segunda-feira, 30 de junho de 2008

Manga do Brasil



A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.

A manga in natura pode ser degustada de várias maneiras e com facilidade proporcionando prazer a quem a consome. Veja como provar uma manga fresca:

- Com a casca ainda na fruta, corte a manga em fatias longitudinais, chegando o mais perto possível do caroço. Você deve ter uma larga fatia de manga com casca.

- Vire a manga, faça o mesmo com a outra parte da fruta.

- Parta a polpa em cubos sem cortar por completo, deixando parte dela presa à casca.

- Descasque essa parte remanescente da polpa e coma diretamente na fruta, ou corte em fatias.

- Tenha em mãos alguns guardanapos para limpar o suco.

Experimente também na forma de sucos e sobremesas, em saladas ou como molhos para carnes.

A manga, essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano.

No Brasil, as modernas técnicas de irrigação e produção integrada - caracterizada pelo uso mínimo e controlado de agroquímicos, que preserva o meio ambiente -, permitem a produção de frutas, com qualidade, características nutricionais e fundamentalmente saudáveis, tornando-as cada vez mais aceitas nos quatro cantos do mundo.

A oferta da manga brasileira para o consumo mundial é mais abundante de setembro a março.

Das variedades cultivadas vale a pena serem provadas: Haden, Tommy, Atkins, Kent, Keitt e Palmer.

As mangas, adaptadas totalmente ao clima e solo do Brasil, são produzidas especialmente na região nordeste do país. Prová-las é descobrir o real sabor e aroma dos trópicos.

Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades.

Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.

Prove a manga brasileira, uma fruta doce, polposa, atrativa e apetitosa, que proporciona um prazer sem igual.

Você pode encontrar nossas mangas em seu país de setembro a fevereiro, ou durante todo o ano no Brasil, onde estamos prontos para recebê-los com alegria.

Manga do Brasil: um pedaço natural de saúde.

A manga brasileira quando madura é rica em vitamina A. Sua polpa é digestiva e ligeiramente laxante, além disso, é recomendada contra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio.

Graças ao seu alto teor de fibra, a manga também ajuda na normalização do sistema intestinal.

Recomendações e Sugestões

Manga brasileira: sempre uma boa razão para experimentar.

Como escolher
A manga boa para o consumo deve mostrar-se macia quando levemente pressionada com os dedos, mas sem que a casca rompa com a pressão. Evite frutos com batidas, rachaduras, meladas, tons cinza ou manchas escuras na casca.

Cheire a manga pela parte que se prende ao caule. O perfume deve ser fresco e com agradável aroma de fruta.

A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, vermelho amarelado ou verde alaranjado. E ainda, existem aquelas que permanecem verdes no ponto ideal de consumo. Veja algumas recomendações aplicáveis na hora da escolha.

Para sua proteção, independentemente do tipo de manga, compre produtos devidamente etiquetados com selos de marca e indicações de origem, que permitam identificar o tipo de produto, sua origem, bem como os exportadores e importadores.

As etiquetas são um meio privilegiado de comunicação das propriedades e origem do produto com o consumidor.

Se comprar frutas pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade do produto.

Reconheça as principais variedades de manga do Brasil:

Tomy Atkins
Frutos grandes (400-600g) de casca grossa e lisa. No ponto correto de maturação adquirem coloração que vai do amarelo avermelhado ao vermelho brilhante.

A polpa é amarelo-escuro com sabor agradável e doce. É suculenta e possui poucas fibras.

Haden
Frutos de tamanho médio (300-400g) com casca mais fina e lisa. No ponto correto de maturação adquirem a coloração que vai do amarelo ao vermelho brilhante.

A polpa é amarelo-escuro, sucosa e com poucas fibras.

Kent
Frutos grandes (600-750g) de forma ovalada, com casca entre verde-claro e amarelo em tom avermelhado. A polpa é amarelo-alaranjado, doce, sem fibras, aromática e sucosa.

Keitt
Frutos grandes (600-800g) e ovalados. Quando maduros a casca se torna amarelo-esverdeado, com laivos leves cor-de-rosa. A polpa, em tom amarelo intenso, é firme, sucosa doce e sem fibras.

Palmer
Frutos grandes (500 a 700g), de forma alongada e casca alaranjado-amarelado com laivos vermelho brilhante, quando madura. A polpa é firme, com pouca fibra e aroma suave.

Como manusear
O consumidor deve manusear a manga com cuidado, pois são sensíveis a choques e batidas, que podem provocar manchas, amolecimento da polpa, prejudicando a qualidade do produto.

Antes de consumir, lave a fruta em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.

Não assuma que as frutas pré-embaladas estão adequadas para o consumo imediato. Esteja seguro de que as mesmas foram bem lavadas. Caso contrário lave novamente.
Como guardar e manter em boas condições.

Para conservar, mantenha a manga em um lugar fresco e ventilado. Se não estiver bem madura, apresse o amadurecimento, envolvendo a fruta em folhas de papel adequado por alguns dias. A manga madura à temperatura ambiente não deve ser guardada por mais de dois dias.

Caso necessite guardá-las por mais de dois dias, coloque-as no refrigerador por até 5dias.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...