segunda-feira, 30 de junho de 2008

Melão



Melão (Cucumis melo L.) é uma fruta provavelmente nativa do Oriente Médio.

Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semi-áridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar.

A abundância de água em seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada na forma de refrescos. Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.

Transformando qualquer momento em algo especial, os melões cultivados no Brasil são deliciosos e ideais para serem consumidos o dia inteiro.

Com frios, forma uma excelente combinação para entradas sofisticadas. “In natura” ou em sucos é ótimo repositor de energias, sendo indicado após exercícios físicos.

Em termos de frescor, o melão brasileiro é insuperável.

Cultivados no Nordeste do Brasil, muito próximo do Equador, os melões encontram excelentes condições climáticas para amadurecer o ano todo, com excelente aparência, homogeneidade e sabor.

O Brasil cultiva diferentes variedades de melões: Orange Flesh, Pele de Sapo, White Honeydew, certamente o mais comercializado, com sua casca amarela uniforme, polpa levemente verde e extremamente suculenta.

O melão brasileiro, independente da variedade, é perfeito para ser degustado no estado natural.

Para comê-lo:
- corte-o longitudinalmente,
- remova as sementes e as fibras que as conectam com a polpa,
- a seguir corte-o em segmentos ou cubos, removendo a casca,
- leve ao refrigerador e sirva gelado.

Os melões podem compor dezenas de pratos interessantes como saladas, sobremesas, sorvetes, cremes ou salada de frutas.

Fáceis de preparar, as sobremesas à base de melão trazem um sofisticado toque para todos os pratos.

O melão brasileiro é uma das frutas menos calóricas, mas possui vitaminas, sais minerais e outros componentes, como fibras e oligo-elementos.

Saúde. Sofisticação. Os melões tropicais do Brasil levam você a excelentes alternativas de sabor, aroma e prazer. Experimente.

Você pode encontrar nossos melões em seu país de agosto a maio, ou durante todo o ano no Brasil, onde estamos prontos para recebê-los com alegria.

Referências Nutricionais e Dietéticas:
O melão é uma fruta caracterizada como mediamente energética. Seu teor de açúcar é com efeito comparável a boa parte das frutas frescas (10 a 12%).

Os melões de polpa amarela podem ser uma excelente fonte de pró-vitamina A (caroteno). Como referência, cerca de 100 g de melão cobrem metade das nossas necessidades diárias.

O melão fornece igualmente uma quantidade apreciável de vitamina C, assim como muitos minerais, principalmente o potássio e suas fibras dietéticas.

Pode-se afirmar que os melões brasileiros favorecem o trato intestinal, devido ao seu alto teor de água, aliado à riqueza em potássio, que confere características diuréticas a esta fruta.

Consumir com freqüência os vários tipos de melão provenientes do Brasil representa consumir frutas saudáveis, nutritivas, plenas de sabor, aroma e prazer.

Recomendações e Sugestões
Melões do Brasil: um mundo de sabor e prazer

Como escolher
Na hora da compra, prefira os frutos com casca firme, cor característica, sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. O aroma da fruta deve estar suave e agradável.

Melão Cantaloupe
Frutos redondos com casca bege reticulado e polpa de cor alaranjada.
Escolha frutos que não apresentem evidências do talo. A casca deve apresentar o reticulado bem saliente.

Melão Amarelo (Valenciano)
Frutos arredondados, com casca enrugada, amarelo intenso, polpa suculenta, branca e levemente esverdeada. Quando maduro ao ser comprimido na extremidade, deve ceder levemente. A polpa não deve estar seca e as sementes se desprendem facilmente.

Galia
Frutos redondos, com casca dourado esverdeado, rendilhada de verde. Polpa branco esverdeada, suculenta e doce. Quando maduros, apresentam brilho, casca amarelo e aroma característico.

Pele de Sapo
Frutos alongados e ovais, com casca verde escuro e polpa branco esverdeado.

Orange Flesh
Frutos redondos, com casca lisa, esbranquiçada e polpa alaranjado. Quando maduros apresentam uma polpa suculenta com sabor delicado, sendo que a casca adquire uma sombra laranja pálida.

É importante conhecer algumas características para identificar melhor as variedades e escolher bem os frutos.

Para sua proteção, independentemente do tipo de melão, compre produtos devidamente etiquetados com selos de marca e indicações de origem, que permitam identificar o tipo de produto, sua origem, bem como os exportadores e importadores.

As etiquetas são um meio privilegiado de comunicação das propriedades e origem do produto com o consumidor.

Se comprar frutas pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade do produto.

Manuseie cuidadosamente qualquer tipo de melão, pois como qualquer fruta é sensível a choques.

Antes de consumir, lave a fruta em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.

Não assuma que as frutas pré-embaladas estão adequadas para o consumo imediato.

Esteja seguro de que as mesmas foram bem lavadas. Caso contrário lave novamente.

Como guardar e manter em boas condições
De uma maneira geral, frutos não maduros totalmente devem ser mantidos na temperatura ambiente e maduros, no refrigerador.

Os melões de longa vida ainda imaturos como o amarelo, orange flesh, pele de sapo, podem durar até uma semana se armazenados em fruteiras, em lugar fresco arejado, ao abrigo de raios solares e embrulhados em papel adequado. Após este período se não forem consumidos, devem ser mantidos na geladeira entre 7,2 e 10°C, por não mais de 7dias.

Os frutos maduros, se não forem consumidos no dia devem ser mantidos refrigerados nas condições indicadas acima.

Mantenha os cantaloupes não maduros na temperatura ambiente, embrulhados em folhas de papel, de preferência. Estando maduros, consuma imediatamente ou transfira para o refrigerador.

Os melões cantaloupes maduros se não consumidos imediatamente, devem ser armazenados sob refrigeração de 2 a 4°C, em um envoltório plástico de preferência, pois pode absorver facilmente os odores de outros alimentos próximos.

Os frutos devem ser consumidos em menos de uma semana para não perder seu alto valor nutritivo.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...