quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aloe Vera (babosa) - Imperatriz das ervas

Como se prepara suco de aloe vera caseiro?

Descasque as folhas da planta. A pelicula de verniz que cobre a folha Contem acidos. Corte em pedaços. Triture no liquificador. Coe o batido. "adocique" com mel natural, certificado, pois o mel produzido por vias alternativas contem antibioticos.

Aloe Vera ou Babosa: Fortalece o Sistema Imunológico e Desintoxica o Organismo

Inicialmente, gostaríamos de fazer algumas colocações: a Babosa não é um medicamento e não deve ser usada como tal. Ela é um poderoso suplemento nutricional que auxilia a fortalecer o sistema imunológico, além de atuar na desintoxicação do organismo. A maioria de nós já ouviu falar dos benefícios imediatos da Aloe quando aplicado em queimaduras ou cortes, mas poucos sabem que esta planta pode ser ingerida para resolver problemas internos. Esta planta é rica em vitaminas, sais minerais, aminoácidos, enzimas, mono e polissacarídeos, além de outras substâncias nutritivas.

Recomendo, também, que você adquira um livro muito interessante a respeito da Aloe vera e de suas propriedades, chamado "Os Capilares - Aloe - A Imperatriz das Plantas Medicinais" do Autor: Michael Peuser .

Há mais de 29 anos que a Forever Living Products se tem dedicado a encontrar na natureza as melhores fontes para a saúde e beleza e vem compartilhando essas fontes com o mundo. Fundada em 1978, a FOREVER reescreveu o livro como pôr os melhores recursos da natureza a trabalhar especialmente para a sua saúde e beleza. A nossa linha completa de sumos de aloe vera, cuidados com a pele e cosméticos, trazem as maravilhosas propriedades do aloe vera a todo o corpo. Acrescente-se toda uma linha de nutrientes e suplementos alimentares e produtos extraídos da colmeia de abelhas, e tem assim um pacote completo para conseguir melhor saúde e beleza.

Hoje a FOREVER é uma companhia com uma faturação de mais de 2 milhões de dólares e está presente em mais de 120 países, sendo a empresa que possui maiores plantações, maiores produções e maior distribuição de Aloe Vera no mundo. Dos seus escritórios internacionais localizados em Scottsdale, no Arizona, Rex Maughan, Fundador, Presidente e CEO, dirige as operações em todo o mundo. Mais de 8,5 milhões de distribuidores beneficiam do suporte, ferramentas e formação necessários para viverem mais saudáveis e terem uma vida de grande bem-estar material.

A história da Forever Living Products começa com um homem e um sonho ambicioso. Durante vários anos, Rex Maughan procurou criar um negócio que trouxesse conjuntamente os dois maiores objetivos da sua vida: uma melhor saúde e liberdade financeira. Em 1978 encontrou o que procurava e convidou 43 pessoas para participarem na primeira reunião da Forever Living Products em Tempe, no Arizona. A partir deste acontecimento singular uma jornada foi iniciada, que viria a conseguir negócios de sucesso inimagináveis. O que Rex e estes primeiros distribuidores da FLP cedo verificaram era que muitas outras pessoas procuravam as mesmas coisas para as suas vidas.

As pessoas estavam cansadas de ouvir sempre as mesmas indicações sobre como obter melhor saúde. Procuravam novas alternativas naturais para melhorar a sua saúde. E para muitos, melhorar a sua saúde foi apenas o começo. O que descobriram foi uma oportunidade que lhes deu maior controlo em como administrar o seu tempo e como conseguir um bom rendimento. A Forever Living Products cresceu rapidamente, do sonho de um homem para um sonho de milhões. A qualidade dos produtos e a simplicidade do plano de negócios demonstram que, quem quiser, pode melhorar a sua qualidade de vida. Alguns começaram como consumidores em busca de melhores produtos para sua saúde. E passaram de clientes satisfeitos a distribuidores FLP. Outros viram imediatamente o grande potencial de negócio e começaram imediatamente a construir uma organização de sucesso. Quaisquer que tenham sido os motivos que os levaram a envolver-se os resultados foram os mesmos. O seu sucesso aumentou e ajudaram outros a ficarem mais saudáveis e ricos.

Há séculos, civilizações por toda a parte utilizaram o aloe vera pelos seus efeitos benéficos na saúde. O aloe vera é composto por 75 nutrientes e 200 outras substâncias, nomeadamente 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas.

A mais poderosa sob o ponto de vista nutricional, dentre todas as espécies conhecidas, é a Aloe Barbadensis Miller - a única variedade que cultivamos e usamos nos nossos produtos. O nosso processo de estabilização natural e patenteado permite que o nosso aloés chegue aos consumidores no seu estado natural. Fomos a primeira companhia a receber o selo de Aprovação do prestigiado International Aloe Science Council pela sua consistência e pureza. Há séculos que o aloe vera é utilizado por muitas e diferentes civilizações gregas da Grécia antiga, romanos, babilónios, indianos e chineses. Todos usaram o aloés como planta medicinal. Através dos tempos, o aloe vera tem tido várias denominações: médico do vaso, varinha de condão, planta miraculosa, bênção do céu e planta da vida.

Os botânicos identificaram pelo menos 200 a 300 espécies diferentes de plantas de aloés. De todas elas, apenas cinco demonstraram ter propriedades terapêuticas significativas: o aloe barbandesis miller, o aloe perryi baker, o aloe ferox, o aloe arborescens e o aloe saponaria. O aloe barbadensis miller é o mais utilizado e mais potente. Oriunda de África, actualmente esta planta cresce por todo o mundo, mais concretamente em climas quentes e secos. As estruturas da maioria das plantas de aloés são semelhantes. Os aloés alcançam a sua fase de maturação quando as folhas começam a espigar, num prazo aproximado de quatro anos. Destes rebentos de formas esguias e finas, que surgem no centro e no topo da planta, começam a despontar uns espinhos macios que desabrocham em flor. A planta de aloe barbandesis miller tem uma duração de vida de cerca de 12 anos. De acordo com o Dr. Peter Atherton no seu livro, “The Essential Aloe Vera”, “A estrutura da folha dos aloés mostra a casca (revestimento) exterior com cerca de 15 camadas de células. A dureza da casca deve-se à presença de grandes quantidades de cálcio e magnésio… Debaixo da casca estão conjuntos vasculares ou tubos de xileno e foemo. O xileno transporta os materiais sintetizados até às raízes e outras partes da folha.”

Estudos mostram que a folha de aloe vera contém 75 componentes nutricionais. Estes possuem uma variedade abrangente de benefícios para a saúde e estão divididos nas seguintes categorias:

• Lignina – esta substância celulosa está presente no gel de aloés. Não tem efeitos medicinais conhecidos com excepção da propriedade de penetrar na pele humana facilitando assim a absorção de outras substâncias por esta.
• Saponinas – Estas substâncias formam camadas de espuma quando misturadas com água. Tem propriedades anti-sépticas, de limpeza e anti-bacterianas e são muito utilizadas em detergentes, champôs e cosmética.
• Antraquinonas – Existem 12 antraquinonas no gel de aloés: aloína, isobarbaloína, antraceno, emodina, ester do acido cinâmico, ácido crisofânico, barbolina, antranol, ácido aloético, aloe emodina, óleo etéreo e resistanol. Estas actuam como analgésicos, laxantes naturais e contêm potentes propriedades anti-bacterianas, anti-fúngicas e virucidas.
• Minerais – O aloe vera contém os seguintes minerais:
- Cálcio (essencial para a boa estrutura óssea e densidade dos dentes)
- Manganés (um composto de enzimas, necessário à activação de outras enzimas)
- Sódio (assegura que os fluidos do organismo não se tornem demasiado ácidos ou muito alcalinos.
- Cobre (assegura que o ferro funcione como transportador de oxigénio até aos glóbulos vermelhos)
- Magnésio (usado pelos nervos e membranas dos músculos para ajudar a conduzir os impulsos eléctricos)
- Potássio (regula os níveis de acidez e alcalinidade dos fluidos do organismo)
- Zinco (contribui para o metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e gorduras)
- Crómio (necessário para o funcionamento apropriado da insulina que por sua vez controla os níveis de açúcar no sangue)
- Ferro (controla o transporte de oxigénio à volta do organismo através dos glóbulos vermelhos)
• Vitaminas – O aloe vera contém muitas vitaminas:
- Vitaminas A, C e E (antioxidantes cruciais para combater os radicais livres perigosos no organismo)
- Vitamina B e colina (responsáveis pela produção de energia, metabolização dos aminoácidos e desenvolvimento da massa muscular)
- Vitamina B12 (responsável pela produção dos glóbulos vermelhos)
- Ácido fólico (ajuda a desenvolver as novas células sanguíneas)
• Aminoácidos – Estes são os blocos de construção das proteínas que processam e reparam o tecido muscular. O organismo humano necessita de 22 aminoácidos, 8 dos quais são os aminoácidos essenciais que o organismo não consegue produzir. O aloe vera fornece 20 dos 22 aminoácidos requisitados pelo organismo e fornece 7 dos 8 essenciais.
• Enzimas – Algumas das mais importantes enzimas no aloe vera são: peroxidase, aliase, catalase, lipase, celulase, carboxipeptidase, amilase, fosfatase alcalina. As enzimas ajudam a fragmentar os alimentos e auxiliam na digestão. Algumas enzimas ajudam a dissolver a gordura enquanto outras dissolvem os amidos e os açúcares.
• Açúcares – O aloe vera contém monossacáridos como a glucose e a frutose, assim como, polissacáridos. Estes são os açúcares mais importantes e benéficos ao organismo humano. Ajudam na correcta digestão, regulam os níveis de colesterol, melhoram o funcionamento das funções do fígado e promovem a remineralização dos ossos.
• Esteróides vegetais – São importantes agentes anti-inflamatórios. Os que compõem o aloe vera são: colesterol, sitosterol, campesterol e lupeol. Estes esteróides contêm propriedades anti-sépticas e analgésicas de modo semelhante às da aspirina.

O aloe vera contém aproximadamente 99% de água, sendo que todos os compostos bioquímicos estão em 1% da planta. Embora pareça uma percentagem muito pequena, contém muitos ingredientes e estão comprovados os seus benefícios. O Dr. Atherton afirma que os benefícios estão assegurados pela sinergia criada pela interacção dos nutrientes. Ele escreve que a sinergia é definida como: “o trabalho em conjunto de uma ou mais substâncias, músculos, etc., para produzir um efeito maior do que a soma dos efeitos individuais.”

O aloe vera tem a capacidade de fornecer nutrientes essenciais, eliminar bactérias, vírus, fungos e inflamações. O Dr. Atherton afirma que “os tecidos que morrem são rapidamente renovados, como o interior dos órgãos que se renova automaticamente a cada quatro dias e o da pele que se renova a cada 21 a 28 dias sensivelmente, sendo por isso necessário suplementos com elementos reconstrutores para produzir células eficientes e saudáveis.” Uma dieta alimentar adequada complementada com aloe vera é uma forma eficaz de obter estes nutrientes essenciais.

O aloe vera pode também ajudar a reduzir as inflamações dos tecidos danificados. A inflamação ocorre nos tecidos saudáveis quando o sangue começa a coagular à volta do tecido danificado.

O aloe vera é um anti-inflamatório natural muito mais delicado para o tecido humano.

Os benefícios do aloe vera têm sido testados ao longo da história. E nos últimos anos, os vários benefícios medicinais do aloe vera que vinham a ser proclamados foram provados por estudos científicos. Talvez quanto mais os cientistas e botânicos estudarem os benefícios do aloe vera, mais avanços serão feitos no sentido de melhorar a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Texto baseado em Atherton, P (1997). The Essential Aloe Vera. Newport Pagnell: Mill Enterprises.

Nenhum comentário:

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...