segunda-feira, 30 de junho de 2008

Escola Julio Mesquita - Curso de Meio Ambiente



Projeto: JCnavegaSOL

Está em fase de revitalização e remanejamento de uma area com aproximadamente 2 mil m2, com possibilidade de ampliação para um total de 8 mil m2. Localização: Mairiporã - Condominio Grande Sertão, no alto da serra da Cantareira (870 m de alt.).

O destino no uso do local nos últimos 25 anos, históricamente para uso de lazer e recreação familiar. Seus antigos proprietários formaram jardins e pomares de maneira aleatória, gerando uma complexa vegetação, sem critérios no uso racional do solo, como conseqüência, assistimos permanente conflito de espécies e plantas para a obtenção de sua sobrevivência em relação a captação solar, a períodicidade de chuva em terreno com muita pedra pouca àgua subterranea e forte nível de aclive acidentado.

O projeto JCnavegaSOL tem o proposito de:

I - Tratar e enriquecer o solo com aplicação de adubo de origem orgânica / compostagem / minhocário;

II - Revitalizar o pomar, com diversas espécies já em produção, introduzindo novas espécies;

III - Implementar do Herbário, Cultivo comercial de Aniz e implementação de ervas medicinais;

IV - Implementar Fulgicultura (Champion Paris / Shitake);

V - Implementar horta de subsistência(sementeira e viveiro);

VI - Remanejar Jardim (espécies em profusão: Ortências / Azaléias), fomento do orquidário.

Todas as atividades, informações, aspectos visuais, estudos em relação as espécies alvo de pesquisa, estarão disponibilizados no blog: jcnavegasol.blogspot.com

Objetivo :

Prioritário - Equilíbrio na distribuição da area compativel as necessidades de cada tipo de vegetação em harmonia com areas de pratica recreativa sem conflito comtemplativo para efeito turístico.

Concientização e desenvolvimento no senso ecológico no manejo da vegetação que inclui espécies nativas da mata Atlântica.

Secundário - A região está dentro de Area de preservação ambiental com potencial turístico em desenvolvimento pelo circuito "Entre Serras e Àguas".

Público - Alvo: Grupos familiares e convidados, Equipes de estudos ambientais de ONG´s - Ocip´s, escolares e universitários em atividades complementares.

Participantes: Gestores - Julio Cesar / Solange Helena e voluntários.

Metodologia: aplicação e pratica do campo em datas e horários disponivel.

Avaliação: Em relação ao curso, pretendemos oferecer um vaso personalizado com alguns pés do 1ª cultivo comercial de Aniz.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...