segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mangaba



Para atender a este mercado em expansão, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical desenvolve programas de melhoramento genético de abacaxi, acerola, banana e maracujá para a obtenção de híbridos com potencial ornamental.

“Além de proporcionarem plantas de efeito paisagístico a serem utilizadas em jardins e parques, as fruteiras ornamentais podem também ser comercializadas em vasos ou como flores de corte e folhagens”, explica Fernanda Vidigal Souza, pesquisadora da Embrapa.

Muitas variedades silvestres de fruteiras se caracterizam por possuírem frutos pequenos, extremamente ornamentais e que podem ser usados em diferentes arranjos, como as bananeiras silvestres, os citros e o abacaxi. A beleza e a novidade que esses minifrutos representam são umas das vertentes de inovação que esse trabalho representa.

A mangaba é uma fruta rica em ferro e vitamina C e sua concentração de polpa chega a 94% de rendimento. A mangabeira, espécie nativa do Brasil, é encontrada nos tabuleiros costeiros e restingas no Nordeste e no cerrado, especificamente norte de Minas Gerais, região Centro-Oeste e parte da Amazônia.

Mas é no Nordeste sua maior aceitação, principalmente pela agroindústria. Produtos feitos com a fruta, como sorvete, suco, geléia, são muito apreciados pelos nordestinos, que têm a mangaba como elemento da cultura popular.

Além de saborosa, a mangaba é um meio de sobrevivência para a população. No período de novembro a abril, em diversos estados do Nordeste, sua colheita é a única fonte de renda de centenas de famílias. Elas sobrevivem da colheita da fruta em áreas nativas. Mas essas áreas remanescentes de mangabeiras estão desaparecendo, sendo destruídas e substituídas pela expansão imobiliária, pelos criatórios de camarão, plantios de cana-de-açúcar e de coqueirais.

Estudos mostram que a mangaba já desapareceu de algumas dessas áreas. O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Josué Francisco Silva Júnior acredita que uma alternativa para amenizar este problema e disponibilizar a fruta no mercado em grande escala é ampliar a produção comercial, o que torna o plantio de mudas obtidas por sementes uma boa opção.

Josué destaca que mangaba é uma cultura que não precisa de muitos cuidados. “Geralmente a planta é cultivada sem a necessidade de adubações constantes ou de outros manejos”.

Com relação à produção de mudas, o produtor precisa ter cuidado na seleção dos frutos. As sementes devem ser obtidas de plantas produtivas e isentas de pragas e doenças.

A propagação de espécies frutíferas é uma linha de trabalho que a Embrapa Amazônia Oriental desenvolve há mais de vinte anos.

Das frutas nativas da Amazônia, a pesquisa já estabeleceu técnicas eficientes para a propagação do açaizeiro, abieiro, cupuaçuzeiro, muricizeiro, taperebazeiro, pequiazeiro, castanheira-do-brasil e pupunheira. Das exóticas, ou seja, introduzidas de outros países, destacam-se o abricoteiro, a gravioleira, o jambeiro, o mangostãozeiro e o rambotãozeiro.

Ao contrário das plantas propagadas por sementes - técnica normalmente utilizada pelos agricultores da região - a propagação assexuada, ou seja, por pedaços da planta-mãe que se deseja propagar, proporciona a obtenção de plantas mais homogêneas e frutos com melhor qualidade. Além disso, reduz em 40% o tempo de início da produção e gera plantas com menor porte, o que facilita a colheita.

Os principais métodos de propagação assexuada são a estaquia e a enxertia.

O primeiro consiste na retirada de pequenos ramos (ou estacas) das árvores, os quais são colocados em propagador para que ocorra a regeneração de raízes e de ramos. Daí surgem as novas plantas.

A enxertia é uma método de propagação mundialmente consagrado na produção de mudas de espécies frutíferas. É a união de uma gema ou de um fragmento de ramo de uma planta adulta a uma planta jovem.

A planta enxertada passa a se constituir numa única e nova planta. O sucesso da enxertia depende de uma série de fatores, como a compatibilidade entre o porta-enxerto e o enxerto, a época do ano e as condições ambientais.

www.embrapa.br = Fruticultura Tropical

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...