retirada no momento de consumo.
Para escolher um abacaxi Pérola do Brasil, não considere apenas sua cor, que varia muito dependendo da maturidade.

O melhor é verificar se as folhas da coroa estão soltando com facilidade (este é um indicativo de que o abacaxi está no ponto).

Outra maneira eficaz é pressioná-lo com os dedos, se ele estiver muito duro, ainda está verde. Quando está maduro demais, a casca apresenta manchas escuras e partes amolecidas próximas à sua base.

O fruto deve ser consumido imediatamente, recomendando-se apenas servi-lo gelado para manter seu frescor característico.

Ao escolher os frutos, além do estágio de maturação, devem ser observadas: uniformidade e forma, ausência de podridões, queimaduras de sol, manchas anormais, batidas, rachaduras, exsudações e ataque de insetos, sendo que as folhas da coroa devem estar verdes e erguidas.

Para sua proteção o consumidor deve independentemente da qualidade, comprar produtos devidamente etiquetados com selos de marca e indicações, nas lojas de varejo que permitam identificar o tipo de produto, sua origem, bem como os exportadores e importadores.

As etiquetas são um meio privilegiado de comunicação das propriedades do produto com o consumidor.

Escolha somente frutas com bom aspecto e aroma característico. Se estiverem pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade.



Como Manusear o Abacaxi
O consumidor deve manusear o abacaxi com cuidado, pois é sensível a choques e batidas, que podem provocar oxidações da polpa, prejudicando a qualidade do produto.

Transporte a fruta para casa com cuidado e não coloque outras compras ou objetos em cima da mesma.

Compre apenas o necessário e consuma dentro de poucos dias para evitar perdas e ou deteriorações.

Antes de consumir as frutas, lave-as em água corrente. Se necessário esfregue a superfície com uma esponja adequada, não causando danos à casca. Não use detergentes ou alvejantes.

Não assuma que as frutas pré-embaladas estão adequadas para o consumo imediato.

Esteja seguro de que as mesmas foram bem lavadas antes.

Como Guardar e Manter o Abacaxi
Após a compra mantenha o abacaxi em local fresco e arejado, se for consumir em 1 ou 2dias. Caso contrário é recomendado estocar na geladeira, entre 7 e 10°C, junto com frutas compatíveis como, laranjas, limas ácidas, goiabas e melão.

Caso o abacaxi não esteja bem maduro estoque-o em fruteiras arejadas embrulhado em folhas de papel e longe da luz direta do sol, até que a sua maturação ideal seja atingida.

Depois de cortado, guarde-o em recipientes fechados, mantendo-os em geladeira.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...