segunda-feira, 30 de junho de 2008

Caravana da Fruta



Caravana da Fruta irá percorrer 7 regiões de São Paulo

Nos últimos anos o crescimento da fruticultura nacional foi acompanhado pelo agravamento dos seus problemas estruturais. O setor produz anualmente cerca de 40 milhões de toneladas, mas convive com sistemas de comercialização inadequados
para o escoamento dessa produção. A CARAVANA DA FRUTA tem a intenção de reverter essa situação no país, possibilitando o intercâmbio de informações entre as
dificuldades do fruticultor e as exigências do mercado nacional e internacional.

A CARAVANA DA FRUTA é uma ação do Fruta Paulista, projeto de capacitação em Boas Práticas Agrícolas e marketing realizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas –
IBRAF, em parceria com o SEBRAE-SP e escritórios regionais de Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Campinas,Itapeva, Presidente Prudente e Sorocaba.

A CARAVANA DA FRUTA possui um programa dinâmico que visa a interação por meio de seminários locais, onde os participantes expõem seus problemas e debatem com os promotores do evento soluções cabíveis para sua região.

Dirigida a todos os segmentos direta ou indiretamente ligados à fruticultura, a CARAVANA DA FRUTA abre um canal de diálogo e troca de informações entre os
produtores, pois de uma região para outra os desníveis em relação à tecnologia e ao mercado são signifi cativos e esta falta de integração impede que os avanços já
existentes cheguem diretamente aos produtores.

A CARAVANA DA FRUTA está direcionada aos Fruticultores, Associações e Cooperativas de Produtores, Empresas de Pesquisa Agronômica, Universidades e Faculdades de Agronomia, Fornecedores de Produtos e Serviços, Órgãos Governamentais e Agentes
Financeiros.

Caravana visa levar informação e interação para pequenos produtores do Estado
Levar informação sobre produção, pós-colheita, cooperativismo, processamento, gestão da propriedade e comercialização a pequenos produtores de 7 regiões do Estado é o que pretende a Caravana da Fruta, que irá proporcionar a interação entre produtores, técnicos, acadêmicos e autoridades e inicia seu trajeto pela região de Sorocaba, na cidade de Pilar do Sul, nos dias 20 e 21 de junho.

Esta é uma ação do Fruta Paulista, projeto de capacitação em Boas Práticas Agrícolas e marketing realizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas - IBRAF, em parceria com o SEBRAE-SP e escritórios regionais de Araraquara, Araçatuba, Botucatu, Campinas, Itapeva, Presidente Prudente e Sorocaba.

Seu objetivo é proporcionar aos participantes as informações necessárias para estruturar a propriedade e a plantação, visando à produção utilizando as melhores técnicas para garantir um produto com qualidade superior.

A comercialização também será abordada com palestras instrutivas sobre o mercado nacional e internacional, pois apesar da grande produção do Brasil - cerca de 40 milhões de toneladas - os sistemas de comercialização são inadequados para o escoamento dessa produção.

Dirigida a todos os segmentos direta ou indiretamente ligados à fruticultura, a Caravana da Fruta irá atender as necessidades do produtor, pois segundo Eduardo Flud, gestor de projetos de agronegócio de Sorocaba,

“os temas das palestras foram sugeridos pelos próprios produtores de acordo com as necessidades do setor na região”. Maurício de Sá Ferraz, coordenador do projeto, ressalta que “a Caravana da Fruta abre um canal de diálogo e troca de informações entre os produtores, pois de uma região para outra os desníveis em relação à tecnologia e ao mercado são significativos e esta falta de integração impede que os avanços já existentes cheguem diretamente aos produtores”.

1ª Caravana

Serviço: Caravana da Fruta – Região Sorocaba
Data: 20 e 21 de junho das 9 às 18h00
Local: Centro Comunitário Estudantil José de Moraes
Rua Euzébio de Moraes Cunha, 297 – Centro – Pilar do Sul

O projeto Fruta Paulista, lançado no início deste ano, foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com Sebrae-SP com o objetivo de promover a qualidade e abrir novas frentes de comercialização da fruta paulista no mercado interno e externo, beneficiando diretamente 400 produtores rurais das regiões de Araraquara, Araçatuba, Botucatu, Campinas, Itapeva, Sorocaba e Presidente Prudente.

As frutas pré-selecionadas foram uva, caqui, limão tahiti, manga, abacaxi, figo, acerola, goiaba e frutas de caroço, em um segmento que, além de ser baseado na agricultura familiar, é forte gerador de empregos e fator de fixação do homem no campo.

"Este projeto pretende resgatar a visibilidade de São Paulo como potencial supridor de frutas e irá permitir que além dos produtores e regiões contempladas no projeto, municípios vizinhos e produtores de outras regiões sejam beneficiados indiretamente com a multiplicação da informação e com a adoção de boas práticas agrícolas em suas propriedades” afirma Ferraz.

O projeto terá três grandes frentes de atuação: aumento da competitividade da fruta por meio da melhoria da qualidade na produção; realização de ações de divulgação no mercados interno; e abertura de mercados externos.

As ações de marketing internacional e acesso a mercados também contam com o apoio da APEX-Brasil - Agência de Promoção das Exportações e Investimentos.

São Paulo foi escolhido devido a sua grande representatividade na produção nacional.

O estado é responsável por 47% da produção de frutas no Brasil e por 60% do consumo interno, além de apresentar um nível de exigências mercadológicas compatíveis às do mercado internacional.

2ª Caravana - Araçatuba recebe Caravana da Fruta

Produtores de abacaxi da cidade de Guaraçaí terão acesso a ciclo de palestras da Caravana

Cinqüenta produtores rurais e convidados da região de Araçatuba, em São Paulo, recebem nos dias 31 de julho e 1 de agosto a Caravana da Fruta no município de Guaruaçaí, que irá levar técnicos, pesquisadores e consultores para informar e capacitar os produtores em manejo, sistemas de irrigação, adequação da propriedade para exportação, padronização do produto, fitossanidade e agroindustrialização.

Segundo Shoji Korin, presidente da Associação de Produtores de Abacaxi do Município de Guaraçaí - APAMG, “a Caravana da Fruta trará tecnologia para o produtor, pois neste mundo que vivemos sem conhecimento ficamos fora do mercado, por isso o produtor tem que conhecer as novas tecnologias".

Para Roderic Ken Miyoshi, analista do escritório regional do SEBRAE-SP em Araçatuba, "a Caravana da Fruta atende as necessidades do grupo de abacaxi, já que foram eles que solicitaram os temas que serão abordados, e fortalece ainda mais o relacionamento do Sebrae com seus parceiros - produtores, associados, entidades, etc”.

Guaraçaí é o maior produtor de abacaxi Havaí ou Smouth Cayene em São Paulo, respondendo por 82,7% da produção do estado, com uma colheita anual de 80 mil toneladas em 3,5 mil hectares dedicados ao cultivo.

Metade da população da cidade de cerca de 10 mil habitantes está envolvida direta ou indiretamente nos elos dessa cadeia produtiva. Maurício de Sá Ferraz, coordenador do Projeto Fruta Paulista pelo IBRAF, “o abacaxi é uma fruta de grande importância para a região de Araçatuba e os produtores dessas frutas estão organizados em uma Associação bem definida, o que facilita a adoção de novas práticas bem como a participação nas atividades do projeto”.

O projeto Fruta Paulista na região de Araçatuba tem o objetivo de promover o desenvolvimento das Cadeias Produtivas de Abacaxi por meio da capacitação dos produtores e técnicos da região, em Boas Práticas Agrícolas com foco na certificação, incentivando a comercialização através do enquadramento nas exigências dos mercados interno e externo, finalizando com ações de marketi

3ª Caravana da Fruta à Araraquara

Produtores rurais da região de Araraquara no Estado de São Paulo terão a oportunidade de aprender e debater assuntos sobre limão, manga e goiaba.

Nos dias 30 e 31 de agosto acontece em Araraquara - São Paulo, a Caravana da Fruta, ação de capacitação por meio de seminários técnicos e debates.

O Instituto Brasileiro de Frutas - IBRAF e o Sebrae-SP reunirão cerca de oitenta produtores rurais e uma associação de produtores de limão Tahiti, manga e goiaba para transmitirem informações necessárias que auxilie na estruturação da propriedade, com temas que envolvem irrigação, poda, fertilização do solo, agroindustrialização, mercado interno e externo, associativismo e cooperativismo.

O projeto visa aperfeiçoar as técnicas das cadeias produtivas da região para melhor atender aos mercados interno e externo.

A Caravana da Fruta promove a interação através de seminários no qual os participantes expõem seus problemas e debatem com os promotores do evento as melhores soluções para sua região. Os assuntos dos seminários são propostos pelos próprios produtores da região, que vêem nestes temas entraves para os principais problemas da região.

Para o gerente comercial da Cooperativa dos Agropecuários Solidários de Itápolis - Coagrosol, Reginaldo Vicentin, “esse projeto é uma forma de atualizar os produtores rurais sobre os acontecimentos do mercado, adequando todas as exigências da União Européia”. O gerente administrativo, Vagner Virgilio Pinto de Camargo Junior, da Cooperativa dos Fruticultores de Cândido Rodrigues – Cofrucar, também acredita que “o evento é uma troca de experiências e conhecimentos entre os próprios produtores”.

Além disso, “todos terão a oportunidade de aprimorar seus trabalhos, se desenvolvendo cada vez mais”, acrescenta a gerente administrativa da Associação de Produtores Rurais de Taquaritinga - Aprotag, Silvia Elena de Lima Rossi.

A Caravana da Fruta terá grande importância para a região de Araraquara, já que esta é uma das grandes regiões produtoras de frutas do Estado de São Paulo sendo a segunda maior produtora de limão Tahiti com de 4.300 ha. Produz também 1.400 ha de manga e 395 ha de goiabas.

O Estado de São Paulo é o segundo maior produtor de goiaba do Brasil, com uma área plantada de 5.213 ha, totalizando 102 mil toneladas.

4ª Caravana da Fruta à Valinhos, na região do Circuito das Frutas Paulista, nos dias 19 e 20 de setembro.

Assuntos como manejo, cooperativismo, gestão da propriedade rural, tendências de mercado, agroquímicos e logística serão apresentados aos produtores de Valinhos, já que vêem nestes temas entraves para os principais problemas da região.

Marcos Mange, gestor de projeto do Sebrae-SP na região Sudeste Paulista – base Campinas, destaca que “a Caravana da Fruta cumpre as expectativas dos próprios produtores, já que os assuntos são propostos por eles mesmos, além disso, a ação ajuda a melhorar a região do Circuito das Frutas”.

O presidente da Associação Agrícola de Valinhos, Pedro Sidnei Pellegrini, também acredita que “a Caravana da Fruta é muito importante, pois os produtores têm que ficar informados para melhor atender ao mercado”.

Segundo a gerente executiva do IBRAF, Valeska Oliveira, “o evento é de grande importância, pois possibilitará um melhor conhecimento do mercado e de tecnologias para a goiaba e figo da região”.

A região de Campinas se destaca como maior produtor de figo do Estado de São Paulo com uma produção superior a 8 mil toneladas o que representa 89,3% da produção do Estado. A produção de goiaba também merece destaque, com 15% da produção do Estado, com volume de 15 mil toneladas.

Serviço:
Caravana da Fruta em Campinas
Data: 19 e 20 de setembro
Solenidade de abertura: 19 de Setembro às 9:00
Palestras: 19 de setembro, das 10:20 às 18:00 e 20 de setembro, das 08:30 às 18:00
Local: Hotel Fonte Santa Tereza Rua 12 de Outubro, 652 Vila Santana Valinhos SP

5ª Junqueirópolis sediou Ciclo de Palestras do Projeto Caravana da Fruta

Junqueirópolis recebeu esta semana a Caravana da Fruta. O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro na Divisão Municipal de Ensino e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, ACE - Associação Comercial e Empresarial, AAJ - Associação Agrícola de Junqueirópolis e AFOP - Associação de Fruticultores do Oeste Paulista.

A comercialização também é abordada com palestras instrutivas sobre o mercado nacional e internacional, pois apesar da grande produção do Brasil, cerca de 40 milhões de toneladas, os sistemas de comercialização são inadequados para o escoamento dessa produção.

Dirigida a todos os segmentos direta ou indiretamente ligados à fruticultura, a Caravana da Fruta irá atender as necessidades do produtor. Maurício de Sá Ferraz, coordenador do projeto, ressalta que “a Caravana da Fruta abre um canal de diálogo e troca de informações entre os produtores, pois de uma região para outra os desníveis em relação à tecnologia e ao mercado são significativos e esta falta de integração impede que os avanços já existentes cheguem diretamente aos produtores”.

Com o objetivo de levar informação sobre manejo das culturas, pós-colheita, cooperativismo, refrigeração, mercado internacional, logística e tendências comerciais a pequenos produtores de fruta de 7 regiões do Estado, nosso município foi escolhido para representar a região de Presidente Prudente.

Participaram das palestras 20 produtores de manga da região de Presidente Prudente e 70 produtores de acerola de nosso município que estão cadastrados no Programa Boas Práticas Agrícolas do SEBRAE.

A solenidade de abertura do evento aconteceu dia 26 de setembro e contou com a presença do Prefeito Osmar Pinatto, Presidente da Câmara Paulo Dias Fuzinato, Diretor da Cati Regional – Dracena Luiz Alberto Pelozo, Representante da AFOP - Associação de fruticultores do Oeste Paulista Laércio Eimore, a Gestora do Projeto Fruta Paulista – SEBRAE Fabíola Néias, o Coordenador do Projeto Fruta Paulista – IBRAF Maurício de Sá Ferraz e Representante do SEBRAE – SP José Carlos Gomes dos Reis.

O presidente da Associação Agrícola e Diretor da Agricultura Osvaldo Dias comenta que nesses dois dias de curso os produtores assistiram a palestras técnicas de controle de pragas e doenças, possíveis variedades a serem pesquisadas e implantadas na nossa região e ao potencial de comercialização da fruticultura no mercado interno e externo. Dias, comentou também sobre o Mercado Justo, a qual a Associação Agrícola de Junqueirópolis – AAJ, se inscreveu pedindo filiação na ONG – FLO na Alemanha, que atua em 20 países na Europa, Ásia e EUA. Esta entidade faz custo de produção com ganho real e consegue exportar o produto por um preço que garante uma renda digna ao produtor.

Para conseguir a filiação, a cooperativa ou associação deve se adequar a algumas normas, tais como produzir produtos de boa qualidade respeitando o meio ambiente, não tendo mão de obra infantil e garantir boa remuneração aos funcionários.

Se a AAJ conseguir filiação, além de conseguir exportar nossa acerola e demais frutas, o produtor terá uma renda digna e também o município será beneficiado, através de recursos enviados pela ONG para investimentos na área social.

“É motivo de orgulho para nós junqueiropolenses poder sediar este ciclo de palestras da Caravana da Fruta, aqui em Junqueirópolis representando a região de Presidente Prudente, sabemos que este é um projeto muito importante para os fruticultores de todo o estado, e com certeza estas palestras vieram ajudar os produtores e a Associação”. Finaliza Osvaldo.

Mais Informações:
Luciana Pacheco
Assessoria de Comunicação
Instituto Brasileiro de Frutas
Tel./Fax: 55 11 3223-8766
luciana@ibraf.org.br
www.ibraf.org.br / www.brazilianfruit.org.br

Resumo: 400 produtores rurais

1ª Sorocaba (Cid. Pilar do Sol) - Foco: Uva, Caqui, Limão Tahiti, Manga, Abacaxi, Figo, Acerola, Goiaba (Frutas de caroço)
Sebrae: Sorocaba

2ª Araçatuba (Cid. Guaraçai) 50 produtores
Abacaxi
Sebrae: Itapeva

3ª Araraquara (Cid. Taquaritingua) 120 produtores
Limão, Manga e Goiaba
Sebrae: Araraquara

4ª Valinhos
Figo e Goiaba
Sebrae: Campinas

5ª Presidente Prudente (Cid. Junqueirópolis) 20 de manga + 70 produtores de acerola
Sebrae: Presid. Prudente


Sebrae: Botucatu


Sebrae: Araçatuba

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...