terça-feira, 17 de junho de 2008

Mamão Papaya = Brapex



BRAPEX – Associação Brasileira dos Exportadores de Papaya

Criada em 2001 e com sede em Linhares, Espírito Santo, a BRAPEX representa produtores e exportadores de papaia do Espírito Santo, Bahia e São Paulo e responde por mais de 90% das exportações brasileiras da fruta.

Exportou em 2002 aproximadamente 28,5 toneladas e movimentou US$ 21,6 milhões. O setor gera 20 mil empregos diretos.

“A nossa maior expectativa é, realmente, colocar o nosso papaia lá fora. Esse mercado precisa conhecer a nossa fruta, pois temos qualidade para concorrer nesse setor. E conseqüentemente aumentar as exportações”.

B R A P E X

A Associação Brasileira dos Exportadores de Papaya foi criada em julho de 2001.

É uma organização sem fins lucrativos, com sede em Linhares, Espírito Santo. As sete empresas associadas à BRAPEX são:
Agra Produção e Exportação Ltda.
Agronol Frutas
Brasfruit Importadora e Exportadora Ltda.
Caliman Agrícola S.A.
Fazendas Lembrança
Gaia Importação e Exportação Ltda.
Indaiá Exotic Importação e Exportação Ltda.

NOSSA MISSÃO
Garantir a produção, no Brasil, de papaia da mais alta qualidade, com cultivo, cuidados e processamento baseados em pesquisas avançadas, tecnologia de ponta e responsabilidade social e ambiental, para promover a satisfação total de nossos clientes e consumidores.

NOSSA VISÃO
Obter o reconhecimento internacional como organização líder no segmento do mercado de papaia, com base na qualidade superior do produto e na excelência dos programas implementados nos campos de ciência, tecnologia, e responsabilidade social e ambiental.

Objetivos

Incentivar a expansão da produção e exportação de papaia, investindo no melhoramento da qualidade da fruta e em ações estratégicas de marketing;

Investir em Pesquisa e Desenvolvimento, conduzindo estudos e projetos que apóiem o processo de melhoramento da qualidade, estimulando o aumento da produção, exportação e do índice de geração de empregos;

Promover e incentivar a criação de parcerias com o governo, setor privado, institutos de pesquisa e universidades, visando a maior desenvolvimento das estruturas e do sistema de exportação;

Fornecer assistência a todos os associados em relação a quaisquer assuntos de interesse comum ao grupo.

Prioridades Comerciais
A papaia é uma fruta tropical exótica, com características naturais exclusivas, que propiciam oportunidades excepcionais para promoção na arena internacional, criando espaço para uma expansão significativa dos volumes de exportação.

As importações globais de papaia devem aumentar em aproximadamente 46% até o ano 2005 (projeção oficial da FAO em 2002)

Uma das mais altas prioridades da BRAPEX é a continuidade de um programa estruturado de promoção, visando, principalmente, expandir o conhecimento dos consumidores finais sobre a fruta, suas propriedades e formas de consumo.

Ações Realizadas
Projeto RP / Promoção – França (fevereiro a dezembro / 2003)
Projeto Degustação Especial – França (junho e julho / 2003)
Projeto Imagem (28 a 30 de outubro / 2003)
Projeto Promoção – Alemanha (novembro 2003 a abril 2004)
Projeto RP / Promoção – Reino Unido (novembro 2003 a abril 2004)
Projeto RP / Promoção – Espanha (novembro 2003 a abril 2004)

Ações Planejadas
Campanha promocional nos Estados Unidos (cobertura parcial focada), envolvendo:
- core objectives
1) To increase awareness of the Brazilian papaya amongst retail buyers and consumers in the targeted states.
2) To educate retail buyers about how the Brazilian papayas mean better business
3) To educate consumers about the unique benefits of the Brazilian papaya
4) To create a perception that the Brazilian papaya is the papaya of choice.
marketing strategy
Design a successful, educational campaign by using an integrated marketing approach. Our solution will consist of research, trade advertising, direct mail advertising (retail buyers), media relations, branding, point of purchase, sweepstakes as well as collateral. The primary target of the campaign will be to retail buyers of Papayas in the targeted states.
geography
The primary focus of this campaign will be Florida, Texas, California, New York and Chicago
Timeline August 1, 2004 – December 31, 2004
Exportações 1996-2003
2000 = 21.509 t.
2001 = 22.804 t.
2002 = 28.424 t.
2003 = 39.492 t.

Principais Mercados (2003)
País importador = vol. Kg
Holanda = 13.493.971
Estados Unidos 7.677.595
Reino Unido = 5.070.938
Portugal = 4.292.133
Canadá = 2.624.400
Espanha = 2.015.649
Alemanha = 1.351.764



O mamão também pode ser consumido na forma de pudins, mousses, sorvetes e sucos - somente com o papaia, ou misturando outras frutas, como a laranja. Experimente.
Saudável, com poucas calorias e com uma fonte rica em vitaminas, cálcio e fósforo, o papaia é uma das frutas mais digestivas.

O sabor, aroma e as qualidades institucionais fazem com que o mamão brasileiro seja cada vez mais preferido pelos consumidores dos países do Hemisfério Norte.

Adote o papaia brasileiro nos costumes alimentares diários e tenha uma combinação de saúde e prazer.

Você pode encontrar nossos papaias em seu país de janeiro a dezembro e também no Brasil, onde estamos prontos para recebê-los com alegria.

Referências Nutricionais e Dietéticas:
Papaia do Brasil: sabor e equilíbrio.

Referências Nutricionais
A papaia brasileira é uma excelente fonte de vitamina A e C, cálcio, potássio, outros minerais e fibras. Além disso, a importante enzima papaína, um suplemento digestivo eficiente, auxilia na digestão de proteínas.

Com cerca de 33 quilocalorias por 100 g, esta fruta não é gordurosa.
Sua riqueza em vitamina C pode contribuir consideravelmente na defesa do nosso organismo. Além disso, a presença de vitamina A é indispensável para o bom estado da pele e para visão crepuscular.

E ainda, a papaia assegura um complemento de sais minerais considerável na alimentação, proporcionando um bom equilíbrio nutricional, além do trato intestinal efetivado pelas fibras.

Sua alta densidade em potássio (257 mg por 100 g) e um cálcio (24 mg por 100 g),pode ser benéfica contra hipertensão e na prevenção de problemas cardiovasculares.
Consumido no ponto correto de maturação, o papaia brasileiro possui uma polpa tenra e doce com um aroma agradável e delicado, sendo recomendado para todas as idades.

Coloque o mamão brasileiro no cardápio diário de toda a família.

Recomendações e Sugestões
Papaia do Brasil: descubra o sabor do Brasil tropical.

Como escolher
O papaia está pronto para o consumo quando cede a um leve toque das mãos e sua casca apresenta aproximadamente ¾ de sua superfície, com tons amarelo alaranjado e exala um suave aroma característico.

Evite frutos manchados, flácidos, com exsudações e lesões.

Para sua proteção, o consumidor deve comprar produtos devidamente etiquetados com selos de marca e indicações de origem, que permitam identificar o tipo de produto, sua origem, bem como os exportadores e importadores.

As etiquetas são um meio privilegiado de comunicação das propriedades e origem do produto com o consumidor.

Se comprar frutas pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade do produto.

Como Manusear
O consumidor deve manusear o papaia brasileiro com carinho, pois é uma fruta muito delicada, sensível a choques e batidas, que podem provocar manchas, amolecimento da polpa, prejudicando a qualidade do produto.

Antes de consumir as frutas, lave-as em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície da fruta com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.

Não assuma que as frutas pré-embaladas estão adequadas para o consumo imediato. Sempre esteja seguro de que as mesmas foram bem lavadas. Caso contrário lave novamente.

Ao transportar o mamão, evite colocar artigos ou produtos por cima, pois sofrerá danos na aparência e qualidade.

Como guardar e manter em boas condições
Caso compre o fruto não tão maduro, mantenha-o em um recipiente adequado à temperatura ambiente ao abrigo da luz solar até seu amadurecimento ideal.

Consuma ou transfira para o refrigerador.

Quando maduro deve ser consumido no dia de compra ou mantido no compartimento de frutas do refrigerador à temperatura entre 10 e 113°C, por até uma semana.

Não armazene o papaia abaixo de 8°C, pois isto interrompe o seu processo de amadurecimento, podendo causar lesões ao fruto.

Mamão, papaia ou ababaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores das espécies do gênero Carica, especialmente de Carica papaya.

Em Angola e Moçambique utilizam-se os termos mamão / mamoeiro para identificar o fruto mais alongado e mais adocicado, identificando papaia / papaeira com o fruto mais arredondado. São bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada.

Sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente.

Mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo.

Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.

Originalmente do sul do México e países vizinhos, é atualmente cultivada na maioria dos países tropicais e nos Estados Unidos, onde foi introduzido primeiramente na Flórida, Havaí, Porto Rico, e nas Ilhas Virgens.

O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

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Olha a onda aiiii gente....

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