segunda-feira, 30 de junho de 2008

Vinagre de CAQUI

Cooperativa paulista quer exportar vinagre de caqui. A fabricação do produto em escala industrial é inédita no Brasil. O vinagre, que surge diretamente da fermentação natural do caqui, levou três anos para ser desenvolvido. Recém lançado, já é comercializado em várias cidades do estado de São Paulo pela Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias, com sede em Jundiaí, e também atraiu a atenção de um importador da Europa.

Geovana Pagel - geovana.pagel@anba.com.br

São Paulo - Para conquistar o mercado externo, vinte produtores da Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias (NSV), de Jundiaí, interior de São Paulo, decidiram inovar e investir na produção de vinagre à base de caqui. A fabricação do produto em escala industrial é inédita no Brasil. Recém lançado, o vinagre especial já é comercializado em várias cidades de estado de São Paulo.

"O vinagre de caqui surge diretamente da fermentação natural da fruta. Acreditamos muito no potencial do produto, especialmente no mercado externo. Lá fora existe muito mais consciência da importância do consumo de produtos naturais, sem química", diz o presidente da NSV, Orlando Steck Filho.

Outra peculiaridade do vinagre de caqui é que, por não possuir álcool em sua composição, ele não "queima" (escurece) as verduras após o tempero. A novidade já atraiu a atenção de um importador da Europa. Há algumas semanas um espanhol passou pela região de Jundiaí e levou amostras do produto para casa. "Ainda não temos nada formal, mas já recebemos um pedido de cotação e estamos otimistas", afirma Steck. De acordo com o presidente, a idéia de industrializar o vinagre, que já era produzido por alguns agricultores de maneira artesanal, surgiu em 2003.

Até chegar ao produto final foram necessários três anos de muitos experimentos. Uma química foi contratada especialmente para desenvolver o vinagre. "O investimento foi feito pelos próprios cooperados, com calma", conta. O processo de envase do vinagre também é feito na cooperativa em embalagens pet de 500 ml e em embalagens de vidro de 380 ml. A safra de caqui ocorre de fevereiro a junho. A estimativa para este ano é de que sejam produzidas 400 mil caixas de seis quilos cada. Cerca de 15% a 20% desse total será utilizado para a fabricação do vinagre.

Formada em 2003, a cooperativa recebeu registro provisório na Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) no mês de fevereiro.

"A cooperativa nos proporciona melhores condições para comercializar nossas frutas. Hoje, podemos atender grandes pedidos, situação impossível quando trabalhávamos de forma individual. Com o excedente de caqui, estamos produzindo o vinagre e esperamos expandir nossa atuação neste ano", disse o presidente da NSV.

Segundo ele, a entidade sempre apostou em inovação pois foi pioneira na utilização de caixas de papelão no transporte do caqui, hoje praticamente uma unanimidade no setor. "Com o papelão, garantimos mais higiene, comodidade e segurança no transporte em relação aos caixotes de madeira", diz Steck. A NSV também comercializa uva, ameixa e pêssego in natura.

Telefone: +55 (11) 4582-0625
cooperativansv@terra.com.br

O caqui (português brasileiro) ou dióspiro (português europeu) é o fruto do caquizeiro (português brasileiro) ou diospireiro (português europeu) (Diospyros kaki, L.f.), uma árvore da família Ebenaceae. O nome Diospyros tem origem no grego dióspuron que significa alimento de Zeus. É originário da China, sendo muito popular no Japão. Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior. Existem diversas variedades: A variedade vermelha, quando maduro, é muito doce e mole, precisa de muito cuidado no transporte para não amassar.

A variedade conhecida como caqui-chocolate é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate, é mais duro e resistente, e não é tão doce quanto o vermelho. Tem poucas calorias (cerca de 80 a cada 100 g), e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas.

É muito cultivada na região sul do Brasil e no estado de São Paulo, pois dá-se bem em climas amenos e frios (subtropical e temperado).

Greefa - equipamentos de seleção de frutas


Class. Corda Caqui - Barana

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...