quinta-feira, 5 de junho de 2008

Fazenda Guaruja / Salto, SP



Processo Fapesp: 03/12858-8
Coordenador: Denise Terezinha Barnabé Abackerli
Representante Empresa: Fabio Antonio Barnabé

Empresa: Zucca Alimentos Ltda. CGC: 04.131.057/0001-80
Área: Engenharia Agrícola
Município: Salto

Produto:
Produtos a base de cogumelos comestíveis podendo ser comercializados de forma "in natura", processados ou desidratados. A empresa também possui tecnologia para desidratação de vegetais e frutas.

Título do Projeto
Inovação do processo produtivo de compostos para cogumelos comestíveis especiais.

Resumo Projeto

No contexto mundial, o interesse e a utilização de Cogumelos Comestíveis vem aumentando. Seja pelo seu apelo vindo da alta culinária, onde seus sabores exóticos trazem toques especiais aos pratos de chefes de cozinha renomados, seja pelo seu valor nutricional por conter um grande número de proteinas e baixos ou nenhum índice de gordura. Independente da razão, acredita-se hoje na grande contribuição dos cogumelos para uma dieta saudável e balanceada.

A produção de cogumelos consiste na criação do ambiente propício para o seu desenvolvimento, (temperatura, umidade, luz, ar) e do suprimento do material nutriente que ele usa para se desenvolver (composto). P

ara sua produção em escala comercial a combinação destes fatores deve ser tal que o crescimento do fungo seja controlado para a sincronização da oferta à demanda do mercado, impondo condicionantes adicionais relativos ao tempo e ao ciclo de produção.

Pesquisas realizadas demonstram a viabilidade técnica do uso de materiais alternativos na produção do composto, sendo o Brasil um local favorável para estes desenvolvimentos em função da abundância de materiais alternativos.

Contudo, a maioria das pesquisas já realizadas restringem seus resultados a demonstração de conceitos em escala laboratorial, demandando a experimentação em escala de produção para ajuste dos seus resultados às diferentes fontes de matéria prima e procedimentos distintos de manuseio industrial.

Em função disso, neste projeto propõe-se desenvolver o processo de produção do composto para as espécies Shiitake (Lentinus Edodes) e Hiratake (pleurotus Ostreatus), utilizando materiais alternativos de baixo custo disponíveis no Brasil.

Propõe-se ainda testar o composto com materiais alternativos para a variedade Oudemansiella Canarii (Ruegger, M.J.S. 2001), originária do Brasil, testando-se ainda o seu crescimento comercial no ambiente já desenvolvido para o cultivo do Hiratake (pleurotus Ostreatus).

Endereço Empresa / Endereço Coordenador
Estrada do Guarujá, 3600 / Rua Berilo, 56
Bairro Pedregulho / Cond. H. Miloni
13.320-000 Salto SP / 13.320-145 Salto SP
tel: (011) 4028.5789
E-Mail: deniseabac@aol.com
http://www.fioridizucca.com.br

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...